Como comprar um monitor de LCD

Monitor LCD

Você já deve ter pensado sobre isso, economizar espaço na mesa e dinheiro na conta de energia (alguns monitores LCD são até 60% mais econômicos). Além de tudo, os preços abaixaram consideravelmente, hoje em dia compra-se um bom monitor LCD por menos de mil reais.

Mas o que precisamos olhar na hora de decidir entre os diversos modelos disponíveis?

A primeira coisa a se observar é o tempo de resposta dele, isso é medido em milissegundos (ms). Para um usuário normal, que só utiliza o computador para navegar na internet e editar textos, um monitor com 8 ou 12ms de resposta é mais do que suficiente. No entanto, qualquer um que trabalhe com vídeos ou goste de jogos deve procurar um com no máximo 4ms.

Outro fator importante é a resolução de tela, ela vai variar de acordo com o tamanho do monitor (um de 15’ normalmente vai ter 1024×768, enquanto um de 17’ começa em 1280×960), o que realmente deve ser observado é a taxa de atualização (medida em hertz), ela não pode ser menor que 75hz, ou você acabar comprando um monitor que vai cansar sua vista facilmente.
Uma entrada DVI é um bônus adicional para que pretende atualizar o computador, ou então um requisito essencial se você já possui uma placa de vídeo compatível.

Hoje em dia temos também diversos modelos Widescreen, que possuem a tela mais alongada, como as de cinema. Eles são uma ótima pedida para qualquer um que precise de espaço em seu desktop, porém são mais caros que os modelos convencionais.

A maioria das pessoas acaba comprando um de 15’ em razão de seu preço e isso pode se mostrar um mau investimento, já que monitores desse tamanho com resolução acima de 1024×768 são raríssimos. É importante pensar que com a evolução da internet e das conexões de banda larga, os sites estão ficando mais dinâmicos e diversos deles exigem mais espaço de tela. Por isso sempre recomendo o mínimo de 17’, que trará um conforto e uma vida útil bem maiores.

Se o dinheiro não é problema, recomendo um de 19’ widescreen, existem ótimos modelos por até R$1300.

LG
Samsung
Dell



Pedro Villalobos - 31/03/07


6 Comentários

  1. paulinho capao disse:

    o crt é mais barato msmo, mais o ivestimento em um ips vc paga rapidinho so com a conta de luz ele é mais economico

  2. anon disse:

    Acontece que o que tem painel ips é absurdamente caro.
    Por isso continuo com o CRT.

  3. Leila disse:

    para comprar bem um monitor vc tem que ver oque é melhor para o seu bolso e a qualidade do monitor, eu trabalho na area, tenho uma loja de informatica e o monitor q eu mais indico aos meus clientes são os q vem com painel ips, como saber se é ips? vc toca na tela e ele não fica com aqueles clarões e ele tbm não reflete luz, eu acho q é o melhor que tem para se comprar

  4. anon disse:

    Eu acho, sinceramente, um crime esse tipo de informação que omite a má qualidade de todos os monitores LCD que custam menos de R$1000,00.

    A verdade:
    http://blogpaedia.blogspot.com/2008/07/por-que-o-painel-tn-de-monitor-lcd-to.html

  5. não um de 19′ :)

  6. rha disse:

    Lcd é menos de 600.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *