Se preparando para a Ressaca do Revéillon

O revéillon nem começou e você já está preocupado com a ressaca do dia seguinte? O site da revista Saúde é Vital respondeu 10 perguntas sobre a ressaca, as mais interessantes são:

3. A ressaca de algumas bebidas é maior do que a de outras?
Quanto maior o teor alcoólico, maior a probabilidade de intoxicação e ressaca. Além disso, as bebidas destiladas tendem a entrar mais rapidamente na corrente sangüínea do que as fermentadas. Portanto, são mais perigosas.

5. É possível evitar a ressaca?
Respeite seus limites. Aumente a tolerância fazendo o álcool entrar mais lentamente na corrente sangüínea. A melhor forma de fazer isso é comer bem, antes e enquanto estiver bebendo.

8. Um copo de cerveja pode rebater a ressaca?
Como ela é uma síndrome de abstinência de álcool, "aquela cervejinha para rebater" e outras receitas, como o blood mary (vodca com suco de tomate) ou o gim-tônica, podem ajudar o fígado a se recompor. É como recuperar um drogado ministrando doses cada vez menores da mesma droga. A cerveja ainda tem a vantagem de estimular o funcionamento dos rins, acelerando a expulsão dos resíduos tóxicos pela urina. Mas isso depende de reações individuais. Há quem não suporte o cheiro de álcool por algum tempo.

9. Fumar piora a situação?
Sim. Álcool e fumo formam uma dobradinha imbatível. Mesmo quem fuma moderadamente aumenta a quantidade de cigarros quando está bebendo. E, quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue. Daí o processo de intoxicação pela bebida alcoólica é mais rápido.

O melhor método para evitar a ressaca que conheço é tomar dois copos grandes de água antes de dormir. Mas não vai adiantar nada se você tomar 50 copos de cerveja antes. A melhor dica é pegar leve e aproveitar bastante todas as outras alegrias do fim de ano.

10 Perguntas sobre Ressaca – Saúde é Vital



Pedro Villalobos - 29/12/07


5 Comentários

  1. Pingback: Se preparando para a Ressaca do Revéillon
  2. xman disse:

    É mais forte do que eu!!

  3. Poxa X, não queima meu filme não! :p

  4. xman disse:

    Sou obrigado a comentar que ninguém é melhor que o Pedro pra falar de “beber em excesso” e “ressaca devido a bebida”. XD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *