Aprenda a enviar e-mails corretamente

Publicado em 26/04/2007 por Pedro Villalobos

Aprenda a enviar e-mails corretamente

Além de toda a etiqueta para e-mails que vemos na internet, existem algumas dicas básicas para evitar que os e-mails de seus amigos sejam usados para spam quando você envia a mesma mensagem para várias pessoas. Essa função é o BCC (CCO), apesar da maioria das pessoas já ter ouvido falar nessa função, não sabem exatamente quando e como usá-la.

Pensando nisso, o Lifehack publicou um artigo simples explicando a função de cada uma das opções na hora de se enviar um e-mail.

To (Para): use para contatos que você está se comunicando diretamente. Deve ser usado sempre que não houver problema em todos os destinatários saberem para quem você está enviando a mensagem e quando todos forem de confiança
CC (Cópia Carbono): use-o quando você precisar enviar uma cópia do e-mail para outra pessoa, sem que ela faça parte da conversa, mas possa ser identificada por todos
BCC ou CCO (Cópia Carbono Oculta): essa é a mais útil, quando você for enviar um e-mail para vários destinatários e não quiser que um saiba que a mensagem está sendo enviada para os outros, você usa este campo. É ideal para enviar o mesmo e-mail para várias pessoas, sem correr o risco de dar de bandeja novos e-mails para um spammer. Além disso, também pode ser utilizado quando você precisa enviar uma cópia da mensagem para um destinatário secreto, além dos que estão visíveis.

Eu pessoalmente só utilizo o BCC (CCO) quando preciso enviar uma mensagem para várias pessoas desconhecidas (ex: links interessantes para pessoas que não se conhecem). Do contrário, envio em aberto para que todos os destinatários (pessoas que se conhecem) saibam quem teve acesso àquela informação.

Você tem alguma dica útil de etiqueta na internet? Envie-a pelos comentários!

To BCC or Not do BCC: Email Etiquette [Lifehack]
Etiqueta na Internet [Faz Fácil]