Backup fácil e rápido

Desde que eu perdi todos os dados (inclusive a monografia da minha mãe) do meu computador em 1998, nunca mais deixei meus arquivos importantes sem backup. O problema é que com a evolução dos HDs, ficou mais difícil fazer essa tarefa manualmente. Copiar 5mb de dados para alguns disquetes era moleza, mas e 5gb?

Existem diversas formas de executar um backup automático ou manter pastas sincronizadas. Até o Windows possui um programinha para isso, mas como eu não gosto muito dele, vamos usar o SyncBack Freeware V3.2.14. Ele possui uma versão em português (apesar de ter instalado em inglês no meu computador) o que facilita bastante todo o processo. Vamos à ele?

Configurando

Após instalar, na primeira vez que você abrir o programa irá aparecer uma janela como essa abaixo. Clique em Yes ou Sim

backup1

Na segunda janela, escolha Backup e clique em OK. O passo seguinte é criar um nome para esse perfil de backup. No meu caso eu escolhi “issomesmo”, pois vai ser o backup da pasta com informações do site.

backup3

Depois de criado uma janela abre com diversas opções. Para um backup básico e simples, só vamos mudar algumas delas:

backup4

No número 1 da imagem acima, temos o campo aonde iremos colocar o diretório de origem, ou seja, a pasta que queremos fazer backup.

No número 2 escolhemos aonde será feito esse backup.

ATENÇÃO! Escolha uma partição ou hd diferente do que está a pasta original.

No número 3 vamos definir se ele vai ou não fazer backup dos sub-diretórios presentes no diretório escolhido. Normalmente usamos a opção de incluir todos os sub-diretórios.

Clique em OK. O programa irá perguntar se você deseja fazer uma simulação do backup, escolha Não.

Agendando o Backup

Após configurar as  opções básicas, vamos agendar o backup automático.

Basta selecionar o perfil que acabamos de criar e clicar em Agendar ou Schedule.

backup5

O programa irá informar que não existem agendamentos para o perfil que você escolheu e perguntará se você deseja criar um. Escolhe Yes ou Sim.

Em seguida aparece um aviso informando que você deve digitar a senha do seu usuário, clicando no botão Set Password ou Definir Senha da janela à seguir.

Nessa nova tela, após digitar sua senha, clique em na aba Schedule ou Agendar.

backup6

No meu caso, como os arquivos são modificados diariamente, vou escolher Diário, com hora de início às 23:00. Também vou escolher para agendar automaticamente a cada 1 dia. Clique em OK. Se tiver feito tudo certo, irá aparecer uma tela como essa abaixo:

backup7

Clique em OK novamente e saia do programa. Na hora escolhida o programa irá abrir automaticamente e executar o backup.

Simples, não?

Esse programa também pode ser usado para manter duas pastas sincronizadas. O que é muito bom caso você use um pendrive para carregar seus arquivos ou queira manter uma cópia fiel das pastas que quer preservar.

Para efetuar a sincronia de pastas, basta criar um novo perfil e escolher a segunda opção, Synchronisation,  ao invés de Backup.

O SyncBack possuir ainda muitas outras opções avançadas, como sincronizar suas pastas com outro computador na rede ou um FTP na internet. Para ter acesso à elas basta escolher Expert ou Avançado na hora de configurar o perfil.

Ainda ficou alguma dúvida? Tem alguma outra dica? Deixe um comentário.

Download do SyncBack Freeware V.3.2.14



Pedro Villalobos - 19/09/07


10 Comentários

  1. Marcos disse:

    O SyncBack faz backup incremental ? Não consegui visualizar essa opção no software.
    Obrigado,
    Marcos

  2. Martina disse:

    nao consigo fazer o backup, dá erro, e diz que o objeto COM nao está instalado ou registrado..
    alguém pode me ajudar? PLS!

  3. Roberto disse:

    sempre que tento fazer backup com o syncback aparece a seguinte msn de erro na hora de definir a senha:erro durante a tentativa de se definir as informações de conta da tarefa. O erro específico é:0x8007052e:falha de logon:nome de usuário desconhecido ou senha incorreta. Por favor,alguém me ajude!

  4. benicio disse:

    Mesmo que tardiamente, encontrei este programa que é perfeito para backups no próprio HD. Agora estou mais seguro para instalar um novo S.O. tanks.,

  5. Marina o backup é simplesmente uma cópia dos seus dados, igual as que são feitas em CD e DVD. Essa é só uma forma de automatizar esse processo ;)

  6. marina disse:

    fazendo backup meu pc não altera em nada?

  7. claudir disse:

    Amigo por favor me da uma ajuda eu baixei o programa e instalei, na hora de agendar ele vai mais na hora de definir a senha ele da esta mensagem

    erro durante a tentativa de se definir as informações de conta da tarefa. o erro especifeco é: 0x80070005: acesso negado.
    você não tem permissão para executar a operação solicitada.

  8. ranerio disse:

    Eu uso muito o SyncToy da Microsoft, acho muito bom simples e prático.

  9. Aqui faz uma vez por dia ehheeh

  10. Thássius disse:

    Ótima dica. Para quem tem HD externo, melhor ainda. Faz a sincronização uma vez por semana e está tudo certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *