Entrevista , e Agora ?

Off to work again

Você que foi selecionado para um entrevista de emprego , um processo seletivo de trainee de uma empresa grande e agora está querendo dicas de como se comportar na entrevista, segue sete dicas:

  1. Conheça a empresa que quer trabalhar:
    É surpreendente saber que existem pessoas que aplicam a uma vaga de trabalho em um empresa e não a pesquisam antes. Conhecer sobre a empresa pode ser algo decisivo no processo seletivo. Entre no site da empresa e leia sobre a sua Missão , sua Visão e seus valores. Essa informação pode ser util durante o processo seletivo, se perguntado sobre a empresa você ira conseguir demonstrar seu conhecimento sobre ela além de demonstrar que teve interesse e iniciativa de conhecer seu futuro empregador.Pesquise noticias sobre a empresa em ferramentas de busca e leia as informações econômicas disponíveis sobre a empresa. Conhecimento é Poder ! Além de estar a par sobre a situação do seu futuro empregado é sempre importante saber pra que time você vai trabalhar e quais resultados ele está alcançando
  2. Conheça os seus concorrentes:
    Novamente informação é poder. Leia tudo sobre o processo seletivo , veja quais são os concorrentes que você ira enfrentar. Saber isso pode ajudar a levantar e definir uma estratégia. Saber responder por que você deve ser o selecionado e saber demonstrar isso é algo decisivo
  3. Sem Criticas:
    Falar mal dos outros concorrentes e ate mesmo mal do seu últimos empregadores nunca é uma opção inteligente. Saber destacar experiências positivas de empregos ruins conta mais do que saber criticar-los.
  4. Honestidade:
    Falar a verdade é sempre algo importante, não adianta mentir que você não fala determinada língua, ao invés disso diga a verdade e complemente que para você aprender essa nova língua será algo que você tem como planos e que isso não devera ser um empecilho para o emprego.
  5. Vestimentas
    Saber se vestir corretamente para uma entrevista é fundamental, você quer passar uma boa imagem de uma pessoa assídua e organizada. Se possível pergunte sobre o código de vestimenta da empresa e o siga-o durante a entrevista. Caso empregos não muito formais, vestir-se de esporte fino pode ser uma boa opção.
  6. Educação.
    Seja sempre uma pessoa cordial. Saber agradecer e pedir com eduacação é um detalhe muito importante , lembre-se disso.
  7. Manipulação
    Muitos entrevistadores fazem isso. Preste atenção no comportamento dos outros e do seu entrevistador, saber como e quando está sendo manipulado pode ser algo difícil , mas com certeza pode lhe dar uma boa vantagem e evitar que você caia em armadilhas.



Igor Barbosa - 23/05/08


4 Comentários

  1. Márcio Alexandre disse:

    Muito boa essa ideia de conhecer a nova empresa em que se quer trabalhar.

  2. Muito bacana essas dicas. Abs.

  3. Thássius V' disse:

    Essa parte de conhecer o histórico da empresa é muito importante. Uma vez um consultor estava explicando que quando perguntado sobre o motivo que faz o candidato querer trabalhar naquela empresa, geralmente as respostas são “porque preciso”, ou “porque é uma empresa grande e com visibilidade”.

    Aqueles que respondem essa pergunta com um “quero trabalhar na empresa porque quero fazer parte de um time que cresceu 36% no último ano” obviamente causam uma melhor impressão ao entrevistador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *