Dominando as Buscas – Parte 3

Bem, na última parte dessa série vou falar um pouco sobre algumas funções um pouco desconhecidas do Google e outros métodos mais complexos de pesquisa.

Diga ao Google o que você quer

Além do filetype: que eu citei ontem, existem várias outras opções de pesquisa rápida no Google. Algumas delas são:

weather:cidade Mostra as condições climáticas de várias cidades e links para sites específicos sobre o tempo na cidade desejada.

movie:nome do filme (preferencialmente em inglês) Vai fornecer horários dos principais cinemas de sua cidade (ainda não disponível no Brasil) e críticas escritas sobre o filme.

music:”artista” Digitando o nome do cantor(a) ou banda que você quiser, é possível encontrar várias informações como: músicas para download ou compra, dados sobre os álbuns lançados e muito mais. Se o artista que você pesquisa possui mais de um nome (ex.: Nine Inch Nails) use as aspas duplas para que só retornem resultados com o nome completo.

define:palavra Esse é um dos meus favoritos ele lhe dá a definição da palavra procurada na língua em que você a escreveu. Além disso, também oferece outras opções de palavras relacionadas e em outras línguas.

related: endereço.com.br É usado para encontrar páginas que segundo o Google tem alguma relação com a página pesquisada. Uma busca por related: issomesmo.com retorna resultados variados como um antigo fotolog, videos do YouTube feitos ou linkados por nós dentre outras coisas.

site:endereço.com.br Esse último é usado juntamente com as palavras à serem pesquisadas, assim como o filetype:. Ele possibilita fazer uma busca através do Google no site que você especificou.

O Google também entende de dinheiro

Há algum tempo atrás, foi lançado o Google Finance. Na verdade ele não foi realmente lançado, já que ainda é um beta, mas está disponível para quem quiser usar.

Para a grande maioria das pessoas (infelizmente) essa é uma ferramenta inútil. No entanto, ao entrar no mercado de ações e começar a entendê-lo é essencial que além de acompanhar a Bovespa, você também acompanhe a movimentação de bolsas do exterior. É exatamente isso que o Google Finance oferece.

A maior vantagem dele é a facilidade para pesquisar empresas específicas sem saber seu código na bolsa. Ao começar a digitar Microsoft, já aparecem opções para diversas outras empresas com nomes semelhantes. Basta escolher a que você quer e mandar o Google buscar. Segundos depois você irá ver uma tela com todos os dados, gráficos e notícias disponíveis sobre a determinada empresa.

¿Hablas Español?

O Google sim e muitas outras línguas também. Graças à isso, é possível usá-lo como um verdadeiro dicionário. Você já deve ter reparado que quando digita uma palavra de forma errada, aparece a mensagem “Você quis dizer:“. Usando somente esta função ele já serve como um ótimo corretor ortográfico.

Outra função que parece um dicionário é a define: que eu já expliquei como funciona. A grande vantagem de usar o Google, nesse caso, é o poder de ter um dicionário universal nas mãos. Como eu já disse, ele fala várias línguas e isso quer dizer que pesquisa em várias também.

Você pode usá-lo para pesquisar o significado de uma palavra em alemão e em seguida usar o ótimo Google Translate para traduzir aquela explicação para qualquer língua.

Enfim, o FIM

Depois de 3 dias desmistificando um pouco o Google e ensinando estratégias para buscar melhor, você já deve estar pronto para encontrar qualquer coisa. Mas se não conseguir, não faz mal. Deixe um comentário que tentaremos ajudar.

Parte 1Parte 2



Pedro Villalobos - 14/09/07


1 Comentários

  1. Rosana disse:

    Adorei essas dicas, serão muito útil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *