Gasolina ou Alcool?
Publicado em 10/04/2007 por Pedro Villalobos

Fui abastecer o carro esse final de semana e a diferença entre o álcool e a gasolina estava muito grande. Acabei colocando álcool, mas fiquei com a dúvida se valia realmente à pena fazer essa troca, então fui dar uma pesquisada e acabei descobrindo que tive prejuízo. Para evitar isso, dei uma pesquisada e encontrei o seguinte:
Pela combustão do álcool ser fria, ele consome mais do que a gasolina, no entanto o motor fica mais forte, já que sua explosão é maior. Baseado nisso, só compensa abastecer um carro hibrido quando o álcool for no máximo 70% do preço da gasolina. Segue abaixo uma tabela para ajudar, foi publicada na Folha de São Paulo no ano passado, mas ainda é bastante útil, ainda mais agora que praticamente todos os motores são bicombustíveis.

À esquerda da gasolina, está o preço máximo que o álcool pode ter para valer a pena trocar um pelo outro.
Tabela ajuda dono de carro flex a economizar com álcool ou gasolina [Folha de São Paulo]
Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.
Comentários
16 Comentários em “Gasolina ou Alcool?”
Deixe seu comentário






Olá,
Também realizei pesquisas sobre o assunto e analisei inclusive os resultados obtidos com o meu carro (palio 1.0 flex 06/07) e gostaria de expor algumas conclusões sobre isso:
1) a relação 70% de valor entre alcool e gasolina é uma regra geral, no meu caso 1L de alcool tem autonomia de 76% em relação a 1L de gasolina, 11,5Km/L de alcool dividido por 15,0 Km/L de gasolina. Ou seja, valeria a pena pra mim abastecer somente com alcool no valor de até 76% do valor da gasolina;
2) o fabricante recomenda que não se use apenas um ou outro combustível, mas que sempre haja mistura independente da porcentagem entre os 2. Avaliando diversos resultados de relação preço/porcentagens de mistura, qdo o valor do alcool for abaixo de 68% do valor da gasolina, vale a pena encher o tanque com 2/3 de alcool e o restante com gasolina, caso contrario encher mais com gasolina do que com alcool (na mesma proporção);
3) não sei o pôrque “técnico”, mas ao inverter a porcentagem de predominância da mistura, o carro “bebe” mais. Ou seja, se o tanque foi abastecido da última vez mais alcool do que gasolina e agora estou abastecendo mais com gasolina então o carro tem consumo muito inferior a antes nos primeiros quilometros, se normalizando depois, valendo o mesmo pro contrário. Então vale o bom senso saber a hora de inverter as porcentagens.
Poxa, bacana. O que eu andei lendo foi mais uma regra geral emsmo, tem coisas masi específicas como você mesmo disse, no entanto quando você troca o combustível ele ‘bebe’ mais até sea adaptar e pelo menos no meu caso (um Gol 1.0 2007), os mecânicos falaram para não ficar usando o combustível misturado, pois aumentaria muito o consumo
Só corrigindo um detalhe no meu comentário anterior, no item (3) o que diminue é a autonomia e não o consumo.
Obrigado!
devem por mais sobre alcool/gasolina
pois procurei em outros sites e eles intenderam sobre bebida tipo “O Alcool faz mal a saúde”
Obrigado!!!
O ALCCOL NÃO PREJUDICA EM NADA O FUNCIONAMENTO NEM O DESEMPENHO DO VEICULO, AJUDA A NATUREZA, ECONOMIA PARA OS PROPRIETARIOS ALÉM DE AUMANTAR A POTENCIA DO MOTOR.
Vc deve tomar cuidado quando fala que o álcool ajuda a natureza…Na verdade o que vemos hj é, ao invés de matas, plantações de canas por todo lugar. Quando estamos rodando por certas estradas, parece até mesmo que estamos passando por um mar verde… O álcool até tem suas vantagens como combustível, mas os plantadores-produtores não deveriam se esquecer de preservar a natureza, preservando as matas ciliares que, no mínimo, manterá melhores as condições dos cursos d’água que passam pelas plantações…Não devemos nos esquecer tb das queimas da cana-de-açúcar!
Valeu pelos conselhos sobre a relãção álcool gasolina!!
Gosteei dessa tabela me ajudou muitoo mas o que eu preciso mesmoo nuum estaa ai não !!!!
Coloquem mas coisaassobre esse assunto pq preciso pra fazer trabalho da escola …..
Até quinta-feira de manhã ! Hein ?
Essas imformações vão direto pro meu cadernoo
isso é bom pq achudou eu e pode achudar outras pessoas a se tiver sobre outras coisas divugan to presisano pra uma prova pra 30-09-08 mande pra min o mais rapido possivel pelo o meu emeil: thaisthomas5@hotmail.com
obrigado!!!!
Vlw, estava discutindo esse assunto aqui no meu trabalho, e este foi o primeiro site que entrei para tirar essa duvida, alias, não entrarei em nenhum outro
vlw
PS: vamos fazer uma doação para o garoto do comentario anterior, ele precisa mto estudar…haha
nao gostei nada vcs sao muito desageitado para escrever esta quase tudo errado.Voces nao sabem escrever,vai pra escola saus burros
Desculpem, mas não pude deixar de notar que a colega Ana Flavia, não está no local apropriado à suas expectativas.
Estamos numa conferência, onde o principal assunto é o CONSUMO DE COMBUST�VEL e as relações aplicadas ao uso de gasolina e álcool.
Não encontramo-nos em uma aula de português, portanto, quaisquer formas de escrever as experiências, dúvidas e informações, estarão bem aceitas, desde que haja entendimento dos leitores, portanto, peço que dirija-se à um bate-papo com pessoas interessadas ao português e não à combustÃveis, minha cara.
Outra coisa, você também não é a mais ápta à reclamar dos que estão realmente interessados em economizar combustÃvel, pois além de seu linguajar um tanto vulgar e sem respeito, também cometeu erros de português.
Você não deve passar de uma criança mimada!
à propósito, gostei muito das informações, irão me ajudar bastante.
está tudo muito bem esplicado, mas resta uma duvida. . O que acontesse com a água que entra no motor. a água não é combustivel, portanto não queima, não explode. Então não estamos sendo roubados, comprando água por combustível.
ola pessoal estou a procura da diferença do alcool de cozinha pro alcool combustivel.. os 2 são hidratados mas deve ter diferença…
em fim, respondendo a pergunta do carlos a agua simplesmente evapora e sai pelo escapamento, não prejudica em nada o motor,( acredito que ajude na taixa de compreção tbm pois se torna gas dentro da camara do pistão faria a mesma valia de por nafitalina na gasolina, vira um gas que preenche mais a camara de combustão mas a nafitalina como a agua não queima, a grosso modo é como se nos assoprase dentro da camara dando um gas a mas almentando o volume e consequentemente almentando o curso do pistão, por isso se colocar nafitalina de mais estora o motor. ) voltando a agua no combustivel é muito facil de ver ela saindo na forma dela mesmo, no escapamento ela condença e volta ao estado natural (liquido), o carro sai guspindo agua como digo
não sei se ajudei mas ta ai algo que andei pesquisando.
se alguem souber a diferença entre o alcool de cozinha e o combustivel me avise hehe
vlw
outra coisa que esqueci de comenta é sobre a tabela, sempre ouvi fala que pra compensa o alcool tem que estar 30%(por cento) mais barato que a gasolina e realmente bateu com a tabela fiz as contas vou demonstrar com o preço da gasolina na minha cidade(Lages/SC)
gasolina mais barata= 2,49
2,49 x 30%(por cento)=0,747
2,49 - 0,747= 1,743(preço da tabela)
acredito que o carro a alcool gaste 30%( por cento ) a masi que o gasolina não sei dizer certo
o negocio é sempre estar com uma calculadora na mão ou usar a do celular heheheh
vlw
Fumassa, na verdade para você achar o preço máximo do Alcool, basta multiplicar o valor da gasolina por 0,7
E imprimir a tabela serve exatamente para evitar que tenhamso que calcular o tempo inteiro.
Quanto à diferença entre alcool combustivel e de cozinha, vou dar uma olhada porque realmente não sei, mas que tem muita diferença tem sim =)
é verdade nem tinha me dado conta que 30% é o mesmo que mutiplica direto por 0,7 hehehehhe é isso ai se alguem mais puder ajudar nessa busca do alcool a minha intenção e abastecer o carro com alcool de cozinha..
claro que pesquizar preço em distribuidora pq pegar em media 120L no mercado sem chance e o litro do alcool no mercado é em torno de 3,00 R$
obrigado pedro vlw