Como fazer um suporte de tripé para o iPhone

Publicado em 20/11/2011 por Pedro Villalobos

Tripé para iPhone
A câmera do iPhone é espetacular desde seu primeiro modelo e com a vinda do iPhone 4, e agora com 4S com vídeo em full hd, ter um tripé para fotografar os filmar as mais diversas coisas é quase obrigatório. Desde que vi um tutorial parecido no Instructables fiquei com vontade de criar algo do tipo para mim, porém mais simples. Então decidi fazer um vídeo mostrando o processo.

O que você precisa:

  • Uma capa rígida para iPhone
  • Uma porca do tamanho certo para o tripé (ou a base de uma câmera estragada, como eu usei)
  • Cola quente


Como fazer um suporte de tripé para o iPhone

PS: Eu falo “parafuso” ao invés de porca no vídeo todas as vezes. Falha nossa

Montou o seu? Teve uma idéia diferente de como fazê-lo? Deixe seu comentário ou responda com um vídeo-tutorial também!

8 Programas para Turbinar seu Smartphone Symbian

Publicado em 19/02/2008 por Pedro Villalobos

Como bom geek que sou, há pouco tempo comprei um smartphone para mim. Ótimo, brinquedo novo na mão e com a possibilidade de instalar milhares de programas gratuítos e legais, mas como transformá-lo numa ferramenta de produtividade móvel? Simples, um teclado bluetooth para poder deixar o notebook em casa e os programas certos para nunca ficar na mão.

LightNotepad – o editor de textos

A primeira coisa que procurei foi um editor rápido de textos, para nunca ficar sem ter onde anotar observações e criar novos artigos sem depender de uma conexão com a internet. O LightNotepad é um editor bem simples, que edita qualquer arquivo em texto puro. Sua única limitação é o tamanho do mesmo, qualquer arquivo com mais de 200kb se torna somente leitura. Como o objetivo não é escrever um livro, 200kb são mais que suficientes.

Adobe Reader – nunca esqueça dos pdf’s

Isso mesmo, a Adobe possui uma versão para celular de seu famoso leitor de arquivos PDF. Óbvio que dispensa apresentações e explicações. Use e abuse!

Adobe Reader para Symbian

ToDoManager – lembre-se do que tem que fazer

Listas de afazeres são ótimas para cumprirmos nossos objetivos e nunca esquecermos de passar no supermercado para comprar sabonete. Já sugeri um ótimo programa para o computador, mas com esse no seu celular vai ficar impossível esquecer qualquer coisa. Tem alarme e opção de prioridade da tarefa.

GMail – seu e-mail com você o tempo inteiro

Claro que a Google não podia ficar de fora, então lançaram um sistema para acessar sua conta do GMail à partir do seu celular sem preocupações e o melhor de tudo: ela é otimizada para um consumo menor de banda!

Google Maps para Celular Google Maps – com ele você não fica perdido

Além do GMail, também é possível acessar o Google Maps à partir de seu aparelho e se você possui um celular com GPS (o Nokia N95 por exemplo) ou um GPS Bluetooth pode utilizá-lo para traçar rotas exatas à partir de sua origem ou então usar a função Meu Local que dá sua localização baseada na triangulação das antenas de celular da sua área. Pelo menos aqui em Belo Horizonte a margem de erro é de 500 metros. Com ele você também pode pesquisar por supermercados, hotéis, postos de gasolina e muito mais na região em que está.

Mr Lock – para não discar sem querer para ninguém

Mr LockUm grande problema de alguns smartphones Symbian é a ausência de uma função de bloqueio automático após determinado tempo. Existem diversas opções de programas gratuítos para isso, mas um grande diferencial do Mr Lock é sua possibilidade de customização. É possível escolher em quais perfis você quer que o celular bloqueie automaticamente e em quais programas quer que esse bloqueio seja desativado.  Pessoalmente só uso o bloqueio no perfil que uso quando estou na rua, com o celular no bolso.

Fring – um mensageiro muito versátil

Um celular com conexão wi-fi ou acesso à rede 3G pode ser uma mão na roda quando você precisa fazer um interurbano ou até mesmo uma ligação internacional. Isso porque com essas redes de alta velocidade é possível utilizar o Skype e outros programas de mensagem para conversar por texto ou som por um preço bem mais acessível que o padrão das operadoras. O Fring oferece acesso aos mais diversos mensageiros (Skype, MSN Messenger, ICQ, Google Talk, Twitter, AIM e Yahoo) e uma qualidade de chamada excepcional.

S60SpotOn – uma lanterna de bolso

Seu celular tem câmera com flash? Um visor bem iluminado? Pois então nos dois casos você pode usar esse programinha para mantê-los ligados permanentemente sempre que preciso. Achar a chave de casa dentro da mochila vai ficar muito mais fácil.

Esses são os oito programas que não saem do meu celular de jeito nenhum. São todos gratuítos e compativeis com celulares Symbian Série 60 Versão 3, alguns tem versões para outros modelos também. Além disso, o GMail, Google Maps e Fring dependem de conexão à internet, por isso recomendo a contratação de um plano de dados com sua operadora de celular, ou uma conexão direta por wi-fi.

E você, tem algum programa no celular para dar uma ajuda na produtividade móvel? Deixe suas dicas.

Como fazer um Livro Caixa Pessoal

Publicado em 18/01/2008 por Pedro Villalobos

Um tema comum em todo início de ano é economia. O que fazer com o dinheiro, como fazer e etc. Mas uma coisa importante e que frequentemente esquecemos é de fazer um livro caixa, ou seja, manter um histórico de nossos gastos. Mas como fazer?

image A algum tempo atrás eu conheci o MoneyTrackin, um site que ajuda a organizar nossos gastos no mais puro estilo web 2.0. Ele tem tudo, tags, descrições, ajax e o escambau. Mas uma de suas novidades é a tradução para o português. Além disso, com a popularização do acesso web via celular[bb], ele também criou uma site móvel para controlar suas finanças de qualquer lugar.

Então, como usar?

Primeiro crie um conta gratuitamente e já na tela inicial ele mostra seu gráfico de entrada e saída de dinheiro. Meu primeiro passo é sempre criar uma segunda conta. A conta padrão ou Principal eu uso como carteira[bb]. E controlo o fluxo de dinheiro vivo que utilizo.

O segundo passo é criar uma conta corrente, para manter suas movimentações bancárias acessíveis. A grande vantagem de manter esse segundo controle, é a possibilidade de gerar gráficos de uso e analisar as nuvens de tag para ver de onde você tem recebido dinheiro e onde tem gasto.

Adicionando informações

Basta clicar em Contabilidade no alto da página e em seguida em Adicionar Transação, ou logo em abaixo em Inserção Rápida que é o meu favorito.

Inserção rápida

No primeiro campo, você escolhe a qual conta se refere. no nosso caso a principal ou corrente. Em seguida colcoa uma descrição simples do tipo de gasto e crédito. Você pode inserir o nome do restaurante onde comeu ou do bar onde esteve.

O próximo passo é inserir o valor recebido, ou gasto. No segundo caso, coloca-se o sinal de “-” antes do número. Agora colocamos a data da movimentação e temos um último campo, para mim o mais importante, as TAGS.

É através das tags que eu faço todo o meu controle de gastos[bb]. Uso palavras simples para descrever cada um de meus gastos padrões: comida, bar, trabalho, presentes, supérfluos. Você pode adicionar quantas tags quiser, dependendo de seu modo de vida e tipos de gastos. No final do mês vai ser possível ver no relatório aonde você mais gastou e decidir a melhor forma de economizar agora.

Mantenha-se atualizado

moneytrackin_mobile Como já disse no começo, uma das vantagens do MoneyTrackin é a possibilidade de inserir dados independente de onde você está, pelo seu celular. Infelizmente este site ainda não tem uma versão em português, porém suas opções são bem simples e acessíveis:

Na tela inicial temos um histórico de transações do mês e logo abaixo o que nos é mais importante: Insert Transaction.

Nesta tela você vai inserir suas movimentações da mesma forma que insere no site. A única diferença é que ao invés de Conta principal, aparece Main account nas opções de conta.

O MoneyTrackin não é nenhum bicho de 7 cabeças[bb] e com o tempo você vai descobrir recursos novos e interessantes. Mas se ficou alguma dúvida, ou tem alguma dica para ele, deixe seu comentário.

MoneyTrackin

MoneyTrackin Mobile

Criando Toques Exclusivos para seu Celular

Publicado em 25/10/2007 por Pedro Villalobos

Com essa nova leva de celulares que chegaram no Brasil, praticamente todo mundo tem um que toca MP3. Mas será que todo mundo tem um toque exclusivo?

O ToneMine oferece exatamente essa possibilidade, criar um toque exclusivo para você da forma mais simples possível. Depois é só salvar e enviar para o seu celular.

Ele também tem a função de rede social, ou seja, você pode compartilhar seus toques e ouvir os que seus amigos criaram. Vale à pena dar uma conferida e criar um toque novo para seu celular.

ToneMine [via Gattune]

Dicas para Importar Notebooks

Publicado em 14/09/2007 por Pedro Villalobos

O Notebooks publicou um artigo interessante em que explica um pouco o funcionamento da importação de notebooks para o Brasil, assim como taxas e custos de transporte.

O primeiro ponto a notar é que o regime de importação para pessoas físicas é diferente do regime para pessoas jurídicas (empresas). Uma pessoa física provavelmente pagará mais do que uma pessoa jurídica (como as que vendem pela internet) para comprar um mesmo notebook.

Não deixe der ler o artigo completo.

Próxima Página →