Preparando para a volta as Aulas

Volta as aulas, ao trabalho, a vida cotidiana. Muita gente detesta sair do clima de férias e entrar na batalha de levar filhos para o colégio e afins (eu sei disso, devia ser uma batalha ME levar para o colégio). Mas para evitar grandes transtornos, alguma preparação pode ser bem interessante:

Adapte seus horários ao novo ritmo

Acordar cedo pode ser uma batalha depois de um mês dormindo até tarde. Eu não sou muito fã de dormir em excesso (apesar de as vezes o fazer), mas uma boa noite de sono é fundamental para manter a produtividade em alta. Com todo o horário bagunçado de férias, uma boa opção é dormir um pouco mais cedo que o normal, para acostumar com o novo horário de despertar.

Se ainda assim estiver difícil de acordar na hora, você sempre pode transformar seu computador em um despertador.

Faça uma boa faxina em casa

Imagine descobrir que você comprou um material ou livro que já tinha, um grande desperdício de dinheiro, não? Organizar tudo que precisa para seu trabalho ou estudos evita este tipo de surpresa desagradável e ainda te prepara para começar o ano mais tranquilo, sabendo que dali para a frente é só manter organizado.

Você pode começar jogando fora todo o material que não é mais necessário e deixando à mão o que vai precisar com frequência, a partir daí fica ao seu critério.

Compre tudo pelo menor preço

Se você deixou a compra do material escolar para a ultima hora, vai descobrir que agora está tudo muito mais caro. Mas ainda assim você pode economizar de algumas formas:

– Compre material em maior quantidade: Se organize com mais duas ou três pessoas e compre o material básica em lojas que vendem por atacado, o preço é menor e a qualidade a mesma de qualquer papelaria.

– Compre livros usados: Livros didáticos que são usados por apenas um ano não devem ser jogados fora, em Sebos e livrarias especializadas você encontra livros em ótimo estado por um preço bem camarada, além de poder usar os seus velhos como parte do pagamento também.

– Compre livros em maior quantidade: Se você precisar do livro novo, junte novamente algumas pessoas e faça encomendas diretamente com a editora. Já falei, compras em quantidade rendem descontos.

– Deixe para depois o que puder: Boa parte do material (especialmente o de listas de colégio) não vão ser usados imediatamente, por isso comprar só o que vai ser usado imediatamente pode ser mais econômico. Quando passar a “febre da volta as aulas” e os preços se normalizarem, você pode comprar o que ficou faltando.

– Recicle: Para que jogar fora um caderno que ainda tem metade das folhas? Junte todas as sobras e encaderne novamente. Papel nunca deve ser desperdiçado!

Seguindo alguns passos simples sua volta as aulas ou ao trabalho pode ser eficiente e econômica.

E você, tem alguma outra dica para voltar ao ritmo normal de forma produtiva? Deixe seu comentário!



Pedro Villalobos - 25/01/09


1 Comentários

  1. Amanda disse:

    Além dessas boas dicas, outra coisa é saber o que levar no primeiro dia de aula, se devo levar todas as apostilas, os cadernos, lápis de cor, enfim.. pois muitas vezes as crianças levam todo o material de uma vez o que deixa a mochila pesada e pode causar dores e até mesmo problemas mais sérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *