Como limpar um MacBook Branco

Publicado em 22/07/2009 por Pedro Villalobos

Qualquer um que tenha um MacBook Branco, sabe como é fácil ele ficar sujo e com aparência de encardido. Pior que isso, é a dificuldade para limpar um produto tão caro.

Tentei várias formas de limpar meu MacBook, mas nenhuma funcionou direito – e uma inclusive queimou o teclado inteiro – até que em um comentário do Twitter, o Leonardo (ou @lien), disse que estava usando um produto chamado Limplex e que ele funcionava muito bem.

Fui à caça do tal Limplex e o resultado foi esse vídeo abaixo, em que eu limpo meu MacBook inteiro em 10 minutos.

Link para o Videolog

Realmente este produto é uma maravilha. Para compra online, só encontrei na Kalunga. Dizem que em lojas do centro de São Paulo é possível encontrá-lo também. A grande vantagem é seu preço, menos de R$10,00 por um pote que deve durar bastante.

Só queria lembrar novamente, que é essencial tirar a bateria do MacBook antes da limpeza, para evitar qualquer tipo de curto circuito.

Você conhece alguma boa forma de limpar um notebook branco? Deixe seu comentário!

Juntando pastas no Mac baseado em critérios

Publicado em 12/07/2009 por Pedro Villalobos

Atualmente, como sócio da Blue Box, uma de minhas funções e garantir o bom funcionamento de nossos servidores e com isso ter o melhor custo x benefício para os clientes. Graças a isso, tenho pentelhado bastante o Felipe para que diminuísse um pouco a resolução das imagens postadas no Pristina. Isto estava ficando de lado, até que o blog dele cresceu bastante devido ao destaque em alguns artigos.

A primeira parte da solução

Diminuir a resolução das imagens era tarefa fácil, bastava usar o OSX Image Resizer, que o próprio Felipe me indicou. O que eu não contava era com o fato deste programa aumentar o tamanho de algumas imagens que ele simplesmente não estava redimensionando. Apesar de o resultado final serem pastar menores no geral, era possível diminuir mais ainda se juntasse as duas pastas e só mantivesse os menores arquivos por lá.

Perfeito, segundo problema: como fazer para unir pastas no Mac com este critério?

O santo Google me ofereceu dois programas, um deles gratuito, o Folder Splitter. Apesar de ser muito bom, ele não me oferecia a opção de escolher para automaticamente usar o menor arquivo. Descartado!

Finalmente uma solução

A segunda opção infelizmente não é gratuita, mas faz tudo que o Folder Splitter faz e mais um pouco, o The Big Mean Folder Machine. Com este programa (que custa €14,95) eu pude unir todas as pastas necessárias – quase 3 mil arquivos – em pouquíssimo tempo.

Além de oferecer a opção de utilizar o menor arquivo, ele ainda oferece a opção de ordenar por data dos arquivos (super útil para backups e organização de fotos), nome de cantor, datas, ábuns e afins no caso de músicas. E muito mais.

Definitivamente este programa vai me ajudar muito a diminuir o espaço usado do meu HD e a organizar e limpar pastas de downloads e toda coisa do tipo.

E você, conhece alguma outra forma rápida de organizar grandes bibliotecas de arquivos? Deixe seu comentário!

Preparando para a volta as Aulas

Publicado em 25/01/2009 por Pedro Villalobos

Volta as aulas, ao trabalho, a vida cotidiana. Muita gente detesta sair do clima de férias e entrar na batalha de levar filhos para o colégio e afins (eu sei disso, devia ser uma batalha ME levar para o colégio). Mas para evitar grandes transtornos, alguma preparação pode ser bem interessante:

Adapte seus horários ao novo ritmo

Acordar cedo pode ser uma batalha depois de um mês dormindo até tarde. Eu não sou muito fã de dormir em excesso (apesar de as vezes o fazer), mas uma boa noite de sono é fundamental para manter a produtividade em alta. Com todo o horário bagunçado de férias, uma boa opção é dormir um pouco mais cedo que o normal, para acostumar com o novo horário de despertar.

Se ainda assim estiver difícil de acordar na hora, você sempre pode transformar seu computador em um despertador.

Faça uma boa faxina em casa

Imagine descobrir que você comprou um material ou livro que já tinha, um grande desperdício de dinheiro, não? Organizar tudo que precisa para seu trabalho ou estudos evita este tipo de surpresa desagradável e ainda te prepara para começar o ano mais tranquilo, sabendo que dali para a frente é só manter organizado.

Você pode começar jogando fora todo o material que não é mais necessário e deixando à mão o que vai precisar com frequência, a partir daí fica ao seu critério.

Compre tudo pelo menor preço

Se você deixou a compra do material escolar para a ultima hora, vai descobrir que agora está tudo muito mais caro. Mas ainda assim você pode economizar de algumas formas:

- Compre material em maior quantidade: Se organize com mais duas ou três pessoas e compre o material básica em lojas que vendem por atacado, o preço é menor e a qualidade a mesma de qualquer papelaria.

- Compre livros usados: Livros didáticos que são usados por apenas um ano não devem ser jogados fora, em Sebos e livrarias especializadas você encontra livros em ótimo estado por um preço bem camarada, além de poder usar os seus velhos como parte do pagamento também.

- Compre livros em maior quantidade: Se você precisar do livro novo, junte novamente algumas pessoas e faça encomendas diretamente com a editora. Já falei, compras em quantidade rendem descontos.

- Deixe para depois o que puder: Boa parte do material (especialmente o de listas de colégio) não vão ser usados imediatamente, por isso comprar só o que vai ser usado imediatamente pode ser mais econômico. Quando passar a “febre da volta as aulas” e os preços se normalizarem, você pode comprar o que ficou faltando.

- Recicle: Para que jogar fora um caderno que ainda tem metade das folhas? Junte todas as sobras e encaderne novamente. Papel nunca deve ser desperdiçado!

Seguindo alguns passos simples sua volta as aulas ou ao trabalho pode ser eficiente e econômica.

E você, tem alguma outra dica para voltar ao ritmo normal de forma produtiva? Deixe seu comentário!

Como criar um blog passo-a-passo

Publicado em 4/09/2008 por Pedro Villalobos

thinking Então você quer criar um blog? Bem, eu já ensinei no meu outro blog como usar um domínio próprio em serviços de blog gratuitos, mas agora, a super competente e querida Nospheratt criou o Bê-a-Blog. Um manual definitivo que ensina passo-a-passo como criar um blog.

Abaixo você confere um resumo do que é este manual/livro/e-book/etc:

São 120 dicas, divididas em 8 seções:

1 – Começando a Blogar
2 – Design e Visual
3 – Conteúdo
4 – Comportamento
5 – Divulgação
6 – Networking
7 – Monetização
8 – Miscelânea

O Bê-a-Blog vai desde a escolha do nome e da plataforma para o seu blog até as diferentes formas de gerar rendimentos com ele, passando por dicas de etiqueta, produção de conteúdo, divulgação e marketing, e muito mais.

Estou começando a ler para ver se aprendo algo mais e recomendo a qualquer um que queira ter uma presença virtual bacana, ou mesmo entender melhor esse "novo mundo" dos blogs.

Bê-a-Blog – Via Blosque

Pare e descanse

Publicado em 21/07/2008 por Igor Barbosa

9 formas de ser mais positivo

Para mim sempre foi claro que saber a hora de descansar é tão importante quanto saber estudar, saber estipular metas (e cumpri-las), ter uma metodologia para fazer sua prova e ter um bom planejamento financeiro para tocar aquele projeto. Mas isso está claro pra você?

Um bom período de descanso faz mais pra você do que mudar a sua rotina. Ao descansar e tirar a sua mente de toda correria do dia, pode trazer um lazer e quem sabe ate mesmo um pouco de ócio criativo.

Você já se pergunte se uma parada rápida não lhe tornara uma pessoas mais produtiva nas próximas horas? Normalmente funciona muito bem para mim.

Uma boa folga é a oportunidade ideal para atualizar a leitura atrasada e relaxar do stress acumulado pelas horas de trabalho.

Umas boas férias alem de trazerem lazer e oportunidade de viajar a novos lugares e aproveitar a família ela pode ser tudo que você precisa para voltar preparado para encarar os desafios e ainda pode ajudar a você enxergar os problemas por um ângulo que ainda não lhe tinha ocorrido.

Então fica dada a dica: Saiba à hora de parar e descansar.

Planeje as paradas mais longas como as das horas-extras e das férias. Lembre-se que planejar-las só ira tornas as coisas mais fáceis, baratas e menos estressante tanto na folga e na volta ao trabalho.

Próxima Página →