Aprenda a enviar e-mails corretamente

Aprenda a enviar e-mails corretamente

Além de toda a etiqueta para e-mails que vemos na internet, existem algumas dicas básicas para evitar que os e-mails de seus amigos sejam usados para spam quando você envia a mesma mensagem para várias pessoas. Essa função é o BCC (CCO), apesar da maioria das pessoas já ter ouvido falar nessa função, não sabem exatamente quando e como usá-la.

Pensando nisso, o Lifehack publicou um artigo simples explicando a função de cada uma das opções na hora de se enviar um e-mail.

To (Para): use para contatos que você está se comunicando diretamente. Deve ser usado sempre que não houver problema em todos os destinatários saberem para quem você está enviando a mensagem e quando todos forem de confiança
CC (Cópia Carbono): use-o quando você precisar enviar uma cópia do e-mail para outra pessoa, sem que ela faça parte da conversa, mas possa ser identificada por todos
BCC ou CCO (Cópia Carbono Oculta): essa é a mais útil, quando você for enviar um e-mail para vários destinatários e não quiser que um saiba que a mensagem está sendo enviada para os outros, você usa este campo. É ideal para enviar o mesmo e-mail para várias pessoas, sem correr o risco de dar de bandeja novos e-mails para um spammer. Além disso, também pode ser utilizado quando você precisa enviar uma cópia da mensagem para um destinatário secreto, além dos que estão visíveis.

Eu pessoalmente só utilizo o BCC (CCO) quando preciso enviar uma mensagem para várias pessoas desconhecidas (ex: links interessantes para pessoas que não se conhecem). Do contrário, envio em aberto para que todos os destinatários (pessoas que se conhecem) saibam quem teve acesso àquela informação.

Você tem alguma dica útil de etiqueta na internet? Envie-a pelos comentários!

To BCC or Not do BCC: Email Etiquette [Lifehack]
Etiqueta na Internet [Faz Fácil]



Pedro Villalobos - 26/04/07


12 Comentários

  1. dona maria disse:

    eu quero mandar um email para o domingo legal mail eu nao comsigo

  2. evelise barcellos salau disse:

    nao sei enviar email preciso de ajuda.

  3. teca disse:

    alguem pode me ensinar claramente com faço para enviar um e-mail????

  4. severino disse:

    não entendi nada

  5. maria isabel babolin disse:

    Srs boa noite!
    Informo que já fiz varias reclamações e ainda não fui atendida quando vieram instalar o decodificador deixaram um analogico e a minha televisão e digital sendo necessário ser trocado urgente afinal de contas já liguei varias vezes e não recebi nenhuma informação. Se eu não for atendida imediatamente terei que tomar outras providencias. Peço que troquem imediatamente e tambem estão fantando instalar dois pontos que constam na promoção e as pessoas que vem fazer os serviços não dizem nada com nada. são pessimos faz tudo errado fala tudo errado. já estou reclamando pela decima vez ja fali com varias pessoas por telefone, enviei varias corresponcia a ate agora não resolveram nada. Peço enviar o decodificador digital,
    Aguardo informações urgente de quando vão me enviar o decodificador Digital.
    Att
    Maria Isabel

  6. Ludmila, com o tempo você aprende, só não pode desistir!

  7. ludmilla lima disse:

    N POSSO DAR OPINIAO POIS NAO SEI ENVIAR E-MAIL E UMA VERGONHA

  8. francilene disse:

    obrigada pela ajuda, pra falar a verdade não tinha a minima ideia do q era CC ou CCO.MUITO OBRIGADA MESMO.

  9. Maria Ernestina Pires disse:

    Muito interessante, e esclarecedor.Já enviei informando meus amigos, pois eu já uso este meio de Cco à bastante tempo.
    Muito obrigado assim mesmo.
    Atenciosamente
    Maria Ernestina Pires

  10. pois é… por isso que é bom espalhar esse tipo de dica =)

  11. Gustavo Montes disse:

    Eu particularmente sempre que vou mandar pra mais de uma pessoa eu mando via cco. Nada adianta você fazer a sua parte mandando só pra pessoas conhecidas se cada um não fizer o mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *