Que tal escrever sua biografia?

Que tal escrever sua biografia? Dizem que pensar o que você quer que seja dito em seu funeral é um bom exercício para definir seu futuro. Eu acho isso bastante mórbido, mas real. Ontem estava pensando nisso e reparei que sempre penso em como seria uma biografia minha, com todas as minhas realizações, problemas, quedas. Acho que isso pode ser um exercício melhor ainda para definir seu futuro.

Sempre vi isso em diversos cursos e já fiz algumas redações sobre “como vai ser minha vida em 50 anos”. A visualização de seus desejos sempre é uma boa opção para traçar suas metas e definir seus objetivos.

Toda essa visualização pode contribuir para a criação de um plano detalhado, com cada passo a ser dado. Pode parecer um pouco maníaco organizacional demais, mas como disse ontem, um pouco de organização sempre ajuda a atingir seus objetivos de forma mais rápida.

Já que o objetivo é criar uma biografia, porque não seguir alguns passos?

1- Defina quem você era e o que fazia
Essa parte pode ser escrita levando em conta sua vida atualmente

2- Conte um pouco sobre sua mudança de vida
Toda grande biografia conta com a súbita mudança de vida que nos direcionou ao que somos hoje. Aqui já começamos a falar sobre o futuro

3- Descreva os problemas que enfrentou por causa dessa mudança
Claro que você vai enfrentar problemas, mas prevê-los vai ser o grande segredo para evitar que se tornem maiores que o necessário. Não se esqueça de falar sobre como superou estes problemas

4- Diga como é sua vida atual e seus planos para o futuro
A sua vida agora é boa, você já conseguiu muita coisa. Mas e o futuro? Quando chegar ao ponto final da sua biografia, você pode falar sobre o que pretende fazer dali pra frente.

Claro que essa biografia vai estar em constante mudança e atualizá-la vai ajudar a prever e contornar os futuros desafios.
Vou começar a escrever a minha e quero que termine contando que eu sou um bilionário maluco que adora catapultas. Só não posso esquecer de deixá-la o mais próximo possível do real, mas ainda assim, catapultas seriam legais.

Participe da discussão

86 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. minha a miga vai fazer aniversario aminha 13 de janeiro o nome dela e maria Eduarda mora em lages
    quero ver se vem mc gui

  2. Shirlayne Spangenberg, nascida a 02 de Novembro de 1993 no Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, actualmente estudante universitária de Administração Empresarial, reside em Portugal, Ponte de Lima desde o ano de 2008 com sua mãe, irmão mais velho e padrasto. Desde sua infância viveu sempre com a ausência de seu pai biológico Roberto Spangenberg que vivia em São Paulo, Pirassununga, sendo então criada pela sua mãe biológica Shirlene de Castro e pelo seu padrasto Antonio Dias, o qual trata-o por pai. Aos 14 anos foi com sua mãe e companhia viver em Portugal, lá estudou e está a formar-se com muito esforço e dedicação. Mulher carismática, amiga, simpática, confiante, esforçada, porém, triste, deprimida, solitária e stressada. Sua infância e adolescência foi marcada pelo facto de sentir-se à parte pelos seus pais, incluindo o seu padrasto, o que fez com que Shirlayne crescesse de forma a amadurecer precocemente. Actualmente, mantém contacto via Internet e telefone com o seu pai biológico e mais 2 irmãos paternos. Mulher de grandes histórias e lições de vida, vive para dar vida aos outros, doa-se incondicionalmente, não mede esforços para fazer alguém feliz, mesmo que isto possa lhe custar a vida. Sonha em ter uma casa própria e ser independente, dar volta ao mundo e conhecer pessoas diferentes. Do signo de Escorpião, apaixona-se com facilidade, tem o dom da intuição e considera a vingança como o sucesso do seu fracasso. Aprendiz da vida, gosta de ler, escrever, cantar, dançar, interpretar e praticar artes marciais, Tem uma amizade predominante com homens porque os considera mais confiáveis e compreensíveis, não se deixa levar, não engana-se com facilidade, acredita no seu instinto e em vidas passadas. Sua maior aliada é sua mãe, porém a mesma é considerada como sua maior rival. Se pode confiar é em si mesma, não dando lugar à problemas de feedback. Ama amar, mas se precisar de uma pitada de ódio, ela derrama o caldeirão e não polpa nas palavras.

    (SPANGENBERG Shirlayne, Biografia – Ponte de Lima, Portugal).

  3. meu nome é Carolina Beckauser Negherbon tenho 11 anos faço aniversário dia 2810 , eu sou estudante da escola E.M.E.F. Cristina Marcatto,gosto muito de ler livros como Marly e eu,Querido Diário Otário entre outros também gosto bastante de escrever textos ou até livros espero que um dia um desses textos ou livros sejam publicados.espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre mim !!!!!!!!!

    BEIJOS DE CAROLINA BECKAUSER NEGHERBON!!!!

  4. fui dada aos 5 meses de nascida por minha mãe problemática ,bipolar ,prostituta do Rio de Janeiro na famosa Central do Brasil,mulher lindissima que sonhava em ser uma das dançarinas do famoso Chacrinha nos anos 60,ela também era viciada em drogas ,eu a conheci qd eu estava completando 4 anos ,era meu aniversario naquele dia e o pouco que consigo me lembrar ,não é agradável me lembro de ter sido jogada em cima do de um lindo bolo agarrada pelos lindos cabelos ,eu não entendia nada e me lembro de ouvir gritos das pessoas desesperada tentando me ajudar ,eu não encher gava nada ,estava sendo espancada e tinha a cobertura do bolo até mesmo em meu naris que sangrava muito, e não conseguia nem abrir meus olhos.
    Os lindos balões que enfeitavam minha festa estouravam perto de mim ,hoje sei o porque tenho medo deles aos 44 anos de idade ,passo mal qd estouram perto de mim .
    o tempo passou e um dia minha mãe chegou super drogada e disse :vim buscar mina filha para passear comigo e me levou com ela para um quarto onde morava com um rapaz ,horas depois eu estava sendo estrupada por ele qd minha mãe saiu e me deixou ali aos cuidados dele .
    Novamente o tempo se passou e eu sendo cuidada com tanto amor por minha protetora fui melhorando ,até que em um belo dia eu estava muito feliz e brincando no quintal qd ouvi alguem me chamando para dentro de casa ,fui até lá vi minha mãe brigando com a senhora que me criava como filha ela estava transformada e com olhos arregalados ,em meio a tantos gritos ouvi ela dizer nem para mim ,nem para vc e pos uma arma em minha cabeça me agarrando muito forte .
    minha protetora gritou para que ela não me matasse e disse se for para que ela vc a deixe viver então pode leva-la com vc .
    O que eu não sabia era que a partir daquele dia minha infância chegaria ao fim ao cinco anos e que eu chegaria um dia a ser uma das menores mais rodada das febem de são paulo e que mais tarde me tornaria uma grande traficante de drogas ,garota de progama e trabalhava para uma emissora de tv fazendo pequenos quadros,como as pessoas chamam as pegadinhas para ,sustentar minhas filhas e procurar meu filho rapitado aos 10 dias de vida .
    Se vc quiser saber o quem sou hj e que fim levou tudo isso e detalhes profundos de toda minha trajetória enquanto estava nas ruas e a procura do meu filho e como o conheci dia 30 de maio de 1212 ja com 21 anos entre em contato comigo por email .
    Se vc ou alguém se entereçar em me ajudar a escrever minha alto biografia ,eu agradeço ,garanto que Cristiane F é suave perto de tudo que enfrentei e com tudo o que estou lidando hoje .
    Um abraço

    J .Bittencourt

    1. Nossa, que história ein. Bom creio que se isto é realmente verdade, vc deve ter sofrido d+, mas hoje eu posso te dize que tem alguem q te ama mt, e q se importa com vc, Ele quer te ajudar, e curar os sentimentos ruins que há em ti. Bom o nome Dele é Jesus Cristo, Jesus te ama d+, Ele morreu por vc, não importa quem vc é Jesus conhece o seu interior, conhece oq vc passou e esta passando, quando vc precisa d alguem saiba q vc pode sempre contar com Ele. É só vc orar pra Deus, pediando ajuda, enfim vc pode falar ou pedir oq vc pedir pois Ele vai te ouvir, confie Nele, pois Ele te ama d+, a maior prova d amor que já ouve no mundo e sempre vai haver, foi de Jesus morrer por nós, antes msm que nós nacessemos. Eu vou orar por vc. Procure uma igreja, e confie em Deus. VC É MUITOO ESPECIAL, E DEUS NÃO FEZ VC PRA VC SOFRER ENTAO PROCURE DEUS E SEJA FELIZ, ELE TE AMA MUITO. VC É ESPECIAL ELE TE FEZ ÚNICA, VC É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, DEUS NAO OLHA PRA APARENCIA E SIM PARA O INTERIOR, PARA O SEU CORAÇÃO.
      DEUS TE ABENÇOE EM NOME DE JESUS

  5. é muito legal saber q vc pode espor a sua propria historia para todos amei rosa rosa rosa

  6. um dia acreditei ne um amor que achava que era verdadeiro e puro lindo e verdadeiro….mais um dia acordei e me falaram que contos de fadas não existem….não sei se existem ou não….mais espero ate hoje o meu princepe encantado….aquele homem que todos os dias olhe para mim e me admire e fale que me ame…..aquele homem com um bjo deixa o meu mundo mais feliz….que olhe nos meus olhos e me arranque lagrimas de felicidade…e que um abraço me deixe confortavel…..e segura….muitos esquecem que existe mulheres ainda que é romantica ..doce ..e meiga….que fica so esperando um filme de amor acontecer……….

  7. Clóvis Oliveira Cardoso, poeta, contista e escritor de literatura infantil. O autor já publicou 4 livros infantis e 4 adultos. No início de 2012 estará publicando mais um de poesias. Já participou de duas antologias no Rio Grande do Sul, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Clóvis é fã de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e do imortal Vinícius de Moraes. Dos poetas vivos ele gosta de Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso. Clóvis e formado em educação física pela Universidade Catelo Branco do Rio de Janeiro, especializado em recreação infantil. Escrteve desde sua feliz infância mas só após os trinta anos que enveredou pela literatura. Escreve e diz que escrever é a melhor terapia. Toca violino e como autodidata que é, toca de ouvido. Tem um repertório de MPB e o violino é seu sonho sonhado. O pensamento que carrega consigo é do pai da psicanálise Sigmund Freud que diz: “Seja qual for o caminho que eu escolher, um poeta já passou por ele antes de mim”. Seus filhos Kennedy, Alessandra e Renata estão sempre presentes na sua vida. Seus netos Walquíria, Lia e Vinícius são treês rosas desabrochadas no jardim da sua vida. Sua musa inspiradora é a Tânia Rosseli Ovçar Cardoso, mulher e eterna namorada. Ele afirma que o amor é sine-qua-non, em uma relação entre um homem e uma mulher, afirma que nessa relação não cabe uma terceira pessoa.

  8. Não devemos dizer que nossa vida é um saco,mas dizer que ela é linda e cheia de planos para o futuro,não iremos viver só hoje

  9. Olá , sou um menino bravo , eu não gosto quando me enche o saco já fico bravo , nervoso xingo ! Já xinguei até minha mae por causa disso
    Mas eu sou viciado no computador ,por isso tenho marcas roxas no meu corpo , gosto de vôlei , odeio futsal e futebol . Mas oque deixa minha vida de ponta cabeça é a briga , odeio gente que se acha , começo xingar ! mas o problema da minha familia : minha irmã , qualquer coisa que ela quer ela tem que ter por erxemplo , ela quer ter 500 pc , eLA CONSEGUE PARA DEIXAR MINHA MÃE FURIOSA , ELA SOCA AS PAREDES , Bate e mim , ela consegue acabar com minha vida ! Entãoi eu falo mais no youtube . 🙂

  10. minha vida e um sac de bagunca nas costas eu amo meu pimo de ate querer ficar com ele de beijar ate mesmo transar as isso nao pode acontecer porque tenho que esconder quem eu sou e amo de verdade………………..

  11. exa tua xplicaçao xta pensima pork ñ tem nenhum sitio p poder xcrever a tal dita bibliografia, s tiver dê-m indicaçoes pork xtou curioso para xcrever nha bibliografia. Paxe bem.

  12. mateus nascido em caxias data 1997 em 10 abril filho de narde alves dos santos pai antoni luiz pontes ferreira local 2 travesa boa vista hoje tem 13 anos de idade

  13. eu soun fan de malhaçao e sou reparologa e vejo o olhar quedaniela carvalho olha oera bruno gissoni o ach nao tenho serteza que eles se gostam

  14. Oi quem gostou do nome publica renatao do gordooooooooooooooooooooooooooooo

  15. Meu nome é ingrid souza , moro em são paulo e tenho 13 anos , faço aniverssario em 9 de maio
    Estudo e estou na oitava série
    Ano que vem já vou fazer 14 anos e meu sonho é tocar bateria e entrar pra uma banda
    Minhas amigas também.. uma toca guitarra , a outra teclado e eu estou aprendendo a tocar bateria o/

  16. queria muito ganhar a maleta do esquabrao da moda…