Como economizar na hora de fazer uma festa

Como economizar na hora de fazer uma festa

O brasileiro é um povo muito hospitaleiro e por isso mesmo adora fazer festas. Porém, uma pequena reunião para os amigos pode se tornar um grande gasto. Para evitar isso, o melhor é planejar com antecedência e cortar os custos desnecessários.

– Caso você tenha tempo, pode preparar as comidas e tira-gostos. Bufês, apesar de muito práticos são extremamente caros.
– Evite casas de recepção, sua própria casa é mais aconchegante e contratar uma faxineira para limpar a bagunça é bem mais barato do que alugar um salão.
– Ao invés de ligar para seus convidados, mande um e-mail e peça confirmação para saber exatamente quantos convidados irão e minimizar os desperdícios.
– A fórmula usada por grande parte dos bufês para a quantidade de comida e bebida é simples:
1 litro de cerveja por adulto
500 ml de refrigerante por pessoa (caso não tenha ou bebida)
10 a 15 salgados por pessoa (varia de acordo com a duração da festa)
4 doces por pessoa
Seguindo ela, você diminui novamente o desperdício e economiza na hora de comprar bebidas e encomendar doces e salgados.
– Outra opção é servir sucos e batidas. Sucos naturais são gostosos e baratos, desde que você escolha as frutas da estação.
– Caso não tenha tempo, delegue funções, peça ajuda da família e de amigos mais próximos na organização.
– Em último caso, se for fazer uma festa grande e realmente precisar usar um bufê e um salão alugado, pesquise bastante e evite os que estão na moda. Não tenha medo de pechinchar, se achar o valor proposto alto demais, tente cortar gastos com decorações desnecessariamente suntuosas e comida. Um strogonof de frango é tão bom quanto um de camarão.

Não deixe de se divertir e lembre-se: festas são ótimos momentos para criar oportunidades de negócios e aumentar sua rede de relacionamentos, portanto não seja o bêbado chato ou o engraçadinho mal-educado.

E você, quais suas dicas na hora de fazer uma festa? Deixe-as nos comentários!



Pedro Villalobos - 17/04/07


15 Comentários

  1. Bruno Marques disse:

    Tenho outras dicas: voce pode fazer sanduichinhos de pao de forma ou bisnaguinha e rechea-los com frios ou pates (no caso do pao de forma, corte-os no meio em diagonal ou em quatro “quadradinhos”) ou faça canapes com meia fatia de pao de forma, passando maionese , requeijao ou pate, decore com rodelinhas de salsicha, azeitonas, cenoura cozida e sirva sem fechar com outro pao. Nos doces, pode ser sorvete ou salada de frutas. Bebidas, groselha (dilua as partes do xarope de groselha de acordo com o fabricante e, ponha duas partes do xarope). Nem precisa de açucar!! O bolo, pode cobrir e rechea-lo com leite condensado ou doce de leite ou brigadeiro ou beijinho e jogar coco ralado, chocolate granulado ou confeti de chocolate. Um abraço!

  2. lary disse:

    minha festa vai bomba

  3. kkk disse:

    quero leva alquem pra cama quem ta disponivel aiii?

    1. Sara 18 disse:

      euzinha

  4. susu disse:

    ja ……….3vazes

  5. Mandinha disse:

    Num me ajudo mt naum + axei algumas ke ate pod servir

  6. luanna disse:

    esse yuri ai deve ser um filhinho de papai que ñ precisa economizar ñ sabe o que e ralar,se soubesse valorizaria seu dinheiro,ele deve saber só o que é gasta por isso esse comentário sem noção

  7. Ana Clarice disse:

    Adorei… adoro festas, adoro receber amigos, já fazia quase isso, agora vou seguir à risca estas dicas. Quando algo é bem planejado e bem intencionado, tem tudo para dar certo!!! Bjs.

  8. Késia disse:

    Adoooreiiiiiii mesmo !
    muiito melhoor qe qualqer coisa qe já ouvi
    BRIGADÃAO MESMO !

  9. YURI disse:

    odeie suaas dicas

  10. daniele cardim disse:

    adorei estou planejando uma festa de 26 anos e estava totalmente perdida mais minha casa é pequena e ainda por cima no fundo da casa da minha sogra entaõ nem da pra fazer em casa.estou procurando uma casa ou um salaõ bem baratinho.
    mais adorei as dicas obrigado.um abrç

  11. suzana disse:

    oi adorei pois ja estavo pensando em fazer a festa do meu filho num salão mas agora sei que custa bem mas barato fazendo em casa , ainda mas se for com antecedencia . adorei a dica . abrigado..

  12. Thais, que bom que nossa dica foi util. Eu sempre acabo fazendo festa em casa mesmo, quando colocamos tudo no papel, sai bem masi em conta :)

  13. Thais disse:

    Nossa! adorei essas dicas, pois não costumo fazer festas em casa pelo motivo de desordem, mais pensando bem,sai beeem mais barato pagar faxineira do que alugar salão,até mesmo a cobertura do prédio.É uma possibilidade economica.
    beijos2 vlw!

  14. Muito bom o texto, uma dica que costumamos fazer aqui em Salvador BA é que nas reuniões com os amigos o dono da casa entra com a comida e refrigerante e os amigos com 1 caixa de latinhas de cerveja a economia é considerável e a festa fica muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *