Dinâmicas de grupo para seleção de Trainee

Em todos os processos que participei sempre ocorreram as seguintes etapas:

1ª Etapa – Apresentação da empresa
Esse é o momento em que a empresa ou especialista em RH apresenta a Empresa e como o processo seletivo vai rolar. Esse é o momento para tirar qualquer duvida sobre a empresa e o processo. Não deixe a oportunidade de esclarecer as suas duvidas passarem.

2ª Etapa – Apresentação pessoal
É o momento em que todos os candidatos do processo irão se apresentar. Neste momento você se apresenta:

  • Sua formação
  • Sua experiência profissional
  • Quais línguas você fala
  • Quais certificados você tem
  • Prêmios e Títulos
  • Experiência no exterior (até mesmo viagem por lazer)
  • Lições de vida
  • Vitorias e Conquistas Pessoais E profissionais
  • Um pouco sobre planos para o futuro.

Eu sei que parece muito, mas saber sintetizar as informações é importante, principalmente por  que o tempo para essa apresentação é curto e ela é informal.3 ª Etapa – Case / Trabalho
Normalmente é apresentada uma situação para fazer a analise. A situação normalmente tem correlação com a empresa para qual você está se candidatando.

Após uma analise da situação, que provavelmente está mostrando um problema, será pedido para em grupo elaborar um plano de ação para resolução desse problema.

Nesse momento é quando ocorre, se tudo der certo, um brainstorm rápido.

4ª Etapa – Apresentação de solução / Analise
É o momento em que você irar fazer uma rápida apresentação do que foi desenvolvido na 3ª etapa.

Em suma é isso que genericamente acontece em dinâmicas de seleção para trainees e alguns estágios.

Se comportando durante o processo de seleção

Eu sei que existem vários sites falando sobre como agir em processos seletivos, sites dando dicas do tipo: aja assim, faça assado, não cruze as pernas assim, não isso, não aquilo… não blá blá blá.

Não estou criticando isso e acredito que é necessário saber se portar bem durante uma entrevista. Entretanto, vejo uma grande diferença entre saber se portar é ficar forçando um perfil que na realidade é incompatível com o seu jeito de agir e pensar.

Após participar de uns poucos processos, já que formei em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, percebi algumas coisas em relação a esses processos.

Primeiro, eles são abarrotados de pessoas: umas super competentes e outras nem tantos. Você pode se surpreender ao ver que não necessariamente aquele que aparece ser o melhor tecnicamente vai ser o escolhido.

No final das contas é tudo uma questão de perfil.

O seu perfil tem  que estar em harmonia com o programa de trainee da empresa e por conseguinte com a vaga ofertada.

Ai que está o âmago da questão!

Nada de passar uma imagem que não lhe representa. Nada de ficar forçando um teatro ali na hora da dinâmica, para depois cair em uma vaga na qual você vai ficar insatisfeito e que não vai conseguir atender as expectativas dos empregadores.

Saiba se portar, mas não faça nenhuma encenação, seja você mesmo e se você tiver o perfil da empresa tem boas chances de ser selecionado.

E voc6e, tem mais alguma outra dica de como ser selecionado em um processo de Trainee? Deixa seu comentário!



Igor Barbosa - 26/04/09


11 Comentários

  1. William disse:

    Na minha opnião o fator principal é a honestidade, pois nada adianta iventar tantas mentiras se o seu perfil será analizado no dia a dia de trabalho e caso comecem a ocorrer as contradições é rua!!
    Sempre fui honesto e relatei minhas verdadeiras experiêcias profissionais e de vida quando necessário e em muitas fui bem, as outras que não fui acredito que não estava dentro do perfil esperado…
    Mentir em uma dinâmica é furada!

  2. Wander disse:

    Temos que ser honestos, claro, mas também temos que ser acima de tudo, inteligentes. E, se para isso, for preciso uma nobre mentirinha… ora, não vamos deixar passar, não é isso? mentir na hora certa. Ah.
    Em troca… um emprego.

  3. Elias Tembe disse:

    cuidado com as mentiras pedro! o avaliador esta preparado para detectar mentiras, seja real. Deus e que sabe meu irmao.

  4. Rodrigo disse:

    Acho que a necessidade não é mentir, é transformar sua experiência ou seu histórico de acordo com o que os entrevistadores se interessam, ou seja, transformar um “vendedor de roupas” em um consultor de moda com experiência em atendimento direto ao cliente, por exemplo. É claro que a empresa quer em seu time quem mais apareça, obviamente que, apareça com razão, com inteligência. É necessário fazer a diferença. Saber mostrar o que é requisito básico/necessário.

  5. Rodrigo disse:

    Acho

  6. cesar disse:

    tem que mentir mesmo! exponho as minhas ideis mas sem falar muito. só tomo ferro!!!! o povo vai la na frente fala lorota pacaramba!!! tem que mentir mesmo!! senao voce se ferra!!!

  7. Thomaz disse:

    Muito boa Pedro..
    o esquema então é mentir e não ser zé ruela..
    adorei.. haha

  8. Pedro disse:

    Este papo de não mentir e ser sincero é a MAIOR CAROCHA DA HISTÓRIA!!!!!!!!!!
    se for totalmente sincero você vai se lascar, isso é fato. Todo mundo inventa coisas e se porta diferente do que realmente é, porque eles querem aquele que mais aparece e mais da contribuição. Se o seu jeito é mais tranquilo e você nao falar tanto, ESTÁ FERRADO!!!!!!
    então lá vai minha dica: seja cara de pau ao extremo, não tem problema mentir e fingir ser outra pessoa, tem que criar um personagem que seja exatamente igual eles querem.
    e essa de que o coordenador pega seu jeito mentiroso é outra balela, só se você for muito zé ruela.

  9. Sempre me saio bem em dinâmicas de grupo. Procuro ser eu mesmo, escuto o que as pessoas do grupo têem a dizer e só depois opino. Acredito que sinceridade é a parte principal para se passar por uma dinâmica e ser aprovado no final. A mentira é percebida pelo coordenador, que logo te descarta. Alguns candidatos se saem bem mentindo, mas quando caem no chão de fábrica, dançam!

  10. Mundo Drive disse:

    Fui a varias entrevistas, porém a única que me dei bem, foi a que mentir, e fingir se o filho que o entrevistador havia pedido a Deus…! Nas outras onde fui sincero, me mostrei disposto a aprender e trabalhar, leveu ferro!

  11. vanessa disse:

    eu já tó dentro da camiseta
    eu quero essa camiseta :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *