Usando a Internet em Conexões Lentas

Publicado em 22/03/2009 por Pedro Villalobos

Esse final de semana me deparei com um problema grave: minha conexão está MUITO lenta. Com esse problema em mente, minha única opção é otimizar a navegação para que sofra o mínimo possível.

Essas dicas também valem para quem usa uma conexão 3G, que apesar de ter boas velocidades, nem sempre é o quanto gostaríamos. Eu por exemplo estou usando agora meu celular como modem e navegando a 300kbps, consideravelmente melhor que a Net Vírtua (6mbps) hoje, mas ainda assim bem lento.

Então vamos aos passos para otimizar sua velocidade de navegação:1- Escolha quais programas usar

Vários programas são verdadeiros vilões de conexão, com isso o ideal é fechar todos que não forem necessários naquele momento. No meu caso, fechei os seguintes programas:

- Cliente de emails; caso precise checar um email, vou direto no webmail e fecho em seguida.

- Mensageiros; fechei o MSN e GTalk, mantive aberto somente o Skype, que é o que estou usando agora.

- iTunes; apesar de ouvir as músicas que estão no meu computador, ele conecta regularmente para checar por updates de podcasts e afins e isso atrapalha muito.

- Windows Live Sync; é um ótimo programa para sincronizar seus arquivos com outro computador (um servidor de backup por exemplo), mas como monitora diversas pastas, ele sempre usa a conexão.

Resumindo, qualquer programa que você use e que faça conexões desnecessárias a internet, inclusive programas de Torrent.

2- Bloqueie propagandas

Eu sou contra bloquear anúncios em sites, principalmente porque gosto de ver banners e afins para ter novas idéias, mas quando sua conexão está mal das pernas, essa é uma ótima opção.

Se você usa o Firefox, e deveria, pode usar um plugin como o AdBlock Plus que bloqueia automaticamente as mais diversas propagandas, aumentando muito sua velocidade de conexão.

Para usar o AdBlock Plus, primeiro instale a extensão acessando este site.

Após reiniciar o Firefox, ele vai oferecer diversas opções de listas, atualmente estou usando duas, a EasyList e a AdBlockRules. Para instalá-las, basta clicar no nome de cada uma delas.

Você vai notar que ao acessar sites, verá bem menos anúncios, as vezes nenhum mesmo. Isso aumenta muito sua velocidade de navegação, já que vai parar de baixar coisas inúteis naqueles momento.

3- Use versão mobile

Esta dica é um pouco extrema, mas funciona muito bem, use a versão mobile dos sites que costuma acessar. Como elas são feitas para serem visualizadas em um celular, são bem mais leves. Abaixo uma lista de alguns sites já com link para suas versões móveis:

-Globo

- UOL

- Terra

- Orkut

Lembre-se, a navegação em versões móveis dos sites tem uma série de limitações, mas serve muito bem para não sofrer tanto quando sua conexã estiver ruim.

Concluindo, conexões lentas como discada, EDGE, ou mesmo uma banda larga em um dia ruim podem se beneficiar muito dessas dicas, além de limitações óbvias dos provedores, como limite de tráfego que alguns oferecem em planos 3G.

E você, o que faz para melhorar sua velocidade de navegação? Deixe sua dica nos comentários!

8 Programas para Turbinar seu Smartphone Symbian

Publicado em 19/02/2008 por Pedro Villalobos

Como bom geek que sou, há pouco tempo comprei um smartphone para mim. Ótimo, brinquedo novo na mão e com a possibilidade de instalar milhares de programas gratuítos e legais, mas como transformá-lo numa ferramenta de produtividade móvel? Simples, um teclado bluetooth para poder deixar o notebook em casa e os programas certos para nunca ficar na mão.

LightNotepad – o editor de textos

A primeira coisa que procurei foi um editor rápido de textos, para nunca ficar sem ter onde anotar observações e criar novos artigos sem depender de uma conexão com a internet. O LightNotepad é um editor bem simples, que edita qualquer arquivo em texto puro. Sua única limitação é o tamanho do mesmo, qualquer arquivo com mais de 200kb se torna somente leitura. Como o objetivo não é escrever um livro, 200kb são mais que suficientes.

Adobe Reader – nunca esqueça dos pdf’s

Isso mesmo, a Adobe possui uma versão para celular de seu famoso leitor de arquivos PDF. Óbvio que dispensa apresentações e explicações. Use e abuse!

Adobe Reader para Symbian

ToDoManager – lembre-se do que tem que fazer

Listas de afazeres são ótimas para cumprirmos nossos objetivos e nunca esquecermos de passar no supermercado para comprar sabonete. Já sugeri um ótimo programa para o computador, mas com esse no seu celular vai ficar impossível esquecer qualquer coisa. Tem alarme e opção de prioridade da tarefa.

GMail – seu e-mail com você o tempo inteiro

Claro que a Google não podia ficar de fora, então lançaram um sistema para acessar sua conta do GMail à partir do seu celular sem preocupações e o melhor de tudo: ela é otimizada para um consumo menor de banda!

Google Maps para Celular Google Maps – com ele você não fica perdido

Além do GMail, também é possível acessar o Google Maps à partir de seu aparelho e se você possui um celular com GPS (o Nokia N95 por exemplo) ou um GPS Bluetooth pode utilizá-lo para traçar rotas exatas à partir de sua origem ou então usar a função Meu Local que dá sua localização baseada na triangulação das antenas de celular da sua área. Pelo menos aqui em Belo Horizonte a margem de erro é de 500 metros. Com ele você também pode pesquisar por supermercados, hotéis, postos de gasolina e muito mais na região em que está.

Mr Lock – para não discar sem querer para ninguém

Mr LockUm grande problema de alguns smartphones Symbian é a ausência de uma função de bloqueio automático após determinado tempo. Existem diversas opções de programas gratuítos para isso, mas um grande diferencial do Mr Lock é sua possibilidade de customização. É possível escolher em quais perfis você quer que o celular bloqueie automaticamente e em quais programas quer que esse bloqueio seja desativado.  Pessoalmente só uso o bloqueio no perfil que uso quando estou na rua, com o celular no bolso.

Fring – um mensageiro muito versátil

Um celular com conexão wi-fi ou acesso à rede 3G pode ser uma mão na roda quando você precisa fazer um interurbano ou até mesmo uma ligação internacional. Isso porque com essas redes de alta velocidade é possível utilizar o Skype e outros programas de mensagem para conversar por texto ou som por um preço bem mais acessível que o padrão das operadoras. O Fring oferece acesso aos mais diversos mensageiros (Skype, MSN Messenger, ICQ, Google Talk, Twitter, AIM e Yahoo) e uma qualidade de chamada excepcional.

S60SpotOn – uma lanterna de bolso

Seu celular tem câmera com flash? Um visor bem iluminado? Pois então nos dois casos você pode usar esse programinha para mantê-los ligados permanentemente sempre que preciso. Achar a chave de casa dentro da mochila vai ficar muito mais fácil.

Esses são os oito programas que não saem do meu celular de jeito nenhum. São todos gratuítos e compativeis com celulares Symbian Série 60 Versão 3, alguns tem versões para outros modelos também. Além disso, o GMail, Google Maps e Fring dependem de conexão à internet, por isso recomendo a contratação de um plano de dados com sua operadora de celular, ou uma conexão direta por wi-fi.

E você, tem algum programa no celular para dar uma ajuda na produtividade móvel? Deixe suas dicas.

Como fazer um Livro Caixa Pessoal

Publicado em 18/01/2008 por Pedro Villalobos

Um tema comum em todo início de ano é economia. O que fazer com o dinheiro, como fazer e etc. Mas uma coisa importante e que frequentemente esquecemos é de fazer um livro caixa, ou seja, manter um histórico de nossos gastos. Mas como fazer?

image A algum tempo atrás eu conheci o MoneyTrackin, um site que ajuda a organizar nossos gastos no mais puro estilo web 2.0. Ele tem tudo, tags, descrições, ajax e o escambau. Mas uma de suas novidades é a tradução para o português. Além disso, com a popularização do acesso web via celular[bb], ele também criou uma site móvel para controlar suas finanças de qualquer lugar.

Então, como usar?

Primeiro crie um conta gratuitamente e já na tela inicial ele mostra seu gráfico de entrada e saída de dinheiro. Meu primeiro passo é sempre criar uma segunda conta. A conta padrão ou Principal eu uso como carteira[bb]. E controlo o fluxo de dinheiro vivo que utilizo.

O segundo passo é criar uma conta corrente, para manter suas movimentações bancárias acessíveis. A grande vantagem de manter esse segundo controle, é a possibilidade de gerar gráficos de uso e analisar as nuvens de tag para ver de onde você tem recebido dinheiro e onde tem gasto.

Adicionando informações

Basta clicar em Contabilidade no alto da página e em seguida em Adicionar Transação, ou logo em abaixo em Inserção Rápida que é o meu favorito.

Inserção rápida

No primeiro campo, você escolhe a qual conta se refere. no nosso caso a principal ou corrente. Em seguida colcoa uma descrição simples do tipo de gasto e crédito. Você pode inserir o nome do restaurante onde comeu ou do bar onde esteve.

O próximo passo é inserir o valor recebido, ou gasto. No segundo caso, coloca-se o sinal de “-” antes do número. Agora colocamos a data da movimentação e temos um último campo, para mim o mais importante, as TAGS.

É através das tags que eu faço todo o meu controle de gastos[bb]. Uso palavras simples para descrever cada um de meus gastos padrões: comida, bar, trabalho, presentes, supérfluos. Você pode adicionar quantas tags quiser, dependendo de seu modo de vida e tipos de gastos. No final do mês vai ser possível ver no relatório aonde você mais gastou e decidir a melhor forma de economizar agora.

Mantenha-se atualizado

moneytrackin_mobile Como já disse no começo, uma das vantagens do MoneyTrackin é a possibilidade de inserir dados independente de onde você está, pelo seu celular. Infelizmente este site ainda não tem uma versão em português, porém suas opções são bem simples e acessíveis:

Na tela inicial temos um histórico de transações do mês e logo abaixo o que nos é mais importante: Insert Transaction.

Nesta tela você vai inserir suas movimentações da mesma forma que insere no site. A única diferença é que ao invés de Conta principal, aparece Main account nas opções de conta.

O MoneyTrackin não é nenhum bicho de 7 cabeças[bb] e com o tempo você vai descobrir recursos novos e interessantes. Mas se ficou alguma dúvida, ou tem alguma dica para ele, deixe seu comentário.

MoneyTrackin

MoneyTrackin Mobile

Use o Google para traçar rotas

Publicado em 9/07/2007 por Pedro Villalobos

Reparei no sábado passado que o serviço de rotas do Google estava disponível para o Brasil e acabei de ver um artigo no Undergoogle falando exatamente sobre isso:

Estreou na última sexta-feira o serviço de rotas na versão brasileira do Google Maps. Agora, pode-se marcar início e fim do destino que o Maps calcula o melhor caminho a seguir. Além disso, pelo mundo o serviço tem ganhado destaque para a versão móvel, personalização e integração com GPS.

Ouvi dizer que ele já funciona com o GPS no Nokia E61, mas é necessário pagar uma mensalidade. Parece uma forma bem simples e econômica de ter um GPS disponível sempre.

Já testou o serviço? Deixe suas impressões nos comentários.

Nunca mais fique sem bateria

Publicado em 6/07/2007 por Pedro Villalobos

Nunca mais fique sem bateriaNesses tempos de produtividade móvel e dispositivos que consomem cada vez mais energia, é fundamental ter uma bateria reserva para seu notebook/celular/mp3 player. Agora você pode unificar todas essas baterias em uma só com a Proporta Portable Laptop Battery.

Essa bateria externa vem com vários adaptadores para os mais diversos modelos de notebook e com portas USB, que podem servir para carregar seu mp3 player ou qualquer outro dispositivo compatível. Ele possui uma carga de 6000mAH, o que deve bastar para um bom tempo de uso no notebook.

O preço não é tão absurdo quanto o de algumas baterias que vemos por aí, R$373,54. Aparentemente eles enviam para o Brasil, já que tem site em português com os valores em reais.

Bateria Recarregável para Laptops [no Gizmodo]

Próxima Página →