Dominando as Buscas - Parte 1

Publicado em 12/09/2007 por Pedro Villalobos

Que a Internet contém boa parte do conhecimento da humanidade todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é como encontrar a informação específica que deseja. Existem diversos métodos e ferramentas para isso, como o que engloba mais informação é o Google, vamos ficar só com ele por enquanto.

Como pesquisar

É importante saber que a forma como você digita na caixa de pesquisa, faz diferença. Algumas das opções são:

- Aspas simples ‘: são usadas quando você quer que diversas palavras chave estejam no documento que você busca, independente da ordem em que aparecem. Ex.: ‘dicas fotografar noite‘.

- Aspas duplas “: são usadas quando você quer procurar uma frase exata. Ex: “como fotografar a noite“.

- Asterisco *: é usado como um coringa ao buscar frases exatas (aspas duplas). É necessário que use um asterisco para cada palavra. Ex.: “como * a noite” retornaria documentos com “como fotografar a noite“, “como sair a noite“, etc.

- Excluir ou abrangir -: o sinal de menos pode ser usado em duas situações. A primeira é para excluir determinadas palavras, sites ou extensões de domínios. Ex.: ‘dicas fotografar noite -profissional‘ excluirá todas os documentos que contiverem a palavra profissional.

Também pode ser usada para excluir todos os resultados de um determinado site. Ex.: ‘dicas fotografar noite -kodak.com‘. Ou resultados de determinados domínios: ‘dicas fotografas noite -.co.uk‘.

A segunda função é usada para aumentar as possibilidades da busca, usando o sinal de menos no final das palavras. Ex.: ‘dicas noite fotograf-‘ retorna para você documentos com as palavras dicas, noite fotografia/fotografar/fotografo, etc.

Definindo o que pesquisar

Outro passo importante é definir como você irá pesquisar. Se está procurando por “receita para fazer arroz no microondas“, vai encontrar somente documentos com essa frase exata. No entanto, se buscar por ‘receita arroz microondas‘, vai encontrar uma variedade maior de documentos.

Outro exemplo prático é quando vamos buscar a letra de uma música. Claro que podemos digitar somente uma frase dela e pronto, mas provavelmente vamos ter mais resultados indesejáveis

Sendo assim, a melhor forma provavelmente seria buscar por: “maria chorando começou a me explicar” ‘mamonas assassinas letra-’. Isso irá exibir sites que contém a frase exata da música, além de conterem as palavras mamonas, assassinas e letra/letras. Fazendo isso você limitará o campo de pesquisa e receberá resultados mais relevantes.

Não se acanhe em excluir palavras para filtrar melhor sua busca, se a sua busca por ‘receita arroz microondas‘ exibiu muitos sites da Globo e da UOL e você não quer nenhum deles, acrescente ‘-*globo.com -*uol.com.br‘ à sua pesquisa e remova todos os sites desses dois portais.

Amanhã iremos ver como e onde buscar determinados tipos de documentos e notícias.

Parte 2 - Parte 3


Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

Deixe seu comentário