Carregador movido a respiração

Carregador movido a respiração

Vale à pena gastar um tempo lendo para saber mais sobre esse projeto. Ele ensina a carregar pilhas usando somente a sua respiração. Não é um conceito muito novo, bastar ver os relógios que funcionam sem baterias, mas com certeza sua aplicação é.

O projeto foi nomeado de Breath Powered USB Charger e é um dispositivo que se coloca ao redor do peitoral e aproveita a energia gerada pelo processo de respiração. O movimento de dilatação e compressão do peito é convertido em energia, que é usada para carregar uma pilha recarregável AA. Essa pilha fornece energia à uma porta USB, que pode ser usada para carregar seu celular, iPod, Mp3 Player, etc.

A desvantagem é que não é um conversor de energia eficaz, ou seja a potência máxima que ele gera é muito baixa. Algo em torno de 50mW. Isso significa que demora cerca de um dia para carregar a pilha AA completamente.

Pessoalmente adorei a idéia, mas tem muito ainda para ser melhorarado. A questão da conversão, por exemplo, quem sabe se usarmos o mesmo principio de geração de energia, mas aplicado a partes mais “energéticas” não dariam carregadores melhores? Um carregador baseado na síndrome das pernas inquietas com toda a certeza geraria mais energia.

Como podemos ver, carregadores e pilhas recarregáveis são assuntos recorrentes em artigos, produtos e projetos. Basta dar uma olhada nos posts do Isso Mesmo falando sobre o assunto:
Um carregador para a todos governar
Aprenda escolher pilhas
Carregue pilhas nas USB

Breath Powered USB Charger [Instructables]



Igor Barbosa - 18/05/07


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *