Usando a Internet em Conexões Lentas

Esse final de semana me deparei com um problema grave: minha conexão está MUITO lenta. Com esse problema em mente, minha única opção é otimizar a navegação para que sofra o mínimo possível.

Essas dicas também valem para quem usa uma conexão 3G, que apesar de ter boas velocidades, nem sempre é o quanto gostaríamos. Eu por exemplo estou usando agora meu celular como modem e navegando a 300kbps, consideravelmente melhor que a Net Vírtua (6mbps) hoje, mas ainda assim bem lento.

Então vamos aos passos para otimizar sua velocidade de navegação:1- Escolha quais programas usar

Vários programas são verdadeiros vilões de conexão, com isso o ideal é fechar todos que não forem necessários naquele momento. No meu caso, fechei os seguintes programas:

– Cliente de emails; caso precise checar um email, vou direto no webmail e fecho em seguida.

– Mensageiros; fechei o MSN e GTalk, mantive aberto somente o Skype, que é o que estou usando agora.

– iTunes; apesar de ouvir as músicas que estão no meu computador, ele conecta regularmente para checar por updates de podcasts e afins e isso atrapalha muito.

– Windows Live Sync; é um ótimo programa para sincronizar seus arquivos com outro computador (um servidor de backup por exemplo), mas como monitora diversas pastas, ele sempre usa a conexão.

Resumindo, qualquer programa que você use e que faça conexões desnecessárias a internet, inclusive programas de Torrent.

2- Bloqueie propagandas

Eu sou contra bloquear anúncios em sites, principalmente porque gosto de ver banners e afins para ter novas idéias, mas quando sua conexão está mal das pernas, essa é uma ótima opção.

Se você usa o Firefox, e deveria, pode usar um plugin como o AdBlock Plus que bloqueia automaticamente as mais diversas propagandas, aumentando muito sua velocidade de conexão.

Para usar o AdBlock Plus, primeiro instale a extensão acessando este site.

Após reiniciar o Firefox, ele vai oferecer diversas opções de listas, atualmente estou usando duas, a EasyList e a AdBlockRules. Para instalá-las, basta clicar no nome de cada uma delas.

Você vai notar que ao acessar sites, verá bem menos anúncios, as vezes nenhum mesmo. Isso aumenta muito sua velocidade de navegação, já que vai parar de baixar coisas inúteis naqueles momento.

3- Use versão mobile

Esta dica é um pouco extrema, mas funciona muito bem, use a versão mobile dos sites que costuma acessar. Como elas são feitas para serem visualizadas em um celular, são bem mais leves. Abaixo uma lista de alguns sites já com link para suas versões móveis:

Globo

UOL

Terra

Orkut

Lembre-se, a navegação em versões móveis dos sites tem uma série de limitações, mas serve muito bem para não sofrer tanto quando sua conexã estiver ruim.

Concluindo, conexões lentas como discada, EDGE, ou mesmo uma banda larga em um dia ruim podem se beneficiar muito dessas dicas, além de limitações óbvias dos provedores, como limite de tráfego que alguns oferecem em planos 3G.

E você, o que faz para melhorar sua velocidade de navegação? Deixe sua dica nos comentários!



Pedro Villalobos - 22/03/09


4 Comentários

  1. Maxwell disse:

    Na boa, tive experiência semelhante e o fato de desabilitar o MSN, skype e outros programas de inicialização automática ajudou muito.

  2. Marco Aurélio Tommasini disse:

    Use Tuneup2009 e aceite recomendações para LAN ou TCPoptimizer com 256KBs. Únicas coisas q funcionaram até agora no 3G Claro. E para aumentar uploads para games ( COD4 )no garena:
    1. Clique em Iniciar / Executar digite regedit e clique em OK
    2. Navegue até a seguinte chave do registro:
    [HKEY_LOCAL_MACHINES/SYSTEM/CurrentControlSet/Services/AFD/Parameters]
    (Se você não encontrar a pasta Parameters dentro da pasta AFD você poderá cria-la sem problemas)
    3. Crie (dentro de parameters) a seguinte chave : DWORD ‘DefaultSendWindow’ sem as aspas e atribua a ela o valor ‘18000’ Hexadecimal sem as aspas
    4. Agora navegue até a seguinte chave do registro:
    [HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services/Tcpip/Parameters]
    5. Crie a seguinte chave: DWORD ‘EnablePMTUDiscovery’ sem as aspas e atribua a ela o valor ‘1’ Decimal sem as aspas.
    (Se a chave já existir basta apenas mudar o valor para ‘1’ Decimal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *