Acabe com a bagunça

Acabe com a bagunça Inicio de férias é sinônimo de centenas de papeis inúteis para qualquer um. Podem ser dezenas de textos e provas da faculdade que você nunca mais vai precisar ou recibos de banco e correspondência.

Semana passada, decidi dar uma limpada em algumas gavetas e fiquei surpreso com a quantidade de papel que eu estava guardando. Quando terminei apenas 3 gavetas, já tinha mais de 5kg de papel no lixo. Para fazer isso, sem correr o risco de jogar fora algo importante, segui alguns passos:

1- Separei todos os papéis em grupos
Recibos, notas fiscais, contas pagas, cartões, panfletos

2- Conferi a data de cada um deles
– Aqueles recibos de uso do cartão de crédito/débito só precisam ser guardados até o final do mês, quando chega a fatura. Todos que tinham mais de um mês foram para o lixo.

– Recibos e garantias de produtos que já perderam a garantia também foram embora. Os que eu guardei foram para um envelope.

– Minhas contas todas são pagas pela internet, então os recibos dela podem ser impressos a qualquer hora pelo site do banco, novamente joguei tudo fora, com exceção das que tinham menos de um ano, essas foram para o arquivo.

– Panfletos de eventos passados assim como cartões de pessoas que simplesmente não me interessam foram para o lixo. Os cartões relevantes foram para um porta-cartões.

3- Separei todo o material relacionado a faculdade para organizar depois, quando partir para o meu armário, o que provavelmente vai ser hoje.

Organizar a papelada pode ser mais simples do que parece, principalmente se você é como eu e guarda muita coisa desnecessária. Depois de todo o trabalho de arrumar, que não é muito, você ganha muito mais espaço para organizar o que é relevante para você.

Se você quiser organizar sua mesa primeiro, aqui tem um ótimo passo a passo.

E aí, tem mais alguma dica para acabar com toda a papelada acumulada no semestre?



Pedro Villalobos - 06/07/07


6 Comentários

  1. Sandra Dias dos Santos disse:

    O ideal é abrir a correspondência ao lado da lixeira de descartáveis e só manter o que interessa. Chega de tralha!

  2. Luciano, o problema são as pequenas bobagens que guardamos. Você pode reparar na sua casa mesmo que as coisas realmente importantes são minorias nos seus armários…

  3. Luciano Leite disse:

    Percebo que este é o tormento de todos aqueles que ou por medida de segurança ou desejo de não perder uma informação (conhecimento) interessante vivem às voltas com este eterno dilema: desencanar e simplesmente descartar tudo que aparece pela frente ou guardar para um dia organizar e decidir o que fazer?

    Valeu pela contribuição.

    Grande abraço.

  4. Pois é Vitor, eu uso pastas e gaveteiros. O problema é quando elas ficam cheias de tralhas também ehehhe

  5. Vitor disse:

    Realmente é verdade, cada dia que chegamos em casa é mais um monte de carta, papel, propaganda que chega. Já tentei vários métodos, mas por experiência o que ainda acredito ser melhor são pastas e gaveteiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *