Qual o melhor formato de música?

Fones de ouvido

Com a explosão dos MP3 players, MP4 players e iPods todos podemos escutar nossas musicas na rua, no trabalho e no transito. Agora sobra a questão, qual formato usar?

A primeira coisa a se explicar é que ambos são formas de compressao de audio e são feitas com perdas de informação. Isso significa que ao transformar a musica de um CD em uma mp3 ou usar o iTunes para transformá-lo em m4a, por mais que você acredite que o áudio tem a mesma qualidade, na realidade ele carrega menos informação.

Como o os áudios comprimidos usando o AAC (m4a) são comprimidos usando uma tecnologia mais nova feita para substituir o mp3, eles foram feitos para conseguir uma compressão melhor, o que resulta em arquivos com menos perda de informação e tamanhos menores.

Você pensa: Problema resolvido vou colocar tudo em m4a e pronto.
Eu te falo que o mp3 tem uma grande vantagem: O legado.
Isso significa que muitos aparelhos (digamos que mais antigos) foram feitos para tocar mp3 e nao tocam m4a como alguns sons e até mesmo alguns disk-man. Ou seja se você manter suas músicas em mp3 é mais provavel que consiga ouvi-la em outros lugares além do seu tocador de música portátil.

Conversão entre formatos é uma boa? Não.
Como se tratam de compressões com perdas e trabalham de formas diferentes toda vez que realiza uma conversao entre esses formatos você perde muito mais informação do que estivesse convertendo um CD direto para o formato desejado. Simplificando: Quanto mais se converter entre os formatos mais irá se degradar a música.

Agora que você sabe as vantagens de cada um cabe a você julgar o que lhe importa mais: O legado ou melhores compressões? Só não fique alternando de opção para não estragar o seu arquivo.

Para mim como espaço não é problema, trabalhar com mp3 com altas taxas de conversão (320kbps – para manter a boa qualidade do som) é a melhor opção pois assim mantenho o legado de todos os meus aparelhos que tocam mp3.

Se você estiver com um iPod nano ou um tocador com pouco espaço talvez o m4a seja uma opção mais indicada para você.



Igor Barbosa - 29/10/07


8 Comentários

  1. samuel disse:

    MP3pro é sem duvida nenhuma o melhor, quer provar. copie uma musica do cd , wave claro, codifique no melhor que achar e depois recodifique em wave e reproduza em algum que tenha visualizador de aspectro, voçe verá que MP3pro a 96k é superior, o que perde é imperceptível, mas o tamanho fica o menor de todos, sabe porque? ele divide 44.1k em duas bandas de 22k, uma metade ate 10khz e a outra ate >20khz, ne um tocador de mp3 comum so reproduz a primeira metade, mas mesmo assim equivale a 128k no Mp3.

  2. cloreto disse:

    o mp3 e uma me***!!!
    o melhor é o aac.
    e um dos melhores formatos de musica em que ocupa pouco espaço e tem uma qualidade fantastica

  3. N disse:

    chupa o meu bago!

  4. Chrysthopher disse:

    Na minha opinião e mp3 mas para quem gosta de botar bastante musica no seu player e bom o wma (24kbps, 32 kHz, stereo (A/V)CBR). Porque uma musica de 3 megas no formato mp3, pode diminuir para 650 kb, nesse formato. Espero ter ajudado.

  5. O2 disse:

    O ogg tem suas vantagens contra o mp3 (pra começar, é gratuito!), mas tem uma grande desvantagem que é necessitar de mais capacidade de processamento. Pra computadores pouca diferença, mas pra tocadores portáteis, enorme! O processador deles não foi otimizado para as necessidades do ogg. Mas o lance dele ser gratuito é maravilhoso! Paga-se muito, muito mesmo para se ter um programa que converta para mp3 por exemplo. O Lame é gratuito mas não é exatamente legal legal. Por fim, se forem transformar música em m4a, pelo menos não utilizem o iTunes que o codec da Apple é um lixo.

  6. Ostrock, o OGG era uma formato bacana mesmo, mas não colou de jeito nenhum. Outra coisa que atrapalhou foi a falta do suporte nativo no iTunes e no WMP. Isso espanta muita gente.

  7. Ostrock disse:

    Já falaram do OGG e apesar de não terem investido nele, a maioria dos mp3 players tocam, apesar de não trazerem essa informação.

  8. Kaiserlino disse:

    Um otimo prometido era o OGG…pena q nao houve muito investimento neel…
    Porém concordo com você da mp3 com qualidade em 320kpbs, porém no meu celular converto todas para mp3pro de uns 64kbps, há perda sim, porém não muita e cabe muito mais músicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *