Bem, na última parte dessa série vou falar um pouco sobre algumas funções um pouco desconhecidas do Google e outros métodos mais complexos de pesquisa.
Diga ao Google o que você quer
Além do filetype: que eu citei ontem, existem várias outras opções de pesquisa rápida no Google. Algumas delas são:
– weather:cidade Mostra as condições climáticas de várias cidades e links para sites específicos sobre o tempo na cidade desejada.
– movie:nome do filme (preferencialmente em inglês) Vai fornecer horários dos principais cinemas de sua cidade (ainda não disponível no Brasil) e críticas escritas sobre o filme.
– music:”artista” Digitando o nome do cantor(a) ou banda que você quiser, é possível encontrar várias informações como: músicas para download ou compra, dados sobre os álbuns lançados e muito mais. Se o artista que você pesquisa possui mais de um nome (ex.: Nine Inch Nails) use as aspas duplas para que só retornem resultados com o nome completo.
– define:palavra Esse é um dos meus favoritos ele lhe dá a definição da palavra procurada na língua em que você a escreveu. Além disso, também oferece outras opções de palavras relacionadas e em outras línguas.
– related: endereço.com.br É usado para encontrar páginas que segundo o Google tem alguma relação com a página pesquisada. Uma busca por related: issomesmo.com retorna resultados variados como um antigo fotolog, videos do YouTube feitos ou linkados por nós dentre outras coisas.
– site:endereço.com.br Esse último é usado juntamente com as palavras à serem pesquisadas, assim como o filetype:. Ele possibilita fazer uma busca através do Google no site que você especificou.
O Google também entende de dinheiro
Há algum tempo atrás, foi lançado o Google Finance. Na verdade ele não foi realmente lançado, já que ainda é um beta, mas está disponível para quem quiser usar.
Para a grande maioria das pessoas (infelizmente) essa é uma ferramenta inútil. No entanto, ao entrar no mercado de ações e começar a entendê-lo é essencial que além de acompanhar a Bovespa, você também acompanhe a movimentação de bolsas do exterior. É exatamente isso que o Google Finance oferece.
A maior vantagem dele é a facilidade para pesquisar empresas específicas sem saber seu código na bolsa. Ao começar a digitar Microsoft, já aparecem opções para diversas outras empresas com nomes semelhantes. Basta escolher a que você quer e mandar o Google buscar. Segundos depois você irá ver uma tela com todos os dados, gráficos e notícias disponíveis sobre a determinada empresa.
¿Hablas Español?
O Google sim e muitas outras línguas também. Graças à isso, é possível usá-lo como um verdadeiro dicionário. Você já deve ter reparado que quando digita uma palavra de forma errada, aparece a mensagem “Você quis dizer:“. Usando somente esta função ele já serve como um ótimo corretor ortográfico.
Outra função que parece um dicionário é a define: que eu já expliquei como funciona. A grande vantagem de usar o Google, nesse caso, é o poder de ter um dicionário universal nas mãos. Como eu já disse, ele fala várias línguas e isso quer dizer que pesquisa em várias também.
Você pode usá-lo para pesquisar o significado de uma palavra em alemão e em seguida usar o ótimo Google Translate para traduzir aquela explicação para qualquer língua.
Enfim, o FIM
Depois de 3 dias desmistificando um pouco o Google e ensinando estratégias para buscar melhor, você já deve estar pronto para encontrar qualquer coisa. Mas se não conseguir, não faz mal. Deixe um comentário que tentaremos ajudar.
Adorei essas dicas, serão muito útil…