Qual Apple comprar? Uma pergunta cruel

Qual Apple comprar? Uma pergunta cruel

Louco para comprar um Apple, mas não sabe qual deles? Antes de juntar todo o dinheiro necessário para comprar o melhor computador que você vai ter na sua vida, existem algumas coisas que você precisa saber.

Para mim, são três os fatores que diferenciam os modelos da Apple. Primeiro é quanto você quer gastar com o seu computador. Segundo, se você quer um portátil ou um desktop. Terceiro, o quão pesado é o trabalho que você pretende realizar no seu Mac novo. Claro que todos vocês devem pensar diferente disso, mas vamos tentar explicar o porquê de eu pensar dessa forma.

Eu quero um Mac Book Pro de 17″. Ele é meu sonho de consumo. Sei que vou ser uma pessoa mais feliz quando tiver um ou se chegar a isso tudo um dia. Mas como eu sei quanto custa um desses, fico pensando em algum dos outros Macs disponíveis.

Entre todos os outros, o meu favorito é o Mac Book preto. Ele é o mais perto da linha profissional que eu vou chegar sem perder muitos dos recursos deles. São 13 polegadas de tela, um processador Intel Core Duo que roda o Vista melhor que um PC similar e ainda roda o melhor sistema operacional já feito. Ele ainda vem com uma câmera para você fazer o que quiser. O controle remoto também é bem útil nesses tempos de assistir séries, filmes e tudo mais no próprio computador.

Diferente dos antigos iBooks, a placa de vídeo dele agüenta uma das coisas que eu acho mais úteis para quem usa um notebook e, às vezes, precisa de mais espaço de tela: Dual Screen. Nos iBooks, você só podia fazer isso com a imagem espelhada. Dessa forma, quando você for realizar algum trabalho, pode solucionar um dos poucos problemas que eu vejo nesse computador.

Outro Apple “mais em conta” que vejo com bons olhos é o novo Mac Mini. As séries antigas não eram tão simples de fazer upgrade quanto as novas, além de que o novo processador o coloca como uma boa opção para qualquer pessoa que quer um computador para uso profissional. Basta um monitor, um teclado e um mouse e você está pronto.

O iMac é melhor que o Mac Mini em relação a quase tudo, menos o custo. Ele é um dos computadores mais bonitos que já vi, além de um dos mais potentes e pequenos também. Possuem opções de tamanho de monitor de 17, 20 e 24 polegadas, câmera embutida, controle remoto e vem com Intel Core Duo. Normalmente, eles têm o HD maior que os Mac Mini, o que deixa alguns usuários mais felizes devido a parcial dificuldade em fazer expansões.

A meu ver, o Mac Book Pro de 15″ é o meio do caminho para o meu sonho de consumo. E como eu não quero ficar no meio do caminho, acabei criando meio que um trauma dele. O principal diferencial da linha Pro para a linha os Mac Books é a velocidade do processador, o tamanho da tela e a velocidade de processamento da placa de vídeo. Se você quer um computador bom para tudo e totalmente portátil, encontrou o que queria.

O Mac Book Pro de 17″ não é tão portátil assim, mas se portabilidade não é um problema para você, talvez o custo seja. Então, sonhe comigo esperando um desses. Se você um dia pegar um desses na sua mão, vai entender minha paixão. Ele não possui nem três cm de altura, resolução de tela de 1680 x 1050, agüenta três gigas de RAM, possui processador Intel Core 2 Duo de 2,33 GHz. Eu acho que ele só falta voar. Se alguém quiser me dar um, eu aceito feliz.

Já os Mac Pro são quase outro mundo para mim. Agora eles podem ter até 8 cores de 2,66GHz. Faça a conta de quanto eles são mais rápidos do que o seu computador e pense: “Porque eu preciso disso?”. Eu não sei por que eu precisaria de um desses, mas tem todo aquele fetiche. Esse é o computador da Apple de uso profissional e quando eu digo profissional, eu digo profissional. Mas como eu não estou nesse nível de profissionalismo, prefiro não dizer nada sobre o Mac Pro. Sem contar que, se você precisa de uma máquina dessas, você sabe o que quer.

A Apple possui uma linha de computadores pequena, mas não vejo buracos nessa linha. Apesar de que sempre, alguém vai achar um erro no que é quase perfeito. Pensando nisso, eu fecho o artigo com um vídeo da campanha “I’m a Mac, I’m a PC”, onde podemos ver que legal que é ter uma linha de produtos tão grande.



Felipe Tofani - 11/05/07


2 Comentários

  1. Doufer disse:

    Quando eu conhecer alguém que tenha um e deixar eu dar aquela fuçadinha básica eu viro gente e compro um. Um mini ao menos.

    Abraço!

  2. Por mim eu tinha um macbook pro de 15, acho 17 coisa d pra ser portatil. Mas como o preço aqui é absurdo ainda, vou começar sonhando com um macbook black =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *