Produtividade na insônia

Produtividade na insôniaApesar de todas as dicas para acabar com a insônia e das varias formas para acordar mais cedo, freqüentemente eu sofro dos dois males. O segundo como conseqüência do primeiro. No entanto, eu procuro fazer da minha insônia um momento de produtividade máxima.

Eu considero insônia todas as vezes em que após 2h deitado na minha cama eu não consigo dormir nem parar de pensar. Nessas horas eu acabo levantando e anotando minhas idéias, mas dessa vez resolvi fazer de uma forma diferente: escrever os artigos inteiros para cansar meu cérebro um pouco mais.

Para evitar simples divagações de um sonâmbulo, eu procuro seguir um padrão na minha escrita noturna:

- Coloco todas as idéias no papel/computador antes de começar a escrever
Isso me ajuda a evitar as tais divagações sem objetivo

- Ouço uma música tranqüila
Música sempre me ajudou a pensar e acho que o jazz combina perfeitamente com os sons que ouvimos durante a noite

- Nunca tomo café
Dessa forma a insônia não se transforma em total ausência de sono

- Estipulo um tempo máximo para passar escrevendo
Assim eu evito ficar a noite inteira vomitando idéias que no final não vão chegar a lugar algum

Esses 4 passos simples sempre me ajudaram nas noites de insônia e espero que continuem ajudando, principalmente agora que o sono já está ficando mais forte e esse já foi o 3º texto escrito seguidamente. Mas isso não interessa, já que ele só vai ser publicado durante a tarde.

Estou sempre procurando novos métodos de escapar da insônia ou produzir mais durante a mesma, portanto, se tiver alguma mais alguma dica, não deixe de comentar.



Pedro Villalobos - 10/07/07


9 Comentários

  1. Comecei ter insônia séria já faz uns 7 anos. No começo tinha dificuldade para pegar no sono, depois passei a ficar com o sono insuportavelmente leve, qualquer coisa me despertava e depois de desperta não voltava à dormir. Daí em diante tudo começou a se agravar, cheguei a ficar 5 dias sem dormir, o que significam 5 dias vegetando, pois não tinha energia para nada, minha cabeça doía de forma insuportável, meus olhos mal conseguiam ficar abertos e mesmo assim ao deitar não conseguia dormir.
    Insônia é uma praga. Eu tenho uma insônia de grau avançado, uso BZD e mesmo assim fico noites sem dormir, nunca mais passei 5 noites (graças a deus) mas em dias de maior ansiedade, mesmo com os remédios,durmo 3 horas por noite.
    Não aprendi a desligar o meu cerébro, qualquer coisa dispara uma sequência de pensamentos sem fim que se unem a outros e… não paro.

    Hoje, uma noite bem típica da minha vida, tomei 1mg de Alprazolam, dormi das 00:15hs às 02:10hs, acordei e estou aqui sem uma goto da sono. tomei mais 1mg de Alprazolam na esperança de voltar pra cama, mas até agora (já são 5:48hs) ainda não consegui.
    Até hoje minha insônia sempre foi incrívelmente improdutiva, estou tentando mudar isso e ao invés de ficar 5 horas me revirando na cama, eu levanto faço coisas no computador, coisas em casa, qualquer coisa, até conseguir baixar a energia e voltar pra cama.

    RobertoJr, mesmo cética quanto à esse tipo de métodos, vou tentá-lo amanhã e prometo colocar o resultado aqui!

    Desejem-me boa sorte.

    Apenas para constar: Sim, já procurei médicos, de psiquiatras à neurologistas. Sim, já procurei terapias alternativas, de acupultura à florais, passando por exercicios fisicos matinais e massagens terapeuticas.

    beijos

  2. Helder, durma com papel e caneta do seu lado :)

    Roberto, vou experimentar essa dica, mas já tentei de tudo e a única coisa que tem funcionado comigo e colocar as idéias pra fora mesmo ehehe

  3. Helder Santana disse:

    acontece*

    olha que não estou com sono hahaha

  4. Roberto Jr disse:

    Já tive este problema mas resolvi com uma técnica que pra mim foi infalivel.
    O problema é que ao deitar a mente não para de pensar e inventar mil situações.

    1) Se imagine em frente a um lago e uma enorme pedra ao lado.
    2) Uma mão imaginária pinta com tinta branca um imenso número 100
    3) a mão apaga esse número e faz um X.
    4) Imagine essa pedra flutuando indo em direção ao centro do lago e lentamente descento até o fundo. tente dar riqueza de detalhes, peixes, movimento da água …
    5) repita o processo com outra imensa pedra, agora como número 99, depois 98, 97, …

    Assim você ocupa sua mente com algo monótono que precisa de um mínimo de atenção (contagem regressiva) que também induz a calma. Impressionamente ! Durmo sempre antes de 80 ! :)

    Pode parecer bobagem, como me pareceu no inicio, mas quem passa por isso testa todos os conselhos, logo tente este ! è indolor e Custo Zero !

    Quem sabe pra você também resolva.

    Xi, só de escrever me deu um sono …

  5. Helder Santana disse:

    No momento eu não tenho muita, mas sempre quando aconteçe, eu não anoto as idéias, perdi muito por causa disso.

    Vou seguir essa dica, valeu! =)

  6. Gabriel, acho que seu problema é mais questão de disciplina mesmo ehehehe Arrume algo para fazer durante a manhã e que você realmente goste e vai ver como vai dormir mais cedo :)

  7. Eu tenho problemas semelhantes, mas não chega a ser insônia. Eu tenho dificuldades de querer ir dormir, quando eu consigo deitar eu durmo, mas fico evitando ao máximo ir pra cama.
    Aí a consequência óbvia é acordar tarde e totalmente zureta !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *