8 Razões para ter um Apple

8 Razões para ter um Apple

Procurando por problemas? Então não compre um Apple. Nada de incompatibilidades, vírus e instalações complicadas onde você fica completamente perdido. Nada disso faz parte do seu dia a dia quando você tem um Apple. Apesar de todos os pontos positivos, o fator custo ainda bate forte contra a empresa e impede que ocorra um crescimento no número de usuários aqui no Brasil.

Abaixo seguem as oito principais razões para que você abandone o Windows e o seu PC e mude para um Apple com seu OS/X.

1- Tudo funciona perfeitamente
Quer um computador que funciona, não trava e não te dá dor de cabeça? Pronto, compre um Apple. Não sei se seria a sincronia entre o software e o hardware ou se seria a estabilidade do sistema operacional. Sei apenas que Apple funciona. Quer instalar uma impressora, passar fotos de uma câmera? Nada de drivers, nada de dores de cabeça, Apenas plugue e pronto. Funciona.

2- Melhores imagens e vídeos
Trabalha com vídeo, imagens ou internet? Você sabe então que todos profissionais preferem a plataforma da Apple. Final Cut, Aperture, Logic, Shake. Tudo que você precisa e que o Windows não possui. Além de que são conhecidos por possuírem os melhores ajustes de cores e as curvas de luminosidade. O que quer dizer que o que você vê na tela, vai ser quase igual o que sairá da impressora ou gráfica.

3- Segurança
Já ouviu falar de um Apple que foi atacado por vírus? Eu já, mas foi num passado distante e isso não existe mais. Tanto que numa competição mês passado, as regras do jogo tiveram que mudar porque ninguém conseguiu hackear o OS/X.

4- Softwares potentes
Edição de vídeo profissional é com Final Cut Pro. Edição de Aúdio é com o Logic. Fotografia é com o Aperture. Está bom ou quer mais? Os softwares que vem embutidos no sistema operacional são tão bons que você nunca mais vai precisar de outros. Quer editar imagens e fotos? Use o iPhoto. O iMovie e o iDvd servem pra edição de vídeo e o GarageBand faz do seu computador uma fábrica de músicas.

5- Feito para a internet
Já passou horas, horas e horas tentando configurar a rede ou a internet no Windows? No OS/X não existe nada disso. Você liga o cabo de rede e pronto. Pronto mesmo porque quem configura a sua rede é o sistema operacional, se você não quer saber como isso funciona, o computador faz isso para você. Com wi-fi então é mais simples ainda. Sem contar que entrar em rede com um PC rodando Windows é a coisa mais simples do mundo. Agora tenta ver se quem está no Windows acha a mesma coisa.

6- OS/X é melhor que o Vista queria ser
O Vista é descaradamente baseado no que o OS/X foi um dia. Quando eu digo foi, é porque o Vista é o que o Tiger foi em 2003. Acho que alguém chegou atrasado.

7- Hardware completo
Firewire, controle remoto, interface bluetooth e wi-fi. Não são muitos os PCs que saem de fábrica desse jeito. Mas todos os Apple saem da caixa assim. Se você comprou um iMAc ou um MAcbook, ainda recebeu uma câmera embutida de 1.3 megapixel, perfeita para video conferência e tudo mais.

8- Design premiado
Preciso dizer algo sobre isso? Qualquer Apple é lindo. Todo mundo sabe.

Mas se você ainda tem dúvidas, acompanhe os próximos artigos sobre o assunto e eu sei que você vai mudar de idéia.



Felipe Tofani - 03/05/07


42 Comentários

  1. Kalled disse:

    O melhor ainda e Apple, custo benefício e tecnologia, pois trabalhei 5 anos com estudio de filmes, ele é insuperável, nunca tive problemas editando orquestras com 5 cameras, shows e casamentos, festas…etc….

  2. ataliba disse:

    Gostaria de comprar um MA877ll/A, achei um com preço bom: 3000,00 reais. Está barato?
    Eu uso muita edição de fotografia, desenhos em CAD e ARC-GIS para georeferenciamento. Estes ultimos programas talvez eu tenha que instalar o windows XP. Vale a pena particionar o HD?
    Tenho vontade de ter um mac pois todos dizem que é a melhor imagem para fotografia.

  3. Carlos disse:

    Eu trabalho com Apple desde os primeiros Imacs coloridos e nunca mais quero ver PC e Windows na minha mesa. Se existem 8 razões para se ter um mac e 256 para naum ter, pelo menos existem 8. Agora me cite 1 razão para se ter um PC. Deixa eu pensar, ahhh o custo! Mas o valor de assitência técnica, horas de estresse por paus vírus e afins, sistema que pesa e anda lllleeeeeennnnntttttooooo com o tempo, péssimo gerenciamento de cores (eu trabalho apenas com manipulação de imagens e sei o que estou falando) e outras tantas razões que pesam contra o custo baixo. Para ter em casa, pra acessar internet, fazer trabalhinhos escolares e jogar joguinhos concordo que o PC com Windows ou Linux são mais adequados, mas quando o assunto é uma máquina profissional mesmo, então o buraco é muito mais embaixo.

    Quando ao custo do PC ser inferior, mais uma coisinha pra apimentar a discussão. Monte um PC com 4.000 reais, que é o valor do Imac mais barato e trabalhe imagens com este PC do lado do Imac durante uma tarde. No final da tarde dê uma reparada em quem rendeu mais e com mais conforto.

  4. Lucas Timm disse:

    Maria Eugênia, os mais recentes rodam AutoCAD através do Windows, ou seja, não faz diferença um Apple pra isso. Infelizmente a AutoDESK não é uma empresa lá muito legal, e restringe seu produto a apenas a plataforma Windows.

    Membros, estou rodando um Hackintosh, que é o que vos falo, e estou feliz e contente com esse no meu Core 2 Duo. Possuo Dual Boot com Fedora Linux 7, e até agora não encontrei quase nenhum bug. :)

  5. Maria Eugênia disse:

    Estou querendo comprar um iMac mas preciso que rode o autocad… já sei que nos modelos novos isso já é possível, mas alguém sabe se vou tem um bom desempenho e se ainda assim vale a pena?

  6. poxa, até que eu gostei bastante do Vista e não tem me dado problemas…

  7. telmo disse:

    eu nunca tive a oportunidade usar um Aplle, mas sinceramente estou de saco cheio dos problemas do Windows e da microsoft, Bjill Gates só quer dinheiro e não faz nada que preste, nem elel, nem sua companhia vagabunda e mercenária

  8. Milton Yogi disse:

    Também coloquei um post no blog OutroJeito afalando sobre minha migração pra Apple, e as razões para você considerar também…

    http://www.outrojeito.com.br/tecnologias/outro-jeito-em-tecnologia-apple/

  9. Buda disse:

    oh Felipe / FTRC

    quer saber pq custa caro?
    pq coisa boa SEMPRE custa mais caro.
    é o custa bastante a produção, desenvolvimento, etc, etc pra ficar um produto bom e no fim das esse custo tem q ser re-passado pro consumidor final.

    é uma pena,..

  10. Diego Cadorin disse:

    O que dizer?

    Isso mesmo!

  11. Lucas Timm disse:

    Eu baixei um hackintosh na minha casa pra instalar no Athlon 64 da minha mãe, ainda não tive oportunidade de efetuar a instalação, mas se funcionar vai ter a receita do bolo no meu blog. O meu computador, um Athlon 1300, infelizmente não roda, então nele tem apenas FreeBSD 6.2 (graças a Deus estou saindo do mundo dos pinguins) e Slackware Linux (ainda tem muita serventia, pra mim).

    Eu gosto muito mesmo da plataforma Apple, só acho que aqui no Brasil a realidade é muito diferente. E, se fosse como no exterior (onde um Apple é o mesmo preço de um computador normal), provavelmente a maior parte da população não teria mais os pecês, apenas Apple mesmo. Quem usariam pecês seriam os gamerotários e os nichos de aplicações específicas (tipo AutoCAD), e nada além disso.

    Eu também me recordo bem de quando usava PhotoShop no MacOS Classic (saudade do PowerMac 9600 :D), e ocasionalmente no Windows 98. A mesma versão do software(6.0), e pareciam programas completamente diferentes, apenas o nome era igual! A usuabilidade, leveza (com 233MHz no PPC e 1.1GHz nos P3), tudo. Era muito bom. Ainda não vi versões mais recentes do referido programa no MacOS X, todos os Apple que usei recentemente não tinham PhotoShop instalado. Mas se isso continuou no mesmo patamar, existe uma grande diferença sim entre usar o PhotoShop do WIndows e o PhotoSHop do MacOS X. Bem, pra mim não faz diferença pois eu uso Gimp mesmo, e gosto muito dele. :) Outro programa era o Internet Explorer 5.5 x Internet Explorer 6, sim, eu também usava. E quanta diferença que tinha, era coisa de louco. Apesar de mais lento, o Iéca do MacOS era muito melhor, mais bonito, mais estável e mais seguro que o do Windows… :P

    Enfim, sobre os MacPro: Sim, são caros, mas é outra linhagem, são computadores montados, o que é muito mais interessante que pecê de fundo de quintal. (Não desmerecendo as IBMs/Lenovo, Dell e HPs). Se eu tivesse dinheiro, não pensaria duas vezes e compraria ou um MacPro ou uma workstation SPARC da Sun. O preço é altíssimo, do hardware e do software, mas vale muito a pena. Dá pra brincar com muitas coisas nesses monstrengos! :)

    Att,
    Lucas Timm.

  12. Caco disse:

    Tem razão, Felipe, não disse que era barato, mas o preço é o que acaba determinando a compra, infelizmente.

    As 4 opções atendem muita gente, mas nem todos. Pra mim, ainda é pouco. Nem precisava criar algo tão diferente, bastaria colocar um Core 2 Duo básico num gabinete de MacPro pra resolver o problema.

    Trocar o HD é mole, mas dá pra colocar mais de 1 no mesmo iMac 20″ ou no Mini? Sabe qto custa um HD de 750Gb?

    Respeito sua opinião, mas sou fotógrafo profissional e trabalho o dia inteiro com CS3 num PC. Nunca tive problema. Não é melhor que um Mac mas tb não é pior. Como eu disse, equivalem-se. É questão de preferência.

    Hackenbook? Funciona perfeitamente, só NÃO tem o mesmo visual…(rs).

    Não me leve a mal, as razões que vc citou são bacanas. Porém, acho que qualquer equipamento tem prós e contras. Os produtos da Apple podem ter menos “contras” do que o resto, mas tb não são perfeitos. Só apontei alguns detalhes que vc esqueceu de mencionar.

    Abs!

  13. Dominio disse:

    Acho que as 8 razões estão corretas… só não esquece de comentar as outras 256 para não comprar…

  14. inesperado é o fato dele rodar melhor q o proprio osx no macintel ehehehe

  15. Pingback: links for 2007-05-04 | blog.ftofani.com
  16. Felipe Tofani disse:

    Não que seja inesperado isso.

  17. O Hackintosh eu nao sei como fica em estabilidade… mas o Vista roda melhor nos Macintel do que em PC comum ehehehe

  18. Felipe Tofani disse:

    OSX86 é notícia velha mas funciona. Só não sei como que funciona na estabilidade do treco.

  19. Felipe Tofani disse:

    1. Não falei nenhuma vez que era um computador barato.

    2. As 4 opções são bem suficientes.

    3. Todos permitem mudar o HD, só vc saber como.

    4. Quanto a perifériocos é verdade mesmo.

    5. Discordo completamente. Tente trabalhar o dia todo com o photoshop num mac e depois num pc. a diferença é perceptivel.

    8 – Hackenbook? Se a ideia é ter apenas o visual…

  20. Thiago disse:

    Tudo bem que computadores Apple são bem mais caros pra ter uma configuração nem tão “parruda” assim. Mas acontece que depois de alguns anos mexendo com informática, você simplesmente se cansa de ter que ficar instalando anti-virus, atualizando toda hora, e agora com essa nova onda de spyware, tem o anti-spy também e mais um monte de bla bla bla… Depois do meu primeiro contato com o OSX eu nunca mais quis voltar para a antiga plataforma das janelinhas. Estou feliz e satisfeito com o meu mac rodando sempre redondo! hehehehe…
    Para os curiosos de plantão, que nunca viram mas sempre quiseram ver o OSX funcionando, tenho uma noticia que pode ser interessante: rodar o MacOS X Tiger no seu PC de casa que habitualmente roda Windows. E antes que eu me esqueça, não é usando nenhum emulador ou coisa parecida, é rodar nativamente mesmo, com velocidade 100%. Tentem procurar por OSX86 no google para ver os hardwares compatíveis.

  21. Caco, ficom com o seu hackintosh eheheheh

  22. Caco disse:

    Muito do que foi dito no post é verdade, mas tem algumas coisas que precisam ser esclarecidas:

    1. Aqui no Brasil, um Mac custa pelo menos o dobro de um PC de config equivalente.

    2. Há somente 4 opções de configuração (MacBook, Mini, iMac e MacPro). Se nenhuma se ajustar às suas necessidades (ou seu bolso), babau.

    3. Somente o MacPro permite adição de HDs e troca de GPU. Fora isso, quaisquer outros componentes devem ser OBRIGATORIAMENTE USB/Firewire, ou seja, bem mais caros: HDs adicionais, placa de áudio, tv/captura, etc. Se comprar um Mac já não é barato, imagine o custo depois de adicionar “otras cositas más”…

    4. Muitos periféricos são incompatíveis com o Mac. Há uma grande chance de ter que trocar seu scanner, sua impressora, sua placa de áudio PCI caríssima, etc.

    5. Esse papo de que Mac é melhor pra edição de áudio/foto/vídeo é coisa do passado, please. Mac’s e PC’s equilavem-se hoje em dia. É apenas uma questão de preferência por determinado software e a maioria deles roda em ambas as plataformas.

    6. O Aperture é fraco (veja os reviews), bem inferior ao Adobe Lightroom, que além de ser bem melhor, é grátis e está disponível para Mac e Windows.

    7. O Logic é um excelente aplicativo, mas tampouco é a primeira opção da maioria dos profissionais. Se vc trabalha com edição pro de áudio provavelmente usa Pro Tools (Mac ou PC).

    Obs.: Final Cut é indiscutível: the best! A Adobe está correndo atrás, mas ainda não chegou lá…

    8. Hackintosh! OS-X rodando num PC muuuuiiiiiito mais barato…

    E cada um que decida o que é melhor para si próprio.

    Abs!

  23. Aelx, é exatamente o que falam na reportagem que está linkada ai no artigo, foi hackeado, mas só depois de mudaerm as regras do concurso…

  24. biel borges disse:

    Qnt custa?!

  25. Alex disse:

    Sobre segurança já hackearam o OS/X.

  26. eu queor um, assim que o preço ficar mais justo. Enquanto isso me contento em tentar fazer uam versão alternativa usando um amd sempron 64 =p

  27. ftrc disse:

    Doufer, se tu compra um mac tu ganha o ilife junto. os softwares profissionais sao a parte.

    Lucas, linux pra mim nao dá devido a falta de photoshop e flash. Senão até poderia ser uma alterntiva. Mas usar o gimp não é pra mim.

    Camilo, se alguém te der um, fala quem foi e pede mais um que eu fico feliz.

  28. Camilo disse:

    Eu também quero um Mac!

    Alguém disposto a me dar de presente um MacBook Pro 17″???

  29. Igor Barbosa disse:

    Você respondeu a pergunta que fiz no meu ultimo post.
    =)

  30. Lucas Timm disse:

    E mais, meu notebook provavelmente será Apple. Mas PowerPC, eu também prefiro RISC. :)

    Doufer,
    Um MacMini sai super em conta, e se você cogita um iMac, um PC bom que competiria em nivel de igualdade de hardware a ele, sai o mesmo preço se não mais caro. ;)

  31. Lucas Timm disse:

    Eu larguei o MacOS X por causa do Linux, na minha opinião ele é melhor. Mas na guerra Windows x MacOS X, realmente não dá. O MacOS X dá de 41231540 x 0.

  32. Doufer disse:

    Que dizer que se eu comprar um Mac mini vou receber todos estes softwares?

    Eu queria mesmo era testar um destes só pra ter mais confiança no investimento.

    abraço!

  33. ftrc disse:

    Não é tão difícil assim atualizar um iMac. Aumentar o HD e memória RAM é bem mais simples do que parece.

    Sem contar que um PC desvaloriza muito mais rapidamente do que um Apple.

    O problema deles é realmente o valor. Eu bem que queria saber o porquê de um custo tão alto.

  34. Só o que me afasta é o preço absurdo no Brasil. Também me desanimo em pensar que vou comprar um iMac e dificilmente terei como atualiza-lo e acabarei por vende-lo por um valor insignificante se alguém quiser ele daqui uns anos.

  35. Felipe Tofani disse:

    Eu quero mais um. =]

  36. Tem toda a razão, Felipe.

    Eu tenho um Mac Mini em casa há quase um ano e estou absolutamente satisfeito com ele. Nenhuma máquina Windows chega perto de um Mac.

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *