Como entreter crianças

Publicado em 30/04/2007 por Pedro Villalobos

Pensando no tema de como não se entediar em uma viagem, pensei que seria bom também falar sobre como entreter crianças, sendo ou não em uma viagem. Diversas vezes precisamos passar um dia inteiro cuidando e brincando com aquele filho de um amigo. Pode ser bem divertido se você souber o que fazer e tiver paciência.

Todo o meu conhecimento sobre crianças se resume aos meus primos mais novos e sempre tive como uma verdade que quanto mais cansativa for a brincadeira, melhor. Seguindo essa linha, aí estão algumas brincadeiras que podem render horas de distração e relativo sossego para você:

1- Jogar bola – a maioria das crianças pequenas não tem coordenação suficiente para jogar de forma séria, mas com certeza todas adoram ficar jogando uma bola de um lado para o outro com alguém. Experimente variações, como um gol a gol ou driblar. Requer mais esforço, mas exercícios não fazem mal a ninguém.
2- Passear no parque – não existe criança que não goste de um dia no parque. Elas podem observar a natureza, brincar com insetos em geral. Crianças se entretêm até mesmo com uma corrida de caracóis!
3- Origami quando eu era criança, adorava e na verdade ainda adoro tudo que é possível se fazer com uma folha de papel. Com certeza você vai fazer sucesso mostrando o quão simples é fazer um barquinho ou um avião de papel.
4- Olhar nuvens – essa é mais difícil se a criança for hiperativa, mas depois do almoço pode ser uma boa ficar observando as formas que as nuvens criam.
5- Gincanas – você pode pedir para ela procurar determinados objetos no lugar em que você está. Mas seja criativo, se for pedir um sapato, que seja de salto e amarelo.
6- Desenhar – você pode pedir para ela completar um desenho seu, comece com um rabisco qualquer e veja o que ela é capaz de fazer. A imaginação agradece.
7- Jogos antigos – esse vai merecer um artigo só para ele. Brincar de amarelinha ou bente-altas é algo que toda criança precisa fazer.

Acho que estou ficando um pouco saudosista ou paterno demais. Você pode passar ótimos momentos com uma criança, sem ter que se esforçar muito. Lembre-se, elas só precisam de um pouco de atenção e incentivo para darem o seu melhor!

E o que você faz quando precisa distrair uma criança? Deixe suas dicas nos comentários.

Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

  • http://issomesmo.com Igor Barbosa

    Eu vou brincar de robótica com meu filho ;)

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    ahahah seu nerd! =p

  • http://issomesmo.com faruk

    sempre manter a atenção da criança, a chave é essa! mante-la calma e se divertindo, é muito mais fácil do que parece, basta ter bom senso e paciência… crie jogos e brincadeiras que estimulem o raciocíneo e a lógica, isso desenvolvera muito o pensamento dela! ^^

  • Viviane

    tenho duas filhas, uma com 5 anos e a outra com 6 meses; para entreter a de 5 anos brincamos de palavras no carro: uma fala uma sílaba e a outra tem que falar uma palavra usando aquela sílaba; e cantar uma música com a palavra que a outra escolhe – essas 2 brincadeiras são ótimas para qdo estamos no carro; ou na estrada para interior fazemos uma competição de contar rebanhos ou cupins…………