Etiqueta no MSN

Hoje em dia é impossível imaginar a Internet sem os mensageiros intantâneos (MSN, GTalk, AIM, etc), no entanto eles podem matar a produtividade. Alguns princípios simples de etiqueta podem ajudar bastante à não interromper e se for necessário, não atrapalhar mais que o normal.

Winks, blinks e todas aquelas coisinhas brilhantes

Uma das coisas mais incômodas são os famosos emoticons. Muitas pessoas usam eles para cada letra ou exclamação, às vezes nem é por querer, simplesmente foram salvando cada emoticon bonitinho que viam pela frente e depois não sabem como removê-los. Mas é bastante simples:

– No alto do Windows Live Messenger (ou MSN) existe uma seta apontando para baixo, clique nela e vá em “Ferramentas” e en seguida em “Emoticons…“. Uma nova janela se abrirá. Agora basta clicar no emoticon que você quer apagar e clicar em “Remover“.

– Remova todos que pisquem demais ou dificultem a leitura, além dos que substituem palavras. As pessoas irão ler suas mensagens bem mais rápido se não tiverem que decifrar um código.

Se eu estou Ocupado, é porque não posso falar

As opções de Ocupado, Ausente, Volto Logo e afins estão lá por um motivo: notificar as pessoas sobre a sua disponibilidade para conversar.

Se você gosta de manter o MSN aberto quando está trabalhando, coloque-se como Ocupado, com o tempo as pessoas vão entender que você simplesmente não pode responder naquele momento. Além disso, faça sua parte, só enviando mensagens realmente necessárias para as pessoas que estão ocupadas.

Deixe o papo furado para quando você ver o verde e convidativo Online.

Espalhe a notícia

Se você começar a seguir essas duas dicas simples, as pessoas irão seguí-las também e quem sabem, num futuro não muito distante, nós possamos usar mensageiros de forma produtiva e consciente?

Algumas outras dicas legais para evitar perda de tempo no MSN, podem ser vistas no artigo “6 dicas para não perder tempo no MSN”, no Magaiver.

Tem alguma outra dica para ajudar no dia-a-dia com os mensageiros? Deixe seu comentário!



Pedro Villalobos - 14/08/07


4 Comentários

  1. Valeu Anny :)

    Ostrock, espero que com o tempo as pessoas comecem a respeitar um pouco mais isso, se não a única solução vai ser fechar os mensageiros =/

  2. Ostrock disse:

    É algo simples mas ninguém segue, infelizmente, eu geralmente respeito e fico com fama de chato por não reponder no exato momento em que mandam a mensagem…

  3. Anny Rose disse:

    Olha, cara, tenho algumas dicas, vou te mandar por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *