10 Dicas para melhorar sua auto-estima

Se você tem problemas com baixa auto-estima, o LyndonAntCliff.com tem uma lista com 10 dicas para aumentá-la:

1- Faça o que você gosta
2- Ajude os outros
3- Conhece seus pontos fortes
4- Não se incomode com bobagens
5- Descarte amizades negativas
6- Aprenda mais sobre você mesmo
7- Aprenda a receber elogios
8- Seja positivo
9- Compare você somente com você mesmo
10- Não existem razões para você ficar para baixo

Esse é só um resumo das dicas, se quiser, você as encontra completas em inglês aqui:

Ten quick tips to improve your self esteem [no LifeHack]



Pedro Villalobos - 11/07/07


58 Comentários

  1. Tatiane Pacheco disse:

    olá
    eu tenho um problema, acho que para mim não e um problema, gosto de ver todos eu meu redor felizes, gosto de agradar, sem nada em troca mas..as vezes me sinto sozinha com uma vontade imensa de gritar sei lá….ao mesmo tempo que tenho todo mundo comigo não tenho ninguem, ate falaran comigo pra arrumar um namorado mas nao quero isso! bom que não e isso , acho que comigo mesma me ajudem socorro me respondem no meu email se puder agradeço desde ja! bjs

  2. kemyly disse:

    helen se vc não consegue se desabafar com nenhum deles e porque vc nao confia neles …entao procura algum confiavel,e uma dica não existe amigos verdadeiro,o melhor amigo nosso pais….

  3. Helen-ba disse:

    Aahh,tenho ”poucos” amigos,porém valem por muitos.Eles são verdadeiros e
    me aceitam como sou.Mesmo assim há algo que me impede de dizer o que sinto e penso.Não conto meus assuntos pessoais a ninguém…acho que seja por medo de ser mal compreendida.

    Não quero mudar por fora e sim por dentro,não posso deixar que os outros vivam a minha vida.

  4. Helen-ba disse:

    Tenho pra mim que dar uma resposta só pioraria a situação,então me faço de desintendida.Mesmo não revidando me sinto completamente triste e angustiada,perco o chão;me esforço muito para as lágrimas não rolarem antes de chegar em casa.(já se tornou rotineiro!)

    Hoje ando nas ruas cabisbaixa(evito sair de casa!),vivo chorando nos cantos,desconfio qndo um garoto diz gostar de mim e não dou vez a ele se aproximar.

    Por favor ,me dá um conselho!não sei mais até onde isso pode ir.

    Aguardo anciosamente

  5. Helen-ba disse:

    Tenho 15 anos,a pelo menos 3 anos atrás era uma menina alegre,bricalhona e bastante extrovertida;com o tempo fui perdendo meu encanto pela vida e resolvi me fechar para o mundo.Não tenho ânimo pra atividades que antes me proporcionava muita satisfação(desenhar,estudar,ir a praia…).

    A causa da minha baixa autoestima é a minha aparência(as pessoas fazem eu me sentir feia);mas é dificil se sentir bela qndo todos os dias riem na sua cara e soltam elogios irônicos a vc .

    contuação…

  6. Lu Maria disse:

    Oi, to num conflito interno e externo terrivel, sempre trabalhei, me cuidei e tinha mt orgulho de mim, mas há 6 anos parei de trabalhar e me dedicar ao meu marido. No inicio vivemos um verdadeiro mar de rosas, e de uns 3 meses p/ cá desconfio q ele tem outra.
    Peguei ele falando com ela no telefone, onde chamava ele de paixão e ele jurou q era uma aventura., e td desabou, o pior q ele jura q mq ama, faz de td por mim, msm assim teve mudanças, está se cuidando mais, preocupadissimo com a aparencia.
    Eu, no entanto, engordei 15 kilos, e não me sinto mais bonita e não tenho vontade de mais nada. Ele sempre me apoia a fazer academia,ir ao cabelereiro, manicure, e acho q faz isso p/ se livrar de mim.
    Minha auto-estima tá baixissima e sinto q antes ele me valorizava mais, agora me empurra p/ fazer coisas e deixa-lo em paz. Confesso q sou ciumentissima e desconfio de td, principalmente depois do telefonema. Ele reclama q não deixo ele sair mais com os amigos e ele ta sentindo falta, mas acho q ele vai sair sempre com outra.
    Ahhhh!!!

  7. edvaldo disse:

    pessoal para aumentar a auto estima e magrecer, vai uma super dica que se cumprida torna-se um milagre. Basta tomar duas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia, confira no site beneficios da linhaça e veja do que ela é capaz.

  8. Preciso de ajuda pois, tento mudar a situação e não estou conseguindo a 4 anos casei novamente parei de dançar e sair com as amigas engordei 15 kilos, me incomoda muito penso que não vou conseguir emagrecer todos me critica até o meu marido mudou comigo depois da mudança fisica e psicilogica,perdi a esperança e a coragem, batizei em um igreja envangelica mesmo assim não tirou todos os conflitos em mim creio em deus más o meu problema tira minha paz, por favor me ajuda

  9. aline disse:

    olá, eu sou casada a 3 anos e meu marido me falou que não quer ter filhos comigo,mas ele não soube me dizer isso carinhosamente ele foi super grosso e isso me doi todos os dias pois ser mãe éo meu sonho.depois daquele dia não consegui mais me olhar no espelho e ver aquela pessoa alegre que eu sempre fui, agora eu fico pensando o que eu tenho de errado pra ele não querer que eu seja a mãe dos filhos dele!!!!
    Obrigada e se pussivel me ajudem

  10. ione disse:

    olá ,eu tambem estou me sentido muito só eu me separei a 2 anos e “ficava com o meu ex “mas ele so me poe para baixo ñ suporto + essa situação !!preciso de uma palavra amiga !!obrigada

  11. juliana disse:

    estou passando um periodo ruim no meu casamente, não existe mais carinho do lado dele , pox isso e ruim eu amo muito mas quero que ele me olher

  12. edite disse:

    estou casada á um ano. meu marido não me dá nada do que eu preciso de coisas materiais e nem me dá carinho, já não estou entendendo por que estou casada com ele ainda

  13. michelly disse:

    Sou muito boba esquento minha cabeça com bobagens
    Queria não ser assim o que fazer pra melhorar
    esse meu jeito e almentar minha auto-estima me ajude
    Obrigada

  14. Lilia disse:

    Sinto-me triste muitas vezes, aprisionada. Queria voltar a ser aquela pessoa de antes, alegre , com sorriso no rosto e que não tem nada para reclamar da vida , mas agora sempre reclamo e lamento sem necessidade . Sei que consego mudar mas não consigo , a tristeza e a baixa auto estima é mais forte que eu! Peço uma ajuda. Abraços.

  15. Aline Suhre disse:

    Oie..tenho 18 anos…e estou hiper triste..
    eu me achava muito bonita.. mais começou a sair muitas espinhas no meu rosto..
    e fiquei muito pra baixo..tenho medo de me olhar no espelho..
    saio na rua achando o que as pessoas iram achar disso..mais sei mais o que faço para melhorar..
    me ajuda por favor..
    obrigada..

  16. bruna disse:

    tenho 14 anos e nao tenho vontade de sair nen de ir a escola.
    estou muito triste so sei chorar cunpro com as minha obrigaçoes domesticas mas seila minha vontadev e de sumir
    nao tenhu vontade de viver minha vida e muito confusa oque eu poço fazer pra melhorala!!???

  17. Claudia-USA disse:

    Oi,sou aquela que desabafou em outubro,bom ja se passou 4 meses o que posso dizer que somente com Deus no coracao e buscando forca aonde nao achamos.Mais sim conseguimos,estamos em evolucao temos que aprender a nos conhecer e aceitar nossas fragilidades,bom os meus temores sao muitos mais aprendi aceitar que nao posso ter a minha filha comigo,pois nao depende somente de mim qdo aceitei me senti muito mais leve, hoje dia 24/02/2010 estou arrumando as minahs malas para voltar a morar no brazil me sinto anciosa com a vida que vou recomessar no brasil, minha filha ficara com o pai e passara ferias de verao Brazil tive que sofrer tanto para depois perceber que poderia ser de outra forma,temos que aprender a conhercer nossos temores, Enfim espero que sim todos possam se encontrar e encontrar uma luz la no final do corredor vc pode estar tao envolvido nos problemas que deixamos de acreditar numa mudanca,a forca esta dentro de nos,sim somos fortes, um forte abraco que Deus ajude neste momento dificil e dor.

  18. jannyffer jussara ribeiro disse:

    Eu gotaria de saber o que devo fazer pra ser feliz

  19. suzane disse:

    tenho 20 anos todos me dizem que sou bonita atraente mas nao consigo enchergar isso em mim eu mesma me menosprezo nao sei o que faço

  20. GIGI disse:

    Ola!!! Bom eu já não sei o que fazer mais para levantar minha auto estima,tenho saudades da pessoa que eu era antes,se alguem tiver mais dicas por favor falem,pois cada dia que passa eu estou morrendo por dentro. BJS!!!

  21. naty disse:

    estou me sentindo meio com baixo estima…

    meio??? estou com muita baixo estima e já tentei fazer isto que está nas dicas e não consegui resultados!!!! se tiverem mais dicas que podemos aplicar no dia a dia e que não sejam tão poéticas podem me enviar por e-mail,
    mas se não tiverem fazer o que né???
    estou em um estado gravíssimo e… até meus tios reclamam não da minha baixo estima mas do modo de eu me vestir durante o dia no cotidiano e isso me deixa até com mais baixo estima ainda e quando me dizem isso tenho vontade de chorar e já chorei por isso escondido deles até minha ví diz isso…
    vou deixar esse site nos favoritos meus com a esperança de que um dia põe as dicas como eu sugeri… e se tiver me mandar por e-mail
    sei que podem me ajudar e tem de ser rápido pois tenho apenas 12 anos de idade e mais tarde isso pode piorar!!!!!!!!!!!
    obrigada pela atenção e não se esqueçam das novas dicas hein…
    bjs a todos que lerem este comentário e compreenderem!!!!

  22. valdire disse:

    sou meio parada no tempo, tenho muitas amizade m,ais mesmo assim me sinto muito sozinha. As vezes acho que sou muito diferente dos outros.

  23. Dimitry disse:

    acredito que acima de tudo deve haver a preocupação em se valorizar, sou um jovem de 21 anos , to conhecendo a vida agora , sofri muito por coisas que relacionamos normais hoje em dia , mais aprendi que não basta apenas olhar e ver o problema surgir a sua frente , o encare de uma forma visível e de cabeça erguida !!! a vida é batalhadora para muitos , simples para alguns e indesejadas por muitos .. vamos nos concentrar em fazer parte do lado bom disso !! Um forte abraço, e fiquem bem …

  24. Murilo disse:

    Sou um garoto de 15 anos e q me axo com muita pouca auto-estima e preciso de ajuda de alguem q saiba doq esta falando.

  25. claudia disse:

    ola,estou passando por uma situacao muito dificil moro fora do brazil a 10 anos e tem uns 3anos que nao consigo ficar no EUA o ano completo, vou ao brazil a cada 6meses,me sinto sufocada o que me prende e minha fiha de 9anos que tenho com o meu ex marido pois ela e americana e nao posso leva-lA comigo,o pai dela nao me da autorizacao, isso me deprime muito pois sou duas pessoas em uma, qdo estou no brazil me sinto livre para agir da forma que quiser mais aki sinto que todos estam me observando me sinto sufocada tem uma semana que vim do brasil fiquei um mes, mais qdo chego no USA,me sinto apagada,ja converssei com a minha filha se for ao brasil novamente nao volto mais falo da boca para fora pois o lado materno me cobra muito ela precisa tambem de mim mais nao estou conseguindo lidar com tudo isso,sinto que ja nao tenho forca para continuar,preciso de um conselho obrigado pois estou sem forca.

  26. maria aparecida disse:

    gostei muito da matéria!sou muito desanimada,triste,nada positiva,e qualquer coisa me deprime,as vezes explodo e jogo a culpa nas pessoas q não tem nada a ver!
    vou tentar melhorar!
    muito obrigada!

  27. Rodrigo P. Rocha disse:

    JEZABEL, já pensou em procurar uma religião ou até mesmo coisas simples como ajudar o próximo? acredito no potencial do ser humano por isso acredito que você possa superar esse problema, e mostrar para o mundo o tanto que você pode ser indispensavel e especial. Tenha fé em Deus e em SI MESMA!!!

  28. iannna jordana santos medeiros disse:

    bom eu confio demas n pessoas faços amizades falsal oq eu posso fazer ?

  29. JEZABEL disse:

    EU NÃO SEI O QUE ACONTECE COMIGO TIVE UMA DEPRESSÃO PÓS PARTO E NÃO CONSIGO ACHAR GRAÇA EM NADA ,NÃO CUIDO MAIS DE MINHA APARENCIA SOU UMA PESSOA MUITO TRISTE ,ANTES EU GOSTAVA DE TUDO AGORA SEMPRE ESTOU PELOS CANTOS COM PENSAMENTO NEGATIVO E SINTO MEDO DE COISAS QUE PASSA NA MINHA CABEÇA ,SE ALGUEM TIVER LENDO ISSO E PODER ME AJUDAR EU AGRADEÇO MUITO OBRIGADO…

  30. Valéria disse:

    Olá, sou uma pessoa muito desanimada, tem dias que acordo super bem, mais qualquer coisa estraga o meu dia, sou muito estressada. gostaria de ser uma pessoa melhor comigo mesma.
    tenha um bom dia.

  31. sou uma pessoa que a minha vida gira numa grande mentira, essa mentira começou a mais o menosa dois anose foi ficando cada vez maior.Meus pais desconfiam que eu não estou indo para o meu curso de estilista no SENAI,porque quando eu saio final de semana eu chego em casa e vou direto para o meu, e quando vou dormir nem falo boa noite. Eu acho que a minha auto estima esta para baixo,mas como melhorar tudo isso que esta acontecento?bjs

  32. andrea disse:

    Ola,

    Bem eu ando me sentindo muito triste e com a minha auto estima abalada desde que me mudei para fora do Brasil.
    Aqui onde moro nao consigo me adaptar, tem o problema da lingua e tenho medo de tudo, nao consigo falar, expressar minhas ideias, ate as pessoas que conheco por aqui sao chatas e irritantes, parece que a minha vida parou.
    Nao tenho animo para nada, eu era uma pessoa bem diferente antes de vir morar aqui, falante, determinada, sonhadora, agora nao tenho mais animo, nem sonhos, me sinto morta e triste, cada dia mais e mais triste e nao sei o que fazer, fiquei muito mal aqui, tinha dias que so chorava.
    Nao sei o que fazer, gostaria de uma opiniao.

  33. eni disse:

    Ei Lucimar, você precisa reagir a essa situação,
    não é justo com você, acredito que se você ama o seu ex-marido deve se amar ainda mais, pois não podemos dar ao outro aquilo que não temos conosco mesmo, reflita sobre isso. Mude esta situação pois os nossos filhos se espelham em nós, procure ajude de um profissinal conversar e´muito bom,pois quando falamos somos o primeiro a escutar. Torço por você FELICIDADES.

  34. Edna disse:

    Eu estou passando por problemas que não sei o que é. Eu sempre fui muito fechada ,tímida, vivo com medo do que as pessoas possam pensar de mim. Fico mais em casa, não tenho amigos , não tenho coragem de procurar emprego por me achar incapaz.. sofro muito com isto eu vou no psiquiatra tomo anti-depressivo e tenho ansiedade.. quero procurar um psicólogo para ver se me ajude a me libertar disso eu não aguento mais ser prisioneira de mim mesmo..

  35. Edna disse:

    Eu estou passando por problemas que não sei o que é. Eu sempre fui muito fechada ,tímida, vivo com medo do que as pessoas possam pensar de mim. Fico mais em casa, não tenho amigos , não tenho coragem de procurar emprego por me achar incapaz.. sofro muito com isto eu vou no psiquiatra tomo anti-depressivo e tenho ansiedade.. quero procurar um psicólogo para ver se me ajude a me libertar disso eu não aguento mais ser prisioneira de mim mesmo..

  36. Carlinha disse:

    sou uma pessoa muito calma porem muito sencivel…
    bastou olhar para mim com cara feia, que eu ja me sinto triste rejeitada… o que fazer??? socorro alguem me ajude por favor….

  37. Ni disse:

    Lucimar, o primeiro passo é reconhecer que algo está errado :D esse passo ja deu ;). Tem de tomar uma decisao do que quer da sua vida, veja se é mesmo amor que sente por ele, ou se nao consegue viver sem ele, por ja estar habituada à situação!!
    Pode parecer que sao duas coisas iguais,mas nao sao! Amar é dar liberdade ao outro, querer estar com ele é obecessão! Aceite que acabou! E vai-se sentir muito melhor, vai ver ;)
    Aceite que a vida continua! e que todos os dias o sol nasce para todos, por isso arrume-se,fique bonita, nao para os outros, mas para si mesma!!! :D
    Depois faça o que mais gosta, reflicta sobre sua personalidade e veja as suas qualidades, todos temos;)
    Espero te-la ajudado em alguma coisa
    Bjs e boa sorte
    Ni

  38. cavalcante disse:

    tenho vergonha de falar em publico. como superar este desafio. me ajudem.

  39. Lucimar disse:

    Estou permanecendo em uma situação humilhante, acredito estar relacionado a baixa auto-estima. Me separei a 5 anos, mas nesse período continuei ‘ficando’ com meu ex, no começo ele teve até uma namorada, mas durou pouco, nem nesse período nos separamos, agora ele parece ter encontrado um pessoa que está muito interessado, mas não me dispensa, às vezes acho que ele fica comigo por pura piedade, temos uma filha de 6 anos, e eu não consigo disfarçar minha tristeza, eu não consigo levantar a minha cabeça me valorizando mais e não continuar me rastejando, às vezes tempo sair com amigos, não me sinto bem, a minha vontade é de voltar para casa rapidinho, quando estou em casa é um tormento, por que penso nele 24 horas, fico imaginando situações, e aí lá vai eu ligar e me humilhar novamente… O que eu posso fazer? Minha vida está tomada por essa situação, não consigo pensar em mais nada, meu trabalho, meu convivio com a família e amigos, estão sendo muito prejudicados.

  40. mara disse:

    Desde que me separei há 4 anos tenho me deparado com baixa auto-estima, voltei a estudar estou no último período do curso de pedagogia, tenho muita dificuldade de me expressar.
    Devido muitas dificuldades que enfrentei, e pouca tolerância, fico irritada com frequencia, há pouco tempo fui diagnosticada pela família como bipolar( rsrsrs ), são leigos e disseram que eu deveria procurar um psiquiatra, me irritei ainda mais, o que gerou uma briga.
    Procurei um médico amigo e disse como estava me sentindo, este me orientou que estou precisando de pessoas que soubessem me ouvir, e que nem medicação precisaria além do que já tomo, rivotril, devido meus problemas cardíacos e hipertensão.
    Tenho quase que certeza que meu grande problema é de baixa auto-estima, pois nos 10 itens acima alguns não consigo:3,4, 8 e 10.
    Me oriente de alguma maneira!
    Bjs!

  41. meire disse:

    Estou passando uma fase complicada no meu casamento. Estou me sentindo muito só, sem muitas perpectivas de vida.Gostaria de fazer muitas coisas, melhorar minha auto-estima, fazer algo que gosto, só que nem sei mais do que eu gosto. Tenho dificuldades pra tomar decisões que precisam ser tomadas.

  42. Patricia, procure algo que realmente gostei de fazer e insista nisso. Ficar parada só vai te fazer mais mal.

  43. Nely, sua solucão está no problema. Você fica em casa sem fazer nada. Arrume algo para fazer, um emprego, uma ação de caridade, qualquer coisa. Ficar parada só vai te derrubar mais!

  44. Léia, que tal começar a prestar atenção no que realmente importa para você e deixar as coisas menores de lado? Funcionou muito bem para mim e espero que funcione para você também :)

  45. lèia disse:

    nao sei o que acontece comigo tem horas q estou feliz sem motivo algum eu fico triste com a minha auto estima la em baixo e me torno chata.. como melhoro isso?

  46. nely disse:

    estou passando por uma fase dificil no meu casamento e como não trabalho fico só em casa não tenho animo para nada…

  47. patricia disse:

    Sou muito stressada tbm ,e com isso me tornei negativa e chata….como posso melhorar meu auto estima??…estou em casa e num tenho vontade de sair …tenho 16 anos.

  48. maria lucia disse:

    sou uma pessoa muito estressada ,queria melhor ,minha auto estima

  49. MICHELE disse:

    gostaria de ser mais alegre de bem com a vida tem dias que sou feliz,mas não consigo ficar assim por muito tempo. Tem como solucionar esse problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *