Em Busca do Sono Perfeito

Publicado em 20/02/2008 por Pedro Villalobos

Todas as noites quando me deito, minha cabeça fica à mil. Frequentemente eu acabo tentando trabalhar mais um pouco e ser produtivo durante a insônia, mas nem sempre ficar acordado é uma opção. Com a vida cada dia mais corrida, é impossível ficar trabalhando só dentro de casa ou simplesmente acordar um pouco mais tarde sempre. Por isso tenho procurado dormir mais e melhor.

Existem várias dicas para um cochilo perfeito, o famoso "power nap", mas e uma bela noite de sono? Bem, vamos ao que tem funcionado para mim.

Nada como o som do oceano

Ou como prefiro, substituir o oceano por Johnny Cash[bb] ou algo do Dave Brubeck[bb]. Claro que em um volume bem reduzido e com um limite de repetições para não desperdiçar energia elétrica.

A música sempre me ajuda a relaxar e o simples fato de me concentrar em algo isola completamente outros pensamentos.

OvelhaContando carneirinhos

Essa é clássica, quando eu era criança meu pai me ensinou a fazer cálculos simples para relaxar e dormir. É outra forma de blindar seu cérebro para não ficar pensando em mais nada.

Se os cálculos começarem a distrair demais, pode simplesmente contar. Normalmente é o que eu faço, antes de chegar em 400 já estou dormindo.

Inspira, expira

Sempre que me deito minha respiração fica um pouco acelerada e pra melhorar isso eu uso uma técnica de expansão dos pulmões que uma fisioterapeuta me ensinou. Ela consiste em inspirar profundamente pelo nariz, segurar por 5 segundos e soltar o ar devagar pela boca.

Após fazer isso dez vezes eu já consigo respirar lentamente e meu corpo fica bem mais relaxado.

Misture tudo e acrescente o que quiser

Nos dias mais críticos eu junto essas três técnicas e e acabo ouvindo música[bb] enquanto conto minha respiração. É mais saudável e bem mais barato que qualquer Lorax.

Quer mais dicas?

Dê fim à sua insônia
5 Dicas para você acordar mais cedo
Sono: Como dormir bem a partir de hoje [Via Efetividade.net]

Tem alguma outra? Não deixe de comentar!

Você já assinou o RSS do Isso Mesmo!? Se ainda não sabe como, aprenda aqui.

Comentários

15 Comentários em “Em Busca do Sono Perfeito”

  1. André HP em 20/02/2008 às 13:03

    Tem um programa chamado I-doser, é a famosa droga online, ela muda a frequencia dos batimentos cardiacos e as ondas celebrais. Cada um faz uma coisa, e não são prejudicam a saúde.

    Tem um que da fome, e tem um la que da sono… Ai è só colocar em MP3 e boa! ^^

  2. Daniel Accorsi em 20/02/2008 às 13:24

    Você comentou no começo do artigo que logo quando deita sua cabeça fica a mil. Pois bem! Assim que li me lembrei e gostaria de compartilhar, eu fico assim quando estou no trono, não sei porque.

    Mas sobro o assunto em si, a questão dos carneiros já tentei e não rola não, se bobear fico contando até 1 milhão. Mas o grande lance é a música, esse sim mexe conosco.

    Uma coisa que me ajuda bastante é quando deito minha cabeça no travesseiro e começo a me imaginar na era medieval, com as espadas, escudos e batalhas. Quando vejo é hora de acordar e ir pro trabalho.

    Abração!

  3. Pedro Villalobos em 20/02/2008 às 14:07

    André, eu testei esse I-Doser já. Furada total! Tem até outros sistemas parecidos pra dormir e nenhum tem comprovação científica alguma e tão pouco funcionaram comigo. Outro problema que me lembro do I-Doser é a necessidade de ouvir usando um headphone, o que é bem desconfortável pra dormir, né? eheheheh

    Daniel, se eu começar a divagar desse jeito acabo com o cérebro à mil de novo eheheeh Imaginação fértil é complicado… Mas fica a dica pra quem quiser experimentar :)

  4. Daniel Accorsi em 20/02/2008 às 14:32

    Ahh Pedro, esqueci!! Parabéns pelo blog, entro a cada post. Abraço.

  5. Pedro Villalobos em 20/02/2008 às 15:09

    Valeu Daniel :)

  6. André HP em 20/02/2008 às 16:56

    Pedro, não é necessário headphone, basta um fone bom. Eu fiz parte da equipe que avaliava o funcionamento do I-doser aqui no Brasil, realmente 5 em cada 10 jovens tinham problemas com o I-doser.

    É difícil mesmo funcionar, você deve procurar toda estrutura que proporcione uma ergonomia correta para o uso. É muito mais que apagar a luz e escutar um som.

    Abraços

  7. Pedro Villalobos em 20/02/2008 às 17:02

    Pois é André, mas quando você vai dormir acho que é mais ou menos isso que quer, né? ehhehehehe E mesmo um earphone não é das coisas mais confortáveis pra dormir :/

  8. Léo barman em 21/02/2008 às 10:33

    - Esse negócio de contar carneirinhos é uma babaquice. Quando pequeno comecei a contar e, preocupado aonde tinha parado, passei a anotar a quantidade de carneiros que pularam a cerca e fugiram em um caderninho no criado-mudo próximo à cama. Me lembro que cheguei, aproximadamente, na casa dos 32.000. Perdi o sono muitas vezes com essa preocupação.
    - Outra: babaquice de novo pois, se ensinar a contar às crianças faz dormir, “psicoticamente” a criança passa a dormir quando mexe com matemática simples. Imagina então mexer om cálculo composto em sala de aula. O aluno dorme ou entra em coma.

  9. Pedro Villalobos em 21/02/2008 às 11:42

    Que isso Léo, não seja tão radical eheheheh

  10. Diego em 23/02/2008 às 15:12

    AHERUIEHRIUHAERIUH
    Acho que o Léo descobriu porque todos dormem na aula de matemática !!!!!!!!

    Eu vou seguir essas dicas.. Quando eu vou dormir eu fico meio hiperativo.. Vamos ver se da certo ^^

  11. Thássius V. em 25/02/2008 às 4:52

    Eu deixo para ouvir os podcasts à noite, na cama. Os bacanas eu ouço prestando atenção. Quando entram os mais chatos, acabo pegando no sono.

    Tem vezes, claro, que isso não funciona e acabo apelando para a música normal. No entanto, penso se dessa forma não estaríamos forçando nosso organismo a trabalhar contra sua natureza.

    Eu sou mais eficiente, criativo e cuidadoso durante a madrugada.

  12. blosque.com | Meus Musos da Campus Party - E Duas Deusas em 25/02/2008 às 21:03

    [...] - Pedro Villalobos [...]

  13. Kaka em 27/02/2008 às 15:56

    Olha… Eu costumo comer, só não consigo dormir quando estou com fome… De qualquer maneira, eu durmo bem pouco, então não dá prá considerar uma dica minha!

  14. Rafael em 10/07/2008 às 9:56

    No concurso costuman aparecer questões sobre atualidades, inclusive como tema de redação. Preste atenção nos fatos econômicos, acontecimentos políticos e sociais mais recentes, tais como conflitos raciais, religiosos e culturais. Para se manter bem informado, leia boas revistas e um bom jornal em sua cidade. Atualmente o poder está nas mãos daqueles que detêm a informação. No concurso não é diferente.
    Fique ligado!

  15. Rafael PB em 10/07/2008 às 9:57

    Se gostaram deixa comentarios
    vlw

Deixe seu comentário