Análise de risco de uma aposta

Análise de risco de uma apostaUma amiga me contou um caso interessante hoje, aparentemente ela apostou uma boa quantia com outro amigo nosso e perdeu. O que me intrigou em primeiro lugar, foi o fato dela topar a aposta. Essa aposta, por vários motivos, me lembrou bastante a análise de risco que o Juarez já mencionou por aqui.

Em uma primeira olhada, a aposta era bem tentadora: R$2000 simplesmente para seu marido não fazer uma tatuagem. Realmente parecia um dinheiro bem fácil, mas ela guardava alguns outros fatores interessantes:

1- Ele já havia dito que faria a tatuagem
Só isso já serviria para acabar completamente com a segurança da aposta. É algo como apostar na vitória de um time que acabou de perder o jogo

2- Ela duvidou na frente de todos que ele faria a mesma
Lidar com o ego das pessoas, ainda mais na frente de outras é algo bastante arriscado

3- A pessoa que apostou com ela dificilmente blefa com um valor tão alto
É importante analisar os jogadores antes de aceitar uma aposta. Isso é uma estratégia tão antiga que nem precisava ser lembrada, você sempre dança conforme a música

4- Independente do vencedor, o dinheiro vai para a poupança para um futuro filho
Acho que é o único ponto positivo dessa aposta para ela, criar uma poupança forçada

Depois de analisar todas as peculiaridades dessa aposta, ela deixa de parecer uma boa jogada. A mesma coisa pode ser feita quando avaliamos o risco de um investimento.

Acho que esse exemplo nos mostra que muitas vezes, analisando friamente descobrimos que algo pode aparentar ser um ótimo investimento à primeira vista, mas na verdade é o pior possível.

E você, como joga em uma situação como essa?



Pedro Villalobos - 10/07/07


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *