Como acender uma churrasqueira

Publicado em 5/04/2007 por Pedro Villalobos

Como acender uma churrasqueira

Bem, estou indo viajar hoje e nada melhor que um ::jcc(“382711&catid=604″, “churrasco”):: para relaxar. Porém, eu SEMPRE tenho um problema, acender a ::jcc(“227558&catid=606″, “churrasqueira”)::. Eu sempre acendo sem nenhum grande problema, há não ser as pessoas ao redor opinando. Por isso, achei uma boa ensinar algumas técnicas simples e eficientes para esse feriado.

A primeira dica importante é nunca usar produtos tóxicos, tais como gasolina, querosene, óleo diesel, ou qualquer coisa do tipo no carvão. Além do cheiro horrível, isso contamina a ::jcc(“334046&catid=18″, “carne”)::.

O carvão precisa ser preparado de forma que sua quantidade seja um pouco maior que a da ::jcc(“470721&catid=30″, “grelha”):: ou ::jcc(“329495&catid=604″, “espetos”)::, além de uma boa altura (5cm em geral são suficientes).

Para acender, você pode usar estes ::jcc(“304845&catid=604″, “saches de álcool em gel”):: que acompanham quase todos os carvões, ou jogar um pão francês embebido em álcool e em seguida jogar um palito de fósforo. Também é possível acender usando jornal enrolado entre o carvão, mas este método é mais complicado e você precisa ficar abanando por um bom tempo assim que o carvão acender.

Espere a ::jcc(“6936&catid=606″, “churrasqueira”):: esquentar antes de colocar a carne, ou você terá uma carne queimada por fora e crua por dentro.

E acima de tudo, aproveite, nada como um feriado com ::jcc(“254564&catid=1178″, “sol”):: e amigos.

Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

  • Raulzito

    faltou falar da lata cortada ao meio, com alcool e sal grosso, que funciona bem também.
    Mas eu prefiro o método de espalhar alcool e ver a bola de fogo surgindo!hehehehe

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    essa do sal grosso eu não conhecia não… boa =)

  • Patricia

    O alcool comum comprado em supermercados não acende mais nada.Depois de tantos e vários acidentes,eles modificaram a composição e o alcool só serve prá limpar fórmica !Agora uso alcool de cereais que pega fogo só de olhar.E prá ” abanar” aprendi em Marataízes : secador de cabelo.Pode ? :)

  • carvalho

    [REMOVIDO]
    não use palavras de baixo nível

  • Sergio

    nunca uso alcool ou qualquer outra coisa… amasso o jornal depois enrolo ele em uma tira e faço entao um arco. Faço dois arcos e formo uma montanha de carvao em volta… coloco um pouco de jornal amassado no meio do arco para ajudar na queima do jornal. Acendo e vou embora… quando volto depois de uns cinco minutos a brasa ta ali acesa e so espalho o carvao melhor e pronto. Não ha necessidade de ficar abanando.

  • Sueli

    eu estava da 12:00 as 13:00 tentando acender uma churrasqueira,quando então lembrei de pedir a minha filha que pesquisasse no GOOGLE e encontrei o seu site,porém as dicas que vc deu nó sestavamos fazendo mais com alcóol liquido acho que isto encharcou o carvão.Valeu pelas dicas um bom domingo pra vc

  • irivaldo

    A maneira mais pratica que existe, é pegar um pedaço de +-uns 30 cm de papel higienico e fazer um canudo do tipo copínho de sorvete, e depois encher de óleo de cozinha e colocar d pé e colocar os carvão em volta dele e acender o canudo de papel.É pratico, e rápido.

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Boa dicà, valeu Irivaldo

  • bruno

    o metodo do copinho de oleo e o melhor que ja tentei ate hoje… esses outros metodos voce demorar mais pra criar a brasa mais tbm funciona basta agora a pessoa escolher um e ver qual melhor lhe atende… vlw ai abraços

  • Diego

    Minha dica:

    asso carne assim a 20 anos…

    material: de 5 a 10 folhas de jornal
    1 garrafa de vidro

    primeiro, eu enrolo o jornal como se fosse fazer um cigarro de palha, no sentido transversal, para aumentar o canudo.

    Depois enrolo ele na volta da garrafa, e amarro no outro lado. Repito com os outros canudos.

    Coloco a garrafa na churrasqueira e ponho o carvão nas laterais dela, depois tiro a garrafa. formando um buraco de papel, onde ponho fogo.

    depois de 5 minutos, já temos um bom braseiro, dependendo da quantidade de papel que usar.

    Bom churrasco!

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Esse método é ótimo mesmo. Uso ele com frequencia também ;)

  • Rogerio

    eu coloco 1/2 litro de gasolina e acendo olhaa bicho é rapidinho

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Nossa, gasolina deve deixar um gosto horrivel na carne…

  • celso ricardo

    ola , a minha dica pra ascender a churrasqueira e a do apressadinho, eu sempre uso alcool e pao , faço a piramide em cima ascendo e deixo por uns minutos , meu segredo e o secador de cabelo de minha esposa, aquilo sim e o bicho, e dois minutinhos e ta tudo em brasa, nao tem nada melhor e mais rapido experimentem, bom churrasco

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Celso, realmente o secado ajuda bastante. Hoje em dia não vejo com frequencia, mas existia um aparelho manual que você girava e gerava um vento de alta velocidade que era ótimo

  • Diego

    Atenção:
    Nunca usem gasolina, diesel ou querosene, estes oleos minerais são extremamente cancerígenos. Em ultimo caso use alcool. A carne ficará contaminada!!!

  • Mauricio

    Queria entender porque geralmente acontece isso: Ascendemos a churrasqueira e as brasas ficam escondidas numa camada branca de pó de carvão. As carnes são assadas com um pouco mais de lentidão por conta disso. Como evitar isso?

    Aprendi que há dezenas de maneiras de acender uma churrasqueira e que cada um tem a sua técnica, porém, eu me adaptei em colocar óleo de cozinha virgem ou usada numa lata de refrigerante cortada ao meio, quase encho o que sobrou da lata com esse óleo. Chega num ponto que o óleo ferve e pega fogo (saindo pequenas labaredas).

  • Roberto

    Mais algumas contribuições:
    1. A lata de refrigerante ou cerveja cortada ao meio com óleo de fritura usado, porém não costumo encher a lata e sim colocar uns 2 dedos de óleo e um pavio, que pode ser meia folha de jornal enrolada e colocada em pé dentro da lata. Ao acender a ponta do rolinho de jornal, ele queima até um certo ponto e começa a “puxar” o óleo prá cima, aumentando a chama.
    2. A mesma lata com óleo, trocando o pavio de jornal por uma pinha (aquela do pinheiro do Paraná) bem seca. Se a pinha está bem seca, pode ser usada também sem nenhum outro combustível, já que contém um óleo natural.
    3. O Celso falou no secador de cabelo. Já acendi uma vez com soprador térmico (serigráfico) de 500 watts, sem nenhum outro combustível. 10 minutos de ar a 300 graus sobre um pedaço grande de carvão e o mesmo já começa a ficar incandescente.
    Ah, e se alguma carne veio com excesso de gordura, estas sobras podem complementar o óleo também.
    Bom apetite a todos!

  • Erasmo Bertolino

    Ainda bem que hoje tem no mercado um acendedor super efeciente, não tem nada igual o nome é Acende Rapido, alem de pratico é super seguro, feito com materiais não toxico, tem uma chama de mais de 20 cm e mantem esta chama por mais de 10 minutos, tem um alto poder de fulgor ou seja emissão de calor, não tem carvão, lenha e outars coisas que aguenta a combustão deste produto.
    Larga mão de alcool, só provoca acidentes, use Acende Rapido, vc encontra em supermercados e outros tipos de comercio.
    Erasmo

  • Mauricio

    Pessoal, outro dia eu tive uma experiencia ruim usando lata, ela começou a soltar um cheiro horrível porque a tinta dela começou a queimar. Desde então passei a usar o próprio papel do carvão formando-o como um copo na mão e jogando um pouco de óleo de cozinha nele para umidecê-lo um pouco apenas. Faço um “vulcão” com o carvão, boto o copo de papel úmido no meio e cubro o papel com o próprio carvão. Depois que acendo o papel, funciona como o exemplo do amigo anterior que compra o Acendedor rápido no mercado. É uma maravilha também. É uma outra dica boa para quem apanha para acender uma churrasqueira. Ah, detalhe final, eu nem preciso abanar. Só abano se preciso de brasa com rapidez. Mas geralmente acendo 11:40 e começo a assar por volta das 12:10. Com 4kg de carvão dá pra assar durante 3 horas pelo menos.
    Abraço a todos

  • Antonio R M Jr

    Bom pessoal.

    O jeito mais prático mesmo é pegar o jornal e uma garrafa.

    Faça canudo com o jornal e coloque como argolas na garrafa.

    Envolva o carvão ao lado da garrafa com as argolas de jornal.

    Tire a garrafa, a estrutura ficará parecida com a de um “vulcão”.

    Jogue um pedaço de pão com alcool nesse buraco e pronto.

    É rapidinho.

    Um alerta o óleo de cozinha faz mta fumaça!

    Um Abraço a todos.

  • marcelo alves

    o alcool acende mas tem que ser 92gl,tomem cuidado que labareda é grande,um abç bom churras.

  • Paulo

    O melhor método eh o uso de óleo de cozinha, para os ignorantes q falam q faz fumaça, é o jeito mais seguro de se acender uma churrasqueira, pois álcool evapora muito rápido, podendo causar uma explosão ao acender o fogo, devido ao álcool q foi evaporado, e o churrasqueiro pode acabar se queimando gravemente.
    A dica eh: Molhar bem o carvao com óleo de cozinha e esperar um tempo para ‘pegar’ bem no carvao e depois acender o fogo, não dando muita fumaça e sem maiores perigos de queimaduras.

    Bom churrasco!

  • ALESANDRO

    A MANEIRA + FACIL DE ACENDER 1 CHURRASQUEIRA E UMEDECER 1 PEDAÇO DE PÃO C/ ALCOOL E POR EMBAIXO DOS CARVÕES + FINOS E ABANAR COM 1 TAMPA DE PANELA..

  • Hendrick

    o negocio mesmo é jogar alcool combustivel
    nao tem lenha q resista
    nem sombranchelhas, cilios, cabelos, barba, bigode
    huauhauhauhau

  • Christiano

    Coloco sempre um pedaço de guardanapo e óleo de cozinha, não tem erro…

  • Luiz

    Pastilha de álcool sólido Lumix, da pra acender um pacote de carvão em minutos, muito rápido mesmo, depois que testei a primeira vez não parei mais, muito bom mesmo. é só acender e esperar uns minutinhos pra espalhar a brasa. Tem em todos os supermercados. Abraço a todos

  • Ricardo Morandi

    Olá pessoal!!!
    depois que eu passei a utilizar o produto chamado ACENDE RÁPIDO eu não quero saber mais de outra coisa… Como o nome já diz é rápido, seguro, não tem cheiro e eu não tenho que ficar fazendo malabarismos, apenas acendo o produto envolto pelo carvão e vou preparar a carne.
    Afinal, fazer churrasco é um ato de prazer e não de trabalheira.

  • Valdemir

    Bom pessoal sempri economiso Energia e alimentos
    Faço mesmo e com Oleo usado de frituras e papel higiene virgem.
    1 mt de papel feito uma concha e adciono um pouco de Oleo, air basta tocar fogo e esperar um poquinho.
    Dicas- sempri garde Oleo de frituras.

  • alecio natal da silva

    o melhor jeito acender uma churrasqueira pegar um pela porco a gaz acender a churrasqueira 1 minuto só ok é o mais seguro opinião de faz churrasco a mais de 50 anos

  • Rodrigo

    Eu sempre acendo usando o método do pão francês, mas assim que começa a pegar fogo eu coloco um pedaço, pode ser pequeno, da gordura da carne. Ela faz com que o fogo pegue mais rápido.

  • TEIXEIRA

    Pega-se uns 30cm de papel higienico, enrole em volta da sua mão aberta. Tire o papel da sua mão depois de enrolado e faça um copinho de papel.
    Coloque no centro da churrasqueira e varios pedaços de carvão em volta,coloque óleo de cozinha novo dentro do copinho e coloque fogo nas bordas do papel. Assim que pegar fogo no papel faça uma piramide com carvão que em 5 minutos estará um braseiro pronto.
    Bom churrasco !!!

  • leite

    O melhor metódo de acender uma churrasqueira é com o acededor rápido,jornal enrrolado na garrafa efeito vulcão.ou álcool gél,mas não o de limpeza.depois de aceso o carvão espalhe o mesmo e para que a brasa fique uniforme.

  • André

    A maneira mais fácil é colocar um pouco de açúcar em uma lata com um pouco de álcool.
    O açúcar vai queimar como um maçarico e não precisa abanar, é só colocar bastante carvão em volta e por cima da lata.

  • Pedro

    aquelas caixas de duzia de ovos ajuda bastante tbem, eh soh cortar ao meio, pode até ser menos, colocar alcool em gel e carvao por cima.

  • Rafael

    Uma dica infalível e uso com frequência e funciona perfeitamente bem:

    - 01 copo de 200ml descartável
    - álcool
    - açúcar
    - fósforo

    Coloque açúcar até o meio do copo. Depois encha com álcool até um dedo abaixo da boca do copo. Arrume o carvão deixando um “buraco” no meio para pôr o copo. Depois jogue uns carvões por cima do copo e jogue o fóforo aceso na direção da boca do copo. Não explode… o açúcar é usado por isso, pois ele segura a queima do álcool, que vai queimando aos poucos junto com o copo e vai “regando” o carvão ao redor.

  • Jackson

    não faça isso do copo do açucar com algo a explosão é grande e pode acabar com uma festinha de churrasco…

  • Adão Pires

    pra mim a melhor maneira e mais barata é pegar uma tampinha de guaraná e encher de alcool, bem no centro do carvão fazer uma pequena toca até o chão logo após por a tampinha, acender o alcool da tampa e encher de carvão em cima da tampa.
    aposto que não leva nem 1 minutinho e o fogo já está levantando brasa não esplode e é super economico.
    espero ter ajudado
    bom churrasco pra todos.

  • Hudson @M

    A MANEIRA MAIS TABAJARA DE ACENDER RAPIDAMENTE UMA CHURRASQUEIRA:
    O QUE PRECISA:
    -UM FOGÃO
    -UM VENTILADOR
    -ALÉM DO CARVÃO (E DA CHURRASQUERA E LÓGICO!!!)
    COMO FAZER:
    - ACENDA UMA BOCA DO FOGÃO, ESCOLHA ALGUNS PEDAÇOS GRANDES DE CARVÃO E EMPILHE SOBRE A CHAMA!
    - QUANDO VC PERCEBER QUE JA PEGOU FOGO TERE (COMO QUE EU TIRO: TI VIRA!!!)
    - PEQUE ESSES PEDAÇOS E COLOQUE NO MEIO DA CHURRAQUEIRA E DEPOIS COLOQUE O RESTANTE DO CARVÃO AO REDOR!!!
    - AGORA É SO METER A CARA DO VENTILADOR NA CHURRAQUEIRA E PRONTO!
    OBS: SE VC TA ACENDENDO A CHURRASQUEIRA PORQUE FALTOU O GÁS, OU VC NUM TEM VENTILADOR, ENTÃO VAI TER QUE USAR OS OUTROS METODOS MESMO!!!RSRS)
    FONTE: APRENDI COM MEUS PAIS!!!!HEHEHE

  • ricardo

    gente e so vcs beberem algo que da uma dor de barrga imensa então vc sobe na churrasqueira e olta o maior peido vai dar o maior fogo e ja trem 20 anos que acendo assim e facil e rapido kkkk

  • Pedro

    Valeu mesmo, mas gostaria que vc posse o risco de acidentes aí. valeu mesmo

  • jenivaldo

    ponhar um kilo de porva nomeio do carvão depois
    despege gasolina e ponha fogo e corre …que pega legal risco de acidente 100%

  • Jorge

    Melhor jeito é ir a uma churrascaria. Só ser servido!!!!

  • Deejay

    Forrar a churrasqueira com papel toalha, jornal, ou qualquer outro papel mais fino, despejar gasolina, colocar o carvão logo em seguida e acender o fogo. Pela chama da gasolina ser constante acenderá o carvão por igual sem risco de queimar a carne, se quiser acelerar o processo usar um secador de cabelos logo que o fogo estiver mais brando, pega certeza.

  • joao

    enrolar papel heginico na forma de uma taça,colocar uns dois dedo de oleo de cozinha.colocar no meio da churrasqueira e colocar carvão ao redor,ai é só colocar fogo no papel não precisa nem abanar.

  • Almir

    Pessoal sou churrasqueiro há muito tempo, extamente uns 3 meses! Então meu pai tem um maçarico aqui, aí eu só faço instalar no gás e pronto! Mas se for acender com um pouco de alccol, (claro q precisa, não pense que um palito e papel irá ascender) espalhe um tiquinho de óleo de cozinha, na real funciona mesmo. Antes o sábio aqui ascendia só com alcool, ia +- 1 litro de alccol, que custa uns 4 $! Na real doido funciona, pois o óleo também entra em combustão e sua queima é mais lenta por ser mais denso, assim assegurando a queima do carvão, porém não precisa molhar o carvão com óleo, o(s) senhor(es) espalhando o óleo uniformemente é necessário +- 1 xícara chá de óleo para 3 kg de carvão! Abraço a todos e bom churrasco!

  • Fernando

    O melhor método de acender a Churrasqueira, é colocando fogo

  • Luiz Sant’Anna

    Amontoe o carvão, pegue uma boa lente de aumento e a posicione de modo que o raio solar passe pela lente e atinja o carvão. Demora um pouco a acender mas é super seguro. Bom churrasco!!

  • Marcel

    otro dia fui na prainha com meu avo e aprendi uma boaa,,, o véio assendeu a xurrasqueira com casca de laranja seca, isso mesmo,, descasque a laranja e maneira que faça aquela cobrona, ai poe pra seca, um dia de sol ja é o suficiente, espalhe por baixo do carvão, i acenda,, prontooooo,,, a casca da laranja contem oleo natural, intão depois de aceso é ele se mantem…

  • Breno

    Caros amigos venho falar a forma mas rápida e eficaz de acenderem um fogo no carvão.
    Peguem um pão, encharquem ele com álcool, deixem ele ensopado, após isso coloquem ele bem no meio dos carvões e com pedaços de carvões em cima dele acendam ele, deixem por 2 minutos e terão um belo fogo aceso em suas churrasqueiras. Garanto que é bem mas sucedido que a forma da lata, garrafa, jornal, papel e etc.
    Façam e comprovem oque estou ensinando a forma mas rápida e eficaz.
    Abraços a todos.

  • Xikinha

    Também dá pra acender com a caixa de ovos…aquela verdinha…coloque a metade da caixa de ovos no fundo da churrasqueira e coloque alguns pedaços de carvão por cima. Coloque fogo e pronto…não fica aquela fumaceira de queima de papel…é melhor que o pão com alcool…

  • Jesussalva

    só? q merda

  • jean marcelo

    bom. jeito melhor e barato e eficaz. pegue uma pet, ou seja garrafa vazia de refrigerante 2 ltrs. com jornal seco, amarre envolta da pet ate em cima. coloque a pet com o jornal amarrado bem no centro da churrasqueira, e en seguida encha de carvao… retire a garrafa pet deichando so o jornal em circulo no meio do carvao. coloque alguns pegacos de carvao maior por cima do circulo do jornal, e coloque fogo no jornal..
    não é necessario usar nem um tipo de combustivel, e nen oleo, obs importante tirar a garrafa pet,
    bom churrasco….

  • joao piazza

    Gostaria de ensinar um sistema muito legal e que não traz nenhum risco. Use de preferência papel toalha, faça dela um cone (formando um copo) e dobre a pontinha, dentro vc coloca óleo de cozinha, pode ser uns dois ou três dedos, e coloque-o no meio do carvão preparado na churrasqueira. Experimente, vc irá gostar! Vamos divulgar esta ideia, assim contribuímos para evitar acidentes.