Banda Larga: 5 Dicas de Como Economizar na Sua Internet

Banda Larga: 5 Dicas de Como Economizar na Sua Internet

Com o país em crise todos estão sempre procurando maneiras de economizar. A lista do supermercado diminui, os presentes se tornam lembrancinhas, mas mesmo assim parece que ainda é preciso fazer alguns ajustes, como encontrar a internet banda larga perfeita.

Uma maneira muito eficaz de se economizar dinheiro é modificando algumas das suas despesas fixas que têm mais impacto nas contas do mês e afetam o montante anual de gastos. Uma dessas despesas fixas é a internet banda larga em casa, tecnologia que antes era um luxo e hoje se tornou uma necessidade, inclusive para se manter conectado ao trabalho.

Com algumas mudanças você pode economizar e ter a internet ideal para você e sua família.  Então vamos às dicas de como economizar?

1- Consulte as informações do seu plano de internet banda larga

Normalmente as pessoas tendem a pesquisar somente no momento da contratação do serviço de internet ou até mesmo de telefone e TV por assinatura. Então, assinamos o contrato e ficamos com ele por muito tempo, meio que por inércia, sem checar novas oportunidades ou se esse plano ainda é certo para você.

Então comece por aí: avalie o seu plano!

Com a última conta da sua internet ou combo em mãos, siga as instruções da empresa e saiba mais sobre o seu plano e seu contrato no site da empresa provedora ou por telefone.

Avalie então:

  • O que o seu plano oferece: velocidade, pontos, assistências;
  • Qual a validade do seu contrato e se há multa rescisória;
  • Avalie o valor do seu plano nos meses anteriores e verifique o percentual de ajustes de preços do seu plano.

Com todos os dados da sua banda larga em mãos você conseguirá avaliar melhor novas maneiras de economizar.

Economizar na Banda Larga

2- Avalie a velocidade real da sua internet banda larga

Todas as empresas provedoras de internet banda larga informam em seu contrato qual a velocidade contratada. No passo acima você conseguiu essa informação, então agora avalie se essa velocidade contratada é realmente a que você está recebendo.

Na maioria dos casos a velocidade não é igual a contratada. Às vezes você está usando uma conexão muito mais rápida que a contratada no seu plano, devido à constante modernização das tecnologias de internet. E isso será um ponto extra para a sua provedora.

Agora, às vezes a velocidade real na sua casa está muito abaixo da contratada por você. Isso significa que você está sendo enganado e está desperdiçando dinheiro, pagando caro por um serviço que não está sendo entregue.

Por isso, confira a velocidade real da sua conexão de internet banda larga. Uma maneira fácil de se fazer isso é acessar o site Minha Conexão, seguir as instruções e avaliar a velocidade da sua internet. É importante também fazer essa avaliação em diferentes dias e horários.

Se a sua internet está com velocidade muito abaixo da contratada, ligue para a empresa provedora e converse sobre um desconto no valor da sua mensalidade. E se essa internet mais lenta nunca afetou o seu uso, você pode até mesmo pesquisar planos mais simples, de provedoras menores que iriam, mesmo assim, atender às suas necessidades.

Velocidade da Banda Larga

3- Qual velocidade você precisa?

Quanto mais rápido a internet, mais cara ela será. Então é melhor entender o seu consumo para não contratar uma internet lenta ou pagar a mais por algo que você não precisa.

  • Internet de um mega: é indicada para quem quer enviar e receber e-mails, ler notícias ou acessar uma rede social.
  • Internet de cinco mega: já dá para ver vídeos, ouvir rádio online, fazer download e enviar arquivos.
  • Dez é para quem quer fazer tudo isso com mais rapidez.
  • Vinte mega: dá ainda mais velocidade, especialmente para downloads e envio de arquivos pesados.
  • E ainda tem a de 50, 100 e até 300 mega são para usuários que têm muita demanda de internet, por exemplo uma família que possui muitos aparelhos conectados no mesmo link de internet.

Teste de Velocidade de Banda Larga

4-Compare os planos de internet banda larga em sua região

Agora que você já sabe todas as informações do seu plano atual e da sua real necessidade, você pode pesquisar novas opções de planos e ver o que o mercado de internet banda larga tem para oferecer.

Uma forma bem simples de fazer isso é acessar o site do Melhor Plano e comparar os planos de internet banda larga na sua região. Basta conferir  a sua cidade, que está no topo direito da página, selecionar os provedores que deseja comparar e visualizar todos os planos disponíveis com preço, velocidade e franquia atualizados.

Pelo site da Melhor Plano você também consegue comparar combos das provedoras de internet e outros serviços, como telefone fixo, TV e até celular. A contratação de combos muitas vezes traz economia em todos os serviços que contrata, ao invés de ter que assinar e pagar uma conta por cada um deles.

Com essa comparação você tem uma visão geral do que o mercado oferece e pode decidir se vale a pena continuar com o seu plano de internet banda larga ou se há opções mais baratas e que te atendem no mercado.

Se você decidir mudar de empresa, leve em consideração taxas de rescisão do seu contrato atual, assim como a duração do contrato da outra empresa, taxas de adesão e de instalação que normalmente estão nas letras miúdas no site ou no contrato da internet.

Agora, se você decidir manter a sua fornecedora de internet banda larga, você ainda tem algumas opções para economizar.

Comparar Combos de Banda Larga

5-Verifique se não há promoções ou planos mais acessíveis na sua provedora

Se você decidiu ficar com a sua provedora mesmo, verifique os planos e combos que ela oferece. Pode ser que a empresa tenha planos mais em conta e que atendam as suas necessidades. Aí é só migrar para um novo plano, sem ter que mudar de empresa, aparelhos ou fazer nova instalação.

Além disso, fique sempre de olho nas promoções da sua provedora de internet banda larga. Muitas vezes elas lançam promoções com descontos que podem ser aplicáveis ao seu plano. Mas você precisa ficar de olho e solicitar à empresa os descontos. Uma boa forma de não perder essas promoções é assinando a newsletter da sua empresa provedora de internet banda larga. Assim você receberá por email todas as promoções vigentes.

Seguindo estas dicas você vai conseguir encontrar formas de economizar na sua internet banda larga sem ter que abrir mão deste serviço e aliviando as contas do final do mês.



Pedro Villalobos - 03/05/17


2 Comentários

  1. Pedro Israel disse:

    É importante também verificar se a operadora está oferecendo um plano com cabo ou fibra. Algumas operadoras como a Claro e a Sky vendem planos de banda larga que na verdade é banda larga móvel, que são bem mais instáveis e com muita latência

  2. Felipe disse:

    Ótimas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *