Qual profissão seguir?

Publicado em 25/10/2007 por Pedro Villalobos

A escolha da carreira é um momento decisivo na vida de qualquer um. A temida pergunta do título passa pela mente de jovens (e às vezes adultos) milhares de vezes por dia e a resposta nunca parece ser clara o suficiente. Para alguns, basta seguir a tradição familiar e a escolha está tomada, para outros a melhor opção pode ser um teste vocacional. Para mim nenhum dos dois serviu.

encruzilhada Eu simplesmente não consigo escolher uma única coisa para fazer para o resto da minha vida e também não acho que isso seja necessário. Eu descobri que diversificar é a melhor solução para mim. Então, como eu faço?

Escolhendo as carreiras

Mesmo optando por escolher mais de um caminho, a velha idéia de “escolher algo que você goste” ainda conta muito. Imagine se você ao invés investir em UMA profissão que detesta, se comprometesse com TRÊS? Nenhuma delas seria nem um pouco produtiva e muito menos satisfatória. É preciso sempre gostar do que você faz, apesar de que haverá momentos em que você vai detestar é a boa e velha relação de amor e ódio.

Para mim bastou ver o que eu fazia e me interessava no dia-a-dia para descobrir qual caminho seguir:

- Empreendedor: adoro a idéia de iniciar um negócio e administrá-lo para que expanda.

- Blogueiro: eu sempre fui fascinado por internet, mas programação não é minha praia e web-design eu faço com muito custo. Alguns anos atrás eu conheci o sistema de blogs e no meio do ano passado comecei a pesquisar sobre a monetização deles e viabilidade como negócio. Acabou se tornando um empreendimento e eu adoro ser “blogueiro”.

- Publicitário: outra coisa que eu sempre gostei, mas só fui ver como profissão pouco tempo atrás. A área de criação visual e de idéias completa a que falta com a função de blogueiro.

- Investidor: essa é mais complicada e tenho estudado bastante. O funcionamento do mercado acionário e os efeitos em cadeia que cada mudança no mundo provocam são bem interessantes e acho que especulação na bolsa pode ser uma boa forma de lidar com a adrenalina.

Várias profissões não vão me dar mais trabalho?

Provavelmente sim, se você não souber administrar seu tempo e não tiver um pouco de paixão pelo que faz. Dependendo das profissões que você escolher, pode separar dias da semana para cada uma delas, ou ser um pouco mais radical e tentar fazer com que uma se misture com a outra. A segunda opção é a minha favorita, apesar de às vezes resultar em um pouco de confusão.

Outra coisa importante é que você não precisa ser o expert em cada cosia que você escolher, muitas vezes uma visão menos específica vai bastar para o que você quer. Se você não se cuidar com isso, vai acabar sabendo cada vez mais sobre cada vez menos e ser especialista no “quinto parafuso da roda dianteira da Saveiro” vai limitar bastante suas opções de trabalho.

Existem outros motivos para escolher mais de um caminho?

Claro que existem e o principal deles é a diversificação. Uma empresa que tem como base um único grande contrato vai se desestruturar quando esse acordo terminar. A menos que você tenha um bom plano de diversificação de renda, a mesma coisa irá acontecer com você. Diversificar os trabalhos também é uma forma de diversificar suas fontes de renda e isso deixa sua vida financeira mais saudável.

Em resumo, para mim é impossível fazer uma só coisa e talvez esse possa ser seu problema também. Porque não experimentar?

Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

  • Diego

    Cada vez ta ficando mais difícil ser uma coisa só, cada vez mais precisa saber um leque de coisas
    Eu acho que hoje em dia o importante não é saber e sim aprender rápido.. A um tempo atrás quando eu era chamado pra desenvolver um sisteminha (faz programa hahaha) eu também tinha que cuidar da rede e dar suporte por e-mail, se eu não soubesse ingles ou servidor windows eu ia pra rua no primeiro dia. E por sinal eu não sabia de servidores windows, nos primeiros dias foi estudar que nem um louco pra aprender.. Mas valeu ^^

    Esse negócio de “fazer o que gosta” é bom mas felicidade não compra comida infelizmente :(
    O jeito é se virar :P

    Abraços

    Diego Luiz

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Diego, quando você está começando acaba ficando como faz tudo mesmo. Mas ser um profissional versátil não quer dizer que você vai cuidar do sistema de uma empresa e alé mdisso vai dar manutenção nos computadores e varrer a sala dos servidores. Com o tempo fica mais fácil colocar esses limites.

    Quanto a fazer o que gosta, acho que quando fazemos algo com prazer a dedicação é muito maior e por isso os resultados podem ser melhores, entende?

  • Diego

    Quando se está fixo no emprego é mais fácil ter limites mesmo, mas normalmente quando está se trabalhando por conta própria vira festa

    Entendi sim, o problema é quando o que você gosta não da muito dinheiro, por exemplo:
    Se eu gosto de ser programador e eu tenho oportunidade de mudar pra gerente de projetos ganhando 2x mais é difícil não aceitar mesmo que eu não gosto muito dessa área.

    Eu gosto muito da área de informática, mas eu tava pensando em abrir uma empresa, mesmo odiando administrar as coisas, por isso que da dinheiro :P

  • Michel

    Timothy Ferriss tem um post interessante sobre isso também:
    http://www.fourhourworkweek.com/blog/2007/09/14/the-top-5-reasons-to-be-a-jack-of-all-trades/
    Aliás, estou querendo comprar o livro dele, embora eu não acredite em uma semana de 4 horas de trabalho, há muitas idéias aplicáveis no livro segundo as resenhas na Amazon, particularmente no que diz respeito à terceirização de processos.

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    Vai dar dinheiro só se você souber administrar. Conhecimento técnico nem sempre é suficiente, eu sou a favor da paixão pelo que fazemos :p

  • http://issomesmo.com Pedro Villalobos

    É Michel, o Tim Ferris tem umas idéias bem interessantes, também estou pensando em pedir o livro dele, mas pelo que me falaram, no ano que vem lançam aqui no Brasil :) Qualquer coisa, olha na fnac.com.br que lá deve ter em inglês

  • Diego

    Na parte de administrar eu so uma negação :S
    Dai eu prefiro jogar na mão de alguém e só fica olhando por fora :P

    Interessante esse livro, depois eu vejo mais sobre ele :D

    Obrigado

  • Pingback: Meu Google Reader - 17/10 - 30/10

  • Renê AugustO

    então.. eu tenho 16 anos to cursando o 3º ano e pra falar vdd eu to super confuso sobre a profissão que eu vo escolher.. eu sempre gostei muito de desenhar carros..na vdd sempre fui apaixonado por carro mais de uns tempos pra cá eu tenhu ficado muito em duvida..pois meu pai tem uma empresa de confecção de roupas aii eu já pensei em fazer Engenharia Têxtel mais vem a velha Duvida.
    Esse negocio de varias profições não me atrai muito pelo menos por enquanto .. mais é isso aii vou pesquisar mais e tentar descobrir em que profissão eu me indentifico mais …

  • Pingback: Meu Google Reader - 17/10 - 30/10 | 30 & Alguns

  • Mayara

    eu queria uma ajudia de vocês… vou fazer meu vestibular e ainda não sei qual escolher… o que vocês acham melhor : Nutricionista, Odontologista, Dermatologista, Pediatra ou Jornalista?
    Vem até o lado dos salário, já que eu gosto de todas. Acho que agora é ir pelo salário mesmo… Por Favor : Mim enforme esses salários e deem as suas opiniões…
    Beijos
    Obrigada

    ASS: Mayara Cristina

  • cristiane

    Olá
    Tenho 16 anos.
    Este ano estou concluindo o ensino médio
    E estou com duvidas em que careira seguir..
    Vou prestar vestibular este ano e
    Adoraria sugestões..
    Estou pensando em fazer fisioterapia, mas não tenho certeza..
    Espero a ajuda de vocês..

  • https://login.live.com/login.srf?wa=wsignin1.0&rpsnv=11&ct=1329173909&rver=6.1.6206.0&wp=MBI&wreply=http:%2F%2Fmail.live.com%2Fdefault.aspx&lc=1033&id=64855&mkt=en-US&a luciana fernandes

    OI
    TENHO 17 ANOS.
    ESTOU CONCLUINDO O ENSINO
    MÉDIO E GOSTARIA MUITO
    DE RECEBER SUGESTÕES,POIS Ñ
    SEI Q CARREIRA SEGUIR…
    ME AJUDEM POR FAVOR…

  • http://www.testesvocacionais.com.br Sâmya Lima

    Oi tenho 15 anos e queria ñ sei o que quero ser
    Me Ajudemmm

  • Tiéli

    Tenho 23 anos,nunca tive algo que eu gostasse de fazer mas pensei q conforme o tempo fosse passando eu descobriria…mas já esta mais do q na hora né?Não tenho a minima ideia,tipo,gosto de tudo mas sempre acabo vendo um lado não acho q isso não…não consigo me interessar por nada de verdade,ja fiz muitos testes de orientação mas só confundem mais.

  • https://login.live.com/login.srf?wa=wsignin1.0&rpsnv=11&ct=1329173909&rver=6.1.6206.0&wp=MBI&wreply=http:%2F%2Fmail.live.com%2Fdefault.aspx&lc=1033&id=64855&mkt=en-US&a Jane

    Bom dia,
    pessoal.

    Bom, eu como todos vcs esta aqui pelo mesmo motivo.
    Que profissão seguir…
    Gostaria muito de me comunicar com alguém, talvéz esteja precisando mesmo dessa forcinha e atravez de vcs me torna uma grande pessoa profissionalmente.

    Agradeço a todos…
    Abraços

    Se alguém quizer me add:
    [email protected]

  • anderson alves da silva

    oi boa noite
    sempre sonhei com um objetivo…
    um dia ser um médico.
    clínico geral..
    gosto de estudar,ler livros,ser entrevistas,ler jornais etc.
    procuro sempre ficar antenado no mundo.
    acho que essa é a única profissão que mim endentifico ate agora.
    vou trestar vestibular agora,eu ir marcar pra medicina,mas infelizmente minha família não deixou,disseram que era melhor eu fazer enfermagem porque era mais fácil,e vou fazer sim,
    na ufc (faculdade federal do ceará) se deus quizer vou realizar meu grande sonho em 2010.
    quem poder mim ajudar..
    meu email é esse:
    [email protected]
    obrigado.

  • ana paula ferreira de souza

    tenho 13 anos e não sei o que quero ser guir guando crescer é uma decissão muito dificíl eu gosto de cantar,dançar,escrever músicas quero ser música mas as vezses paro e pesso “É isso mesmo que quero pra mim no futuro ou não!“ aí me vem a dúvida….eu vivo esperementando as coisas tipo cabeleleiro nem rolou,volei,futebol,basquete tudo q vocês penssarem de profissão no mundo mas não sei o que quero ser sei que a música é importante pra mim mas não sei se quero isso pra minha vida pro meu futuro….e aí galera vocês entendem preciso de ajuda eu quero muito ser alguem mas não por onde começar meus pais são tudo pra min não quero decepcionar eles quero pelo menos ter um diploma para eles terem com que orgular nessa vida dura e nesse mundo perdido……eí aceitem meu comentário ñ tenho site…..

  • ana paula ferreira de souza

    valeu galera estou contando com vocês….bjos xau e até a próxima

  • maeli

    tenho 17 e estou no ultimoa no do ensino madio, e ja tenho que começar a pensar na minha profissa ,mas não sei exatamente o que quero ser muitas duvisa!!!

  • Poliana Silva

    Olá!
    Estou no 8º período do curso de Licenciatura em Física, mas não sei se é isso(ensinar) que quero! Vocês podem achar estranho por eu estar já no final do curso e não saber se estou no certo! Mas, queria ajuda, pois não sei o que fazer depois que terminar esse árduo curso! Já pesquisei um bocado e não achei nada que me interessasse!

    Help me, please!!!!

  • Laurinha

    isso não ajudou em merda nem uma
    “MUITO OBRIGADO”

  • Arian jackson

    você estimulam as pessoas a fazerem o q querem, com certeza tem várias pessoas no brasil q nao sabem muito bem o q fazerem da sua vida em relação a profissão

  • Arian jackson

    vocês estimulam as pessoas a fazerem o q querem, com certeza tem várias pessoas no brasil q nao sabem muito bem o q fazerem da sua vida em relação a profissão

  • Hugh Ovard

    It is actually a nice and helpful piece of info. I’m satisfied that you simply shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  • Victorhugo1939

    tenho 16 anos e não sei o que queri seguir por que e uma descisao muito dificil

  • Nathalie_m_barth

    tenho 13 anos vou para 8 serie e meus pais des de ja me cobram isso que profissao vou seguir no meu coraçao quero ser fotografa acho que sempre quis isso mas por dinheiro quero padiatria mas acho que so por dinheiro é errado mas tenho medo de nao conseguir me sustentar que duvida cruel

  • Natalie Geffer

    Isso não me ajudou em nada