Impressora 3D

Impressora 3D

A verdade é que uma impressora é essencial para qualquer casa, escritório, universidade, etc. Você consegue ficar sem usar uma? Eu não. E imagino que será assim no futuro com as impressoras 3D. Nada de se preocupar caso perdeu a caneta do seu PDA, ou de comprar outra tampa do controle remoto, “precisa de um suporte para livro?â€? Faça na hora.

As impressoras 3D não são algo do outro mundo, já existem em indústrias e oficinas especializadas á quase uma década. No entanto era um produto caro, usado somente quando o investimento valia à pena, como em protótipos, design de produtos (indústria automotiva) e aeronáutica.

Hoje em dia o investimento necessário para se ter uma impressora 3D caiu bastante, algo em torno de US$ 15.000, o que torna possível uma impressora dessas em grandes oficinas, universidades e até mesmo em empresas especializadas.
Com o andar da carruagem, é possível que no futuro tenhamos em casa uma impressora 3D para fabricação de pequenas peças e produtos. Mal posso esperar chegar esse dia.

Quer entender a idéia por trás da impressora 3D? Veja este gráfico auto-explicativo:

Como Funciona

Enquanto isso, vale à pena ler a reportagem completa sobre o assunto no NY Times.

Para mim, a parte mais legal de tudo é essa: caso tenha coragem e capacidade (necessário um pouco de conhecimentos em robótica, CNC e Mecânica) você pode montar uma, aqui segue um tutorial Faça Você mesmo.



Igor Barbosa - 07/05/07


4 Comentários

  1. Erich disse:

    Acho que isso pode tirar algumas dúvidas:

    http://www.reprap.org/bin/view/Main/WebHome

  2. Claudio disse:

    Gostaria que alguem se comunicasce comigo por email,,gostaria de saber valores e como eu poderia ter uma .

  3. genilson disse:

    quanto custa?
    onde comprar?
    qual a dimensao maxima do produto produzido?

  4. Duvia disse:

    Como funciona um impressora 3D?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *