Até onde conhecimento é poder?

A chave do sucesso

Vivemos cercados pela máxima de que “conhecimento é poderâ€?, porém a maioria das pessoas a segue de forma errada, achando que ter conhecimento simplesmente por ter faz deles pessoas mais fortes, tanto no meio empresarial como pessoal. O que vemos então são pessoas se gabando de saberem algo sem nem mesmo poderem provar isto.

Diversas empresas seguem essa filosofia, evitando divulgar informações que seriam vitais para o melhor uso de seus sistemas,leia-se desenvolvedoras de software em geral. Não estou pregando de forma alguma a manutenção insensata e irreal de códigos livres e afins, o que estou dizendo é que muitas vezes, espalhando o que sabemos, acabamos ganhando mais, é o caso dos blogs.

Os blogs, atualmente, são uma das maiores e mais dinâmicas fontes de conhecimento disponíveis no mundo inteiro. É possível achar praticamente qualquer conteúdo, sobre qualquer tema escrito de forma didática e muitas vezes contendo também uma boa dose de experiência pessoal nos textos. Isso tudo facilita a assimilação do conhecimento e a propagação do mesmo. Mas então, aonde entra o poder do conhecimento e porque divulgá-lo?

A resposta é mais simples do que parece, um blog de sucesso gera reconhecimento para seu(s) autor(es) e isso gera poder, um blog pode tornar alguém referencia em um ou mais temas. Como exemplo disso tempos o Darren Rowse, autor do Problogger.net e de diversos outros blogs que vão desde fotografia até religião. Ele divulgou todo o seu conhecimento e a forma de aplicação do mesmo de forma gratuita na internet e acabou se tornando um dos consultores de blogs e negócios virtuais mais requeridos do mundo!

Baseado nisso, tudo que eu posso recomendar é: divulgue seu conhecimento, para que os outros saibam que você o possui, assim, quando precisarem de alguém que domine sua área, vão saber onde e como te achar.

Enquanto este dia não chega, trabalhe para ser o melhor profissional possível nos temas que você domina e esteja preparado, a qualquer momento você pode ser o próximo messias digital. A chave do sucesso está em suas mãos!



Pedro Villalobos - 12/04/07


1 Comentários

  1. O Darren Rowse, acredito eu, se enquadra naqueles autores de tutoriais. E como sabemos, na internet os tutoriais são um grande sucesso.

    É inegável que conhecimento é poder. Vivemos na chamada “Era da Informação”, e a internet torna bem óbvio que a informação está disponível para todos, em igualdade de possibilidades.

    A grande problemática é a pessoa saber usar determinada informação em seu favor (algumas vezes fazem isso contra outrem, mas não defendo esta posição). Num meio tão democrático e livre, joio e trigo misturam-se bastante. Portanto, saber digerir a informação para poder determinar o que presta e o que não presta é fundamental para usá-la com eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *