Criando novos hábitos

Publicado em 5/07/2007 por Pedro Villalobos

Criando novos hábitos O zenHabits publicou hoje um artigo com 20 dicas para acabar com hábitos ruins e estabelecer bons hábitos, segue uma tradução livre das dicas que eu achei mais relevantes:

- Comprometa-se por um mês
Você só precisa de 30 dias para tornar um hábito permanente, se tentar por menos tempo o hábito não vai estar embutido em seu cérebro.

- Comece pequeno
Mudança de hábitos não é uma questão só de força de vontade, mas de paciência e estratégia. Não espere mudar sua dieta, exercícios e forma de pensar de uma vez. Modifique um hábito por vez.

- Se você não conseguir de primeira…
As grandes mudanças não vão acontecer de uma hora para outra. Se você não conseguir mudar um hábito na primeira tentativa, prepare-se mais e tente novamente

- Mantenha simples
Hábitos têm que ter uma ou duas regras, não vinte. Mantenha as mudanças simples e elas serão mais fáceis de serem feitas

- Não busque a perfeição
Foque-se nos hábitos que realmente atrapalham e minimize os menos importantes

- Comece agora!
Não espere uma mudança súbita para mudar um hábito. A melhor forma de começar é praticando. Mude agora e veja a nova vida que estará levando em um mês.

Ainda tem diversas outras dicas, que você pode conferir no zenHabits.

Meu maço de cigarros está quase no fim, será? E você, o que faz para mudar e criar hábitos?

Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

  • http://lvzimmer.blogspot.com Lester Zimmer

    Ótimo post! Parabéns.

  • Maicon Peixinho

    Post que me chamou muita atenção, pois passei por uma situação está semana, no velho “segunda feira começo a minha academia”, bem hoje é sexta, e o mais próximo que passei da academia foi ontem. Preciso aprender a criar este habito.

    Ótimo Trabalho.

  • Pingback: Dica de Organização – Criação de um novo Hábito em 30 dias « Dicas Importantes « Blogueiro Profissional

  • Vivianna

    Ótimo texto!
    Eu sei bem como é difícil criar um hábito. Estou em uma batalha atualmente para criar o hábito de deixar a minha casa sempre organizada.
    É dificil, já tentei de várias maneiras mudar meu jeito de viver mas como fiz da maneira errada, não deu certo!
    Eu sempre faria planilhas com um roteiro detalhado de coisas que eu ia fazer dentro de casa, e o máximo de tempo que consegui manter as minhas obrigações foi 3 dias. Depois disso não seguia mais as planilhas.
    Com base em muitas pesquisas (pela internet) percebi que eu tinha que mudar ao poucos, e não de uma só vez. Então pus pra mim que a prioridade é a cozinha, e que se dane o resto. Eu vou todos os dias lavar a louça, deixar tudo limpinho (mesa, chão, geladeira), e depois que eu adquirir este hábito em minha vida ai a prioridade será o quarto. E assim eu vou aos poucos me responsabilizando em manter toda a casa organizada! Talvez demore um semestre ou um ano, não importa. O que importa é que eu estou tentando e vou conseguir, pois sou capaz!

  • Pingback: #025 – Mudança de hábito | Putz! Tive uma ideia