Desmistificando Investimentos de Risco

Desmistificando Investimentos de Risco

Acredito que o conceito de risco no mundo atual seja de domínio publico. Esta palavra que já foi pronunciada várias vezes por você, que está lendo este artigo. Risco, normalmente tem uma conotação negativa, está normalmente associado a uma perda ou prejuízo, mas a palavra risco também pode ser usada para algo positivo, como por exemplo alguém exclamando que vai correr o risco de roubar um beijo, ou mesmo correr o risco de ganhar na loteria.

O que é o Risco

Risco, conceitualmente, pode definido como a probabilidade de um fato ocorrer gerando um efeito mensurável. De um modo geral, a palavra risco é usada para calcular a probabilidade de um fato danoso ocorrer. Existe uma diferença importante, que muitas empresas que empregam o gerenciamento de risco não conhecem: é a diferença entre Risco e Vulnerabilidade. Em geral, possuem um levantamento de vulnerabilidades, achando que possuem um levantamento de risco ou mesmo um programa de gerenciamento de risco.

Vulnerabilidade é o levantamento ou determinação da severidade, sem quantificação da probabilidade de ocorrência. Em outras palavras, sabem que podem ocorrer prejuízos, mas não tem idéia das chances disto acontecer.

Do ponto de vista financeiro, o risco pode ser definido da seguinte forma: é a medida do grau de incerteza na obtenção do retorno esperado, em uma determinada aplicação financeira.

Do ponto de vista do Conselho Nacional da Saúde, risco é a possibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano.

Risco é uma dimensão que pode ser de grande valia para processos decisórios.

A avaliação de Risco é tão antiga quanto a existência de exércitos e de guerras. Nenhum grande guerreiro, general ou líder enfrentava uma batalha sem antes fazer uma avaliação de riscos, seu sucesso, sua vida e a de seu povo dependiam disto.

Investimento e Risco

A primeira coisa importante que se deve saber é que não existe risco zero. Logo, não existe investimento sem risco.
Muita gente que deixa o dinheiro na poupança pensando não haver risco, mas a realidade não é bem esta. Só há garantias para depósitos inferiores a R$ 20.000,00. Mesmo assim, para estas quantias há riscos de contratos serem quebrados por questões políticas, risco de confisco do estado etc.

Quem está fazendo um investimento, deve ter em mente que toda decisão deve ser tomada baseada em dois fatores: Risco e Retorno do Investimento.

Risco

Retorno do investimento pode ser definido como a riqueza gerada pelo investimento ou valor agregado gerado pelo mesmo. Melhores negócios são os de alto retorno e Baixo Risco, estes tipos de investimentos são raros, mas isto não quer dizer que não existam.

Investimentos que devem ser evitados a todo custo são os de Alto Risco e Baixo Retorno, estes também existem e não são nada raros.

Maus investimentos

Investir em veículos é um ótimo exemplo. Existem pessoas que consideram isto um bom investimento, mas na verdade é um dos piores. Tem um elevado risco e um retorno baixo ou muitas vezes negativo. Carros, são na realidade uma necessidade, nunca um bom investimento.

É só termos em mente que um carro zero, ao sair da loja já não vale mais o que você pagou. Além disso, você corre o risco de batidas ou mesmo roubos e neste caso, corre-se o risco de perder todo seu investimento. Isto te obriga a investir outra quantia na redução do risco, com a compra de um seguro, reduzindo ainda mais o retorno do “investimentoâ€?.

É possível investir em ações na bolsa de valores e ter baixo risco?

Nos próximos artigos veremos princípios básicos de uma Avaliação de Risco e como podemos fazer novos investimentos, tomando cuidado na análise de risco ou obtendo redução dele, visando operar nestes mercados.



Juarez Barbosa - 24/05/07


4 Comentários

  1. Carlos, recomendaria a biblioteca de sua faculdade e na internet o http://scholar.google.com.br/

  2. CARLOS DOS SANTOS MOURA disse:

    Prezados Senhores:
    Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre gestão de aplicações e análise de investimentos, por favor onde posso conseguir um material de apoio sobre os conceitos de investimentos para que eu possa apresentar em meu trabalho?
    Agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar

  3. Diego disse:

    Nunca olhei palavra “risco por esse lado”
    Só tinha a ideia de que investimento de risco pode ser tanto ganhar quanto perder ^^

    Não vejo a hora disso:
    “Nos próximos artigos veremos princípios básicos de uma Avaliação de Risco e como podemos fazer novos investimentos, tomando cuidado na análise de risco ou obtendo redução dele, visando operar nestes mercados.”

    Obrigado

    Diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *