A Verdade sobre o Estabilizador.

Alta Tensão

A coisa mais difícil é ver um computador que não esteja ligado a um estabilizador. As pessoas, em sua maioria, acreditam que o estabilizador é algo vital e necessário para a segurança e melhor funcionamento do computador. Mas, qual a real necessidade deste aparelho?

No inicio da era dos PC’s, as fontes que os acompanhavam eram as fontes lineares, a tecnologia usada era inferior à das fontes chaveadas atuais. Como os computadores vinham dos Estados Unidos e lá o padrão de distribuição de energia é diferente, quando as fontes lineares eram ligadas no padrão brasileiro sofriam estresse e acabavam queimando ou danificando os computadores. Logo ficou enraizado na cultura brasileira que o estabilizador era essencial para o funcionamento seguro e correto.

Com o advento da evolução tecnológica, as fontes lineares foram trocadas por fontes chaveadas, que trabalham com maior flexibilidade de tensão, aceitando com facilidade o padrão brasileiro. Agora os Computadores não necessariamente necessitam de um estabilizador ou filtro de linhas, só vale a pena investir em um se esse vier com proteção contra surtos/descargas elétricas.

Evite aparelhos de baixa qualidade, esses supostos “estabilizadoresâ€? servem muito mais como uma extensão de gravata ou até como um fomentador de problemas.

Mais duvidas ou perguntas sobre estabilizadores? Use e abuse dos comentários!



Igor Barbosa - 19/04/07


14 Comentários

  1. Benedito Antonio Moreira disse:

    porque o pc não liga quando esta conectado ao estabilizador (ja tentei 2) e direto na tomada ele funciona normalmente?!!!

  2. Eros silva disse:

    Katrinny falou muto bem, o comentário que ele deu foi o melhor.

  3. thiago disse:

    sempre liguei o meu pc no estabilizador mais do nada ele paro di liga ja troquei de estabilizador e nada so liga direto na tomada
    oq podi ser?corro algum risco de liga-lo direto na tomada??

  4. katrinny disse:

    o estabilizador e importante mas não resolve tudo ta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tomem cuidado

  5. rau disse:

    Mauricio Oliveira:

    Os nobreaks não colocar 90 volts pra fora, provavelmente vc tá medindo a tensão de saida em bateria com um multimetro barato. Tente medir com um multimetro TRUE RMS pra aferir o valor correto.

    “Homer Simpson”:

    Não é a corrente que é transformada, não há como “transformar” a corrente, amperes. O que é transformador é a tensão ou a vulgarmente conhecida, “voltagem”. São coisas bem distintas!

    Bernardo:

    Um aterramento seguindo os padrões definidos na norma NBR 5410-2004 é recomendável, mas por si só não protegerá seu PC de tudo. Aliais, a função primordial e pra qual o aterramento foi criado, é a proteção pessoal – contra choques.

    Manoel:

    Você está atribuindo uma função que nenhum estabilizador encontrado no mercado faz. O estabilizador em nada altera a frequência da rede, o máximo que ele faz, male mal na maioria das vezes é tentar manter estável o nível de tensão (volts) na sua saida e atenuar alguns ruidos induzidos nessa onda. O pior de tudo é que os próprios relés dentro do estabilizador, que não passam de interruptores liga/desliga, aquele clique-clique todo que faz dentro do estabilizador, gera espúrios na saída dele, ruidos e pequenos picos de tensão de existência bem curta, mas muitas vezes o sufciente pra causar problemas e redução da vida útil de uma fonte. Alguns estabilizadores possuem filtros na saida pra aliviar a ruidada gerada pelos relés que ficam “picotando” a aonda senoidal o tempo inteiro. Caso não sabia, os relés ao mudarem de estado desliga e liga a energia durante 8-10 milisegundos, selecionando um transformador interno com varias saidas de tensão diferente. É como se existisse um interruptor desses de luz ligando uma saida e desligando outra á cada clique q ouvimos. Esse processo é uma coisa arcaica pras fontes chaveadas que se auto-regulam diante das variações de tensão da rede, ainda por cima gera ruidos na onda de saida.

  6. Manoel disse:

    Na minha opinião o estabilizador é muito importante porque ele tem como fonte uma corrente alternada, logo muitas das vezes a frenquencia que chega em nossas casas vem “suja”, entrando em ação o estabilizador que limpa esta frequencia deixando-a no nosso padrão 60Hz.

  7. Bernardo disse:

    tb acho desnecessario o estabilizador, mas qto ao aterramento?

  8. Homer Simpson disse:

    O estabilizador (de boa qualidade) protege sim o computador evitando que fonte seja danificada ou que o computador trave, reinicie ou desligue quando acontece alum problema com a rede elétrica além de transformar a corrente elétrica em 110v para os demais perifericos.

    Obs: Computadores sempre usaram fontes chaveadas, uma fonte linear para ser usada em um microcomputador exigiria um transformador caro, enorme e pesado…

  9. Mauricio Oliveira disse:

    Olá o meu comentário sobre estabilizadores é o seguinte eu nunca vi tanta coisa mais idiota do que isso , esses estabilizadores que existem por ai
    são umas coisas grotescas não passam de dispositivos mal projetados
    usam reles para ligar derivacões de um auto transformador que nem é
    isolado da rede eletrica , sendo que a maior causa dos problemas dos
    computadores é causado por essa geringonça que alen de não servirem para nada ainda só consomem mais de 15% de energia mesmo que
    tivesse estabilizadore que funcionasem serian desnescesários porque as
    fotes de computador já são estabilizadas e muito precisas alen de consumir
    menas energia são completamente isoladas da rede , sou tecnico eletrônico
    e o que tenho para dizer sobre isso é que todos os aparelhos que conheço
    usam fontes estabilizadas, mas com muita tecnologia dispenssando qualquer geringonças destas , aqui no Brasil se vendem jarras magneticas ou imantadores de agua, coisa que no curso primario se aprende que essa propriedade não se atribui aos liquidos, mas aqui tudo é possivel é o BRASIL. tambem nos no-breaks há varias irregularidades por exemplo a forma de onda que sai do no-break é distorcida e não chega a 90 volts
    mas são aprovados pelo immetro bem como varios estabilizadores e sempre quem sai prejudicado é o consumidor porque se ele comprar um
    computador e não não levar o tranbolho junto não dão garantia isso se trata de uma venda casada que pela lei não poderia ser feita mas espero que um dia isso mude se o consumidor exigir seus direitos !!!

  10. ah sim, agora que eu li direito e percebi que você estava falando de equipamentos em geral eheheh

  11. régua? Todas as fontes que eu vi até hoje sao bi-volts, algumas até automatico. Não acho que você realmente precise de um transformador =)

  12. No caso aqui de Brasília um estabilizador é um bom negócio de qualquer jeito, pois a tensão aqui é 220V, e muitos dos equipamentos de informática são em 110V. Levando em consideração que transformador de 220 pra 110 com uma só saída é quase o mesmo preço de um estabilizador marromenos, você ganha duplamente, pois ainda por cima ele vem com várias saídas, não precisando de uma régua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *