Não deixe suas idéias “Em Construção

Não deixa as coisas “Em Construçãoâ€?

Engraçado começar este artigo depois de deixar ele só no título por algumas horas, mas a questão é evitar exatamente isso. Muitas vezes começamos alguma coisa e simplesmente deixando “em construçãoâ€? porque ficamos esperando a junção de diversas variáveis. Isto não é uma boa escolha na maioria das vezes.

Uma coisa que funciona para mim, é tocar um projeto por vez. Apesar de buscar sempre ser multitarefa, nem sempre é possível e se me enrolo com coisas demais acabo não fazendo nada. Um exemplo é o próprio Isso Mesmo, ele surgiu da vontade de criar um blog voltado para aprimoramento pessoal em português, da idéia à reunião com o Igor e lançamento do site não se passaram nem mesmo três semanas. Foi tudo bem puxado, bolar um nome, logo, registrar domínios e aprender a usar e configurar o WordPress. O site ficou à beira do naufrágio algumas vezes, por problemas com faculdade e emprego. Então decidimos lançá-lo mesmo sem estar pronto antes que a idéia se perdesse.

Mas porque iniciar algo que não está realmente definido?

O problema das boas idéias é exatamente este, temos milhões delas por dia e se não colocamos em prática, elas se perdem. Para mim funciona igual a trocar idéias pelo texto em si. Quando você vê o seu projeto se desenvolvendo, você fica motivado a melhorá-lo e acaba trabalhando mais nele.

Dar início ao projeto pode parecer complicado, mas existem passos simples que você pode seguir para ajudar a concretizá-los:

1- Anote suas idéias – isso ajuda a decidir qual você quer levar adiante
2- Escreva sobre ela – depois que escolher o projeto, pese os prós e contras de iniciá-lo
3- Identifique tudo que precisa ser feito para colocá-lo em prática o quanto antes
4- Se for uma idéia inovadora no país, pesquise sobre experiências bem sucedidas no exterior
5- Convide pessoas de confiança para tocar o projeto com você – sempre pessoas que tenham alguma afinidade com o tema, ou você pode acabar complicando ainda mais a execução do projeto
6- Inicie o projeto – um simples índice de capítulos para um livro pode motivá-lo a escrever mais
7- Reserve um tempo para ele – este tempo vai depender da sua disponibilidade e do tamanho do projeto, mas em geral, uma hora por dia de foco total no projeto é melhor do que seis horas com distrações

Essas são apenas algumas dicas simples que eu segui e ainda sigo para o desenvolvimento do Isso Mesmo e de todos os meus outros projetos. Elas podem ser aplicadas tanto na execução de um trabalho de faculdade como na abertura de uma nova empresa, sempre mantendo as proporções necessárias.

Boa sorte quando for iniciar seu projeto e, nunca se esqueça de que boas idéias sempre valem à pena.



Pedro Villalobos - 06/05/07


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *