Quer ganhar dinheiro de verdade?

Quer ganhar dinheiro de verdade?

Então aprenda como funcionam as bolsas de valores e o mercado de ações. A regra é simples, “quem não arrisca, não petiscaâ€?, e ações são a melhor forma de demonstrar isso, além também de uma boa forma de preparar seu futuro. O Navarro escreveu mais um ótimo artigo no Dinheirama, agora explicando os princípios básicos desse mercado que parece tão confuso para a maioria de nós. Dê uma olhada nos mais interessantes:

Dica 1: Aprenda e aceite que investir no mercado de ações significa ter de conviver com o risco. Calma. Também não precisa ficar neurótico porque na mídia só saem as notícias ruins sobre a economia e o mercado. Sei que o máximo que falam do bom momento diz respeito às quebras de recorde nos pontos, mas isso por si não faz da Bolsa algo super interessante. Portanto aceite que você vai perder algum dinheiro. Esta dica talvez seja a mais importante e mais simples. Mas é a mais difícil.

Dica 3: Saiba a hora certa para pular fora, quando as coisas vão mal. Estipule uma porcentagem máxima de perda para cada um dos ativos e respeite este valor. Eu uso 10% como limite, mas isso não é regra. Se você comprou a ação X, mantenha um histórico de seu maior valor enquanto em suas mãos e quando este valor cair em 10% venda sua posição naquele instante. O mercado e os consultores sempre dizem: acostume-se às pequenas perdas para evitar as maiores.

Dica 6: Tome cuidado com os IPOs, que são as ofertas iniciais na Bolsa (estréia da empresa na Bovespa), mas não os veja como monstros ou vilões. Arrisque-se a investir em uma empresa estreante se notar, e entender, que ela tem potencial e que o mercado não viu seu correto valor. Algumas das maiores chances de ganho estão nos IPOs. E lá também estão algumas das maiores chances de perda. O que fazer? Leia a respeito, dedique-se a pesquisar sobre a empresa, seu setor de atuação e opiniões do mercado. Como exemplo, no ano passado um IPO chegou a valorizar 29,46% e outro despencou 6,67%. Isso em um dia.

Tenho muito a aprender ainda sobre isso, mas por enquanto vou me esforçando por aqui.

Vai se envolver com ações? Ação! [Dinheirama]



Pedro Villalobos - 22/05/07


1 Comentários

  1. Gostaria de colocar um rss no meu site mas não sei como poderia me ajudar.Feliz 2008

    Abraços
    Irineu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *