Dominando as Buscas – Parte 2

Ontem falei sobre algumas formas simples de efetuar buscas diretamente na página inicial do Google, porém nem sempre ela é o melhor lugar para encontrar algo.

Busca por tipos de arquivo

Uma função interessante do Google é a busca por tipos de arquivo. Com ela você pode buscar arquivos .pdf, .doc, .xls, etc. Para isso basta acrescentar filetype:-extensão do arquivo nas suas buscas. Ex.: ‘harry potter’ filetype:pdf essa busca irá retornar diversos arquivos PDF que contém as palavras harry e potter.

Também existem técnicas para encontrar álbuns completos para download, bastando usar a palavra chave download junto com o nome do que você procura. Em geral esse tipo de busca funciona melhor no Google Blogs.

Mantendo-se bem informado

Se você deseja encontrar uma notícia nova sobre o escândalo do senado, pode acessar o Google Notícias. Lá você pesquisa por senado e no menu à esquerda pode escolher a data de publicação da notícia. Para uma bem nova, escolha Última Hora, se você quer uma abrangência maior, vá de Último Dia/Semana/Mês.

Muitas vezes queremos um conteúdo menos técnico e com uma linguagem mais prática, além de vários furos e comentários das notícicas na hora em que elas acontecem. Nesses casos é uma boa usar o Google Blogs. Além de ter as mesmas opções de data da publicação, você ainda conta com a opção de definir uma data máxima e mínima para os artigos que quer ler.

Com essa função é possível ler tudo que foi escrito em blogs sobre senado entre o dia 5 de setembro e 30 de agosto de 2007 por exemplo.

Buscas científicas

Outro site interessante, principalmente para pesquisas “escolares” é o Google Acadêmico. Nele estão contidos somente artigos acadêmicos (óbvio, não?) e você pode escolher ver somente artigos recentes. Eles normalmente seguem uma média da data atual até 4 anos atrás, o que é bem recente para pesquisas científicas.

Se o seu interesse é pesquisar em uma biblioteca, o Google também oferece isso no Google Livros. Lá é possível procurar temas e citações em milhares de livros, além de ler o conteúdo completo ou parcial deles (depende da licensa do mesmo). O Google Livros já possui um acervo razoável de livros em português, mas está crescendo mais à cada dia.

Em todos esses sites é possível utilizar os mesmos critérios de pesquisa que foram ensinados na primeira parte deste artigo.

Na terceira e última parte, irei dar exemplos de buscas mais complexas e vou citar algumas funções pouco conhecidas do Google, como cotações de ações em tempo real e corretor ortográfico.

Parte 1Parte 3



Pedro Villalobos - 13/09/07


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *