Receita para um Brainstorm

image Ok, ok. O Igor já falou o que é brainstorm anteriormente e como foi um artigo muito bem recebido e que renderam perguntas interessantes por e-mail e de amigos, decidi criar uma receita de como fazer brainstorm:

Ingredientes:

– Um tema;
– Papel;
– Caneta;
– 30 minutos de concentração.

Modo de Preparo

Comece preparando o ambiente. Coloque o celular no silencioso, tire o telefone do gancho e feche qualquer mensageiro (MSN, Skype, GTalk, etc). Resumindo, elimine qualquer distração durante os 30 minutos que vão durar seu brainstorm. Uma biblioteca pode ser o lugar ideal se no trabalho ou em casa você não consegue se desligar.

Com o ambiente devidamente preparado, comece a refletir sobre seu tema e coloque no papel TUDO que acha ser relativo ao mesmo. Não importa se a idéia parece um pouco estranha ou até mesmo aleatória demais, agora não é o momento para refletir sobre ela. Simplesmente coloque-as no papel.

Após 30 minutos de pensamentos anotados é hora de separar o joio do trigo. Corte as idéias que fogem demais da realidade e as que não se encaixam bem no tema proposto. Estas últimas podem servir de referência posterior para outros temas, lembre-se: uma idéia nunca deve ser desperdiçada.

Modo de Servir

Com a lista mais refinada, você agora pode separar as idéias e fazer um pequeno brainstorm para cada uma. Em geral, 10 minutos para cada são suficientes para descobrir qual é a melhor de todas.

ATENÇÃO!

Uma das grandes vantagens do brainstorm é a velocidade em que ele é feito, portanto não fique parado em idéias que não consegue formular, escreva-as da mesma forma que pensou e deixei para o passo seguinte a adaptação delas.

E claro, não se esqueça que o brainstorm é uma “arte” que vai ser aprimorada com o passar do tempo. Não espere resultados fenomenais na primeira vez e nem desista se não conseguir na terceira!



Pedro Villalobos - 17/01/08


24 Comentários

  1. Maria da Conceição Miranda A. M. Reis disse:

    Pois, a técnica brainstormiana é uma técnica que podemos considerar ser um bom exercício do pensamento, a equipe torna-se vencedora da melhor ideia de um tema pretendido por meio da chuva de ideias. Sendo assim da participação de todos os intervenientes irá nascer a melhor ideia.

  2. cogumelosazuis disse:

    mlk doido, noia cherolainess kkkkkkkk vlw doido

  3. Alexandro Magnus disse:

    Muito interessante as observações sobre o contexto do brainstorming, vou adotar e ver se c onsigo desenvolver uma boa ideia. grato

  4. miguel disse:

    Eu gostaria de saber saber se alguem tem alguma coisa ou case study sobre o brainstorming tradicional e o que se faz hoje nas agencias de publicidade.

  5. luis disse:

    eu gostaria de saber saber se alguem tem alguma referencia ou case study sobre o brainstorming tradicional e o que se faz hoje nas agencias de publicidade.
    obrigado

  6. Adriano Pimentel disse:

    Visitem o blog projetobbdobrasil.blogspot.com

  7. Adriano Pimentel disse:

    Sou engenheiro e meu trabalho nos ultimos 7 anos foi fazer um livro, inspirado nos metodos do brainstorming, mas numa visão mais brasileira, com humor e chocolate. Visitem o blog que tem algumas partes importantes do BB

  8. Forell disse:

    Muito bom o modo que tu explicou. Me esclareceu muitas coisas

    Valew

  9. JOSÉ BRAULIO CACAES PINTO disse:

    Resido em João Pessoa e sugiro um curso presencial nesta cidade, que será de grande valia e com certeza de excelente aceitação.Grato

  10. Valdecir disse:

    Boa tarde pessoal, Bom eu comecei ver esta diciplina na faculdade este semestre, tive uma primeira aula espero apredela bem porque parace uma ferramenta bastante interesante, na duvida procurarei voces.

  11. Débora disse:

    Como deve montar elaborar o texto sobre o tema, citando passo a passo a técnica de Brainstorming, dando exemplos de sua utilização no dia-a-dia profissional.

    Não sei como fazer… alguém favor pode me ajudar

  12. rogerio disse:

    Quero encontrar adeptos para meu projeto (construir uma edificação conjugada de veraneio em ilha bela de baixo custo construtivo).
    Tendo como base que a união faz a força e trás a economia, penso em usar o “Brainstorming” como ferramenta disciplinar para este projeto.

  13. Ana Cássia disse:

    Parabéns, adorei o mode simples e objetivo de explicar,tirou minhas duvidas referente ao tema.
    Valew.
    É isso ai galera vamos interagir…..

    Abç.

  14. Itamar, temos outros materiais publicados sobre Brainstorming e 5W2H, dê uma pesquisada noa busca do site e não vai se arrepender :)

  15. Itamar Conceição disse:

    Olá, pessoal!
    Não conhecia esse grupo e fazendo uma pesquisa na net acabei encontrando vocês!

    Muito legal a introdução que foi feita sobre o assunto e a receita a seguir.

    O método do Brainstorm realmente surte um bom efeito e deve ser levado em consideração para realização de um processo de MASP ou em PDCA/SDCA.

    Em meu trabalho, utilizamos muito ferramentas como essa e ainda a vínculamos a outras como:
    5 Whys, 8D, Gráfico de Pareto e assim por diante.

    Muito legal… espero ver mais em outras visitas.

    Abraço a todos

  16. Juliano Galante disse:

    João,
    Parabens pela receita muito pratica e aalisando dessa forma parece ser muito simples, porem não é, estou com umas dificuldades, e gostaria muito de falar com voce.

    Abraços

    Juliano Galante

  17. godoy disse:

    por favor quero saber mais sobre este assunto de técnicas de brainstorming,fiquei muito afim de aprender.

  18. Thassius, eu ja conhecia o mindmeister, é realmente muito bom :)

  19. João, uma forma de brainstorm é exatamente em conjunto e foi a que o Igor descreveu no artigo citado. O Brainstorm pode muito bem ser utilizado individualmente, até mesmo porque isso viabiliza u mbrainstorm mais qualificado quando for feito em conjunto.

    Mari, que bom que gostou. Nosos objetivo é exatamente explicar de forma prática conceitos que as vezes parecem abstratos demais.

  20. Mariii disse:

    Muito legal essa receita de brainstorm. Foi explicado de forma prática e objetiva. A maioria das pessoas têm dificuldade para fazer um porque esperam idéias brilhantes logo de cara, mas a proposta é exatamente deixar as idéias fluirem naturalmente… a viavilidade você comprova no planejamento estratégico.
    Muito boa a dica!

  21. João Marcelo disse:

    Olha, o normal do Brainstorm é ser feito com várias pessoas, pra você ter a visão do que você quer por vários ângulos, fazer com uma pessoa só é possível, mas provavelmente não dá resultados tão bons.

  22. Thássius V. disse:

    Alguns aplicativos online pode ajudar no brainstorm. Um que me parece bastante completo é o MindMeister. A url: http://www.mindmeister.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *