Você tem medo de falar em público?

Você tem medo de falar em público?

Segundo Leon Ho, editor do blog LifeHack, o maior medo das pessoas no mundo inteiro é o de falar em público, maior até mesmo que o da morte. Seguindo este princípio, ele escreveu um artigo que a acabar com toda essa angustia desnecessária.

A capacidade de falar em público é uma das melhores habilidades que você pode desenvolver. Não é algo que você nasce com, ela vai evoluindo e melhorando com o passar dos anos, desde que você pratique.

A base de suas dicas é bem simples, nada de “imaginar seu público de roupas de baixo”€, ele engloba princípios reais que ajudam e muito. O primeiro deles é praticar na frente de um espelho e em seguida de frente para a parede. O primeiro ajuda a eliminar gestos e expressões que distraem o expectador e você, enquanto o segundo te ajuda a concentrar somente no seu conteúdo.

A segunda parte indica que você deve praticar com um amigo, pois você fica mais relaxado e pode receber dicas sinceras. Em seguida, praticar com um “desconhecido”, alguém que não tenha afinidade ou conhecimento do conteúdo, já que assim você desenvolve melhor sua flexibilidade sobre o tema. Isso sem contar a pressão benéfica de ser alguém que “pode estar te julgando”.

O próximo passo é gravar o que você está falando. Em geral, é desagradável ouvir nossa própria voz gravada e isso é exatamente o que precisamos: ter uma visão critica do que estamos falando, para poder melhorar ainda mais.

Estar preparado é fundamental, várias perguntas poderão ser feitas e você deve conhecer seu tema com perfeição. E por ultimo, não pratique somente com a sua família, ela é a melhor audiência que você pode ter e, por isso mesmo, provavelmente não serão críticos e honestos o suficiente.

Bem, acho que o segredo é mesmo praticar ao máximo e de todas as formas possíveis, eliminando os pequenos erros e acabando com essa timidez que todos temos. Se você tiver preguiça ou desanimo na hora da prática, pense no resultado final disso tudo: você vai ser um melhor orador e nunca mais sentirá medo quando precisar apresentar uma palestra ou um novo produto para um cliente.

How to get over your fear of public speaking [LifeHack]



Pedro Villalobos - 04/04/07


14 Comentários

  1. Antonio Shampoo disse:

    Nossa sou candidato a vereador a convenção ta próximo, e sou muito medroso de falar em publico..

  2. marta disse:

    Achei legal seu blog. Eu mesmo pesquisei muito e acabei fazendo o curso de oratória do Dr. Moreira Necho (www.mnecho.com).

    Pra mim ajudou muito, especialmente agora que fui promovido. Uma pena que as pessoas deixam para a ultima hora para buscar se aprimorar.

  3. Andre Santos disse:

    Tenho verdadeiro pavor de falar em público, mesmo que seja para um grupo pequeno ou até mesmo em reunioes na empresa. Fico vermelho, nervoso, dá taquicardia, as palavras desaparecem. Sou muito tímido.Isto está prejudicando minha vida profissional e pessoal. O que tenho que fazer? Devo procurar um médico ou um psicólogo? O que fazer?

  4. Clecilene, em geral a prática ajuda bastante com isso. Em último caso, se só praticar não resolver, consultar um fonoaudiólogo pode ajudar bastante a melhorar sua dicção e tranquilidade para se expressar

  5. Clecilene disse:

    Boa noite, eu estou muito preocupada pois toda vez que vou falar no curso que estou fazendo e tb na Faculdade eu tremo muito será que devo procurar um médico ou só treinando falar em publico vou para com a tremedeira que só aparece quando tenho que falar.por favor me dê uma luz.

  6. Jean carlos disse:

    ola , eu tenho pavor de falar em publico mas tenho mas medo e de ler em publico, ja perde a conta de quantas vezes dechei de ler na igreja, fasso parte de alguns grupos e todos dizem que sou capaz, o pior e que eu sei que sou capaz, ja falei algumas vezes mas sempre que tenho oportunidade entro meio que em panico. nao sei se e algum trauma, sei que e muito dificil superar, o que fazer.

  7. Bem Willian, acho que você só via descobrir tentando, né? ehehhe Mas em geral, focar em uma pessoa de sua confiança e falar olhando para ela ajuda bastante :)

  8. Eduardo Primo disse:

    Em breve estarei palestrando sore o comercio eletronico para cerca de 300 pessoas, só que eu nunca falei em pulico e to buscado todas as dicas possiveis. Talvez tenha sido loucura aceitar o covite mas vou conseguir.

  9. William Briceño disse:

    Parce difícil, a maior dificuldade minha é que quanto mais treino, mais me dá branco na hora,aí fico vermelho, parece que estou flutuando, minhas orelhas pegam fogo, minha vontade é de sair correndo, ou enfiar a cabeça dentro de um buraco,como um avestruz.Pedro, o que você acha de fixar os olhos numa parede no fundo do auditório e só olhar para ela..pode resolver?

  10. Andréia, você provavelmente via enocntrar informações em revistas no http://www.scielo.br/ ou com o pessoal da Sociedade Brasileira de Fono.. sbfa.org.br

  11. andreia alves disse:

    olá, sou estudante de fonoaudiologia da universidade federal de pernambuco e estou fazendo minha monografia de conclusão de graduação sobre o uso profissional da voz e o medo de falar em público e queria saber se vcs conhecem artigos científicos publicados em revista indexadas sobre este assunto para me enviar. desde já agradeço a atenção e parabéns pelo site….

  12. Paulo, obrigado por sua visita, mas infelizmente preferimos não abordar temas específicamente religiosos. Mesmo porque, eles podem ser vistos como manipulação quando falados com técnica e não com sentimento, certo?

  13. Paulo Henrique disse:

    É super interessante e aproveitador essas dicas que podem ser facilmete usadas por qual quer um. Eu sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias ou “Mormón” como samos apelidados, eu futuramente irei discursar na Igreja, não só como eu, mas outros jovens da minha religião e de outras religões que botam em prática o desenvolvimento de seus jovens para acabar com esse medo de falar em público, gostaríamos que fosse feito outro tema para essa discursão como por exemplo: ” Como dar um discurso para um público de uma determinada religião” ou como saber falar para esse público alguma coisa sobre se a doutrina é verdaderia…?

    Sou grato pela atenção!

    Até breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *