Aprenda a escolher pilhas

Pilhas

Motivado pelo post Carregue Pilhas na USB, resolvi escrever sobre pilhas.

Pilhas e baterias não são todas iguais. Aprender as principais diferenças entre as tecnologias de recarga pode ajudar você a escolher o tipo certo de pilha para o equipamento certo. Um exemplo, qual é a bateria correta para ser usar em uma câmera digital?

As Alcalinas:

Baterias e pilhas do tipo alcalinas não foram desenvolvias para suportar a altíssima demanda de potências dos eletrônicos atuais. Esse tipo de pilha apresenta alta taxa de capacidade, mas que só pode ser completamente aproveitada com um baixo consumo de potência.
Dispositivos eletrônicos que apresentam um alto consumo de potência (câmeras digitais, MP3 players) rodam melhor com o uso de baterias recarregáveis.

Qual usar NiCd ou NiMH?

Para maior parte dos dispositivos eletrônicos (MP3 player,câmera digital e etc) é melhor usar pilhas de NiMH. As pilhas de NiCd apresentam cádmio, um metal pesado e altamente tóxico, que pode danificar o meio ambiente se não usado corretamente.
Para equipamentos que precisam de uma altíssima taxa de descarga (como uma furadeira movida a bateria) as pilhas de NiCd provavelmente apresentaram melhor performance.

A Auto-descarga:

As pilhas recarregáveis, diferente das alcalinas, apresentam alta taxa de descarga podendo perder em torno de 5% da sua carga em um dia sem nem mesmo ser usada. Por isso sempre recarregue antes de usar e não alguns dias antes. As pilhas de NiMH apresentam mais opções de carregadores inteligentes e menor efeito de carga o que as tornam uma melhor opção para cargas rápidas ou descontínuas.

Falando sobre a mAh:

O mAh é comparável com a capacidade de “combustívelâ€? que a pilha tem, no entanto como os testes para se chegar nesse parâmetro variam muito mudando a tecnologia ou o fabricante é aconselhável só tomar por referência quando comparar pilhas de mesma tecnologia (e com todas as resalvas já ditas). Teoricamente quanto maior o mAh melhor.

Tem alguma dúvida sobre baterias ou pilhas? Escreva nos comentários!

Green Batteries



Igor Barbosa - 15/04/07


8 Comentários

  1. Fabricio disse:

    Olá, no manual da canon s5 is diz para usar pilhas 2500 mAh (2300 mAh no mínimo). Usar pilhas 2700 mAh Sony resultariam em algum problema? Obrigado

  2. Pingback: PodSer 23 - Câmeras digitais | PodSer Podcast
  3. Mauro Allmeida disse:

    Olá Régis, ganhei uma camera Zenit com o flash 122A, sem manual, e nao consigo encontra-lo na internet. Por acaso voce poderia entrar em contato ou passar seu e-mail?
    Obrigado.

  4. Igor disse:

    Fica dificil falar se vai queimar. Na teoria não.
    No entanto se os fabricantes indicam um tipo de pilha para usar , possivelmente o aparelho foi projetado para funcionar com aquele tipo de fonte de energia.

    Aconselho você seguir as especificações do manual.

    Vale a pena lembrar que alguns manuais apenas sugerem algumas pilhas, poucos realmente pedem o uso e normalmente quando o fazem explicam o motivo.

  5. régis da silva presser disse:

    valeu. aguardo retorno.
    r.

  6. Régis, até onde eu sei isso não queima o circuito do flash não, mas torna o carregamento dele bem lento entre um disparo e outro. De qualquer forma, vou converir com o Igor, que foi quem escreveu o artigo e retorno pra você.

  7. régis da silva presser disse:

    Olá. comprei um flash Zenit 122a e no manual de instruções recomenda-se o uso de pilhas alcalinas, de 1,5V. já ouvi muitos entendidos em fotografia dizerem que as pilhas de NiMh nao seriam adequadas para o uso em em flashes. há pouco tepo, inclusive, adquiri um da marca Mikona que orientava a usar apenas pilhas alcalinas ou Ni-CD. como nao entendo o sistema de funcionamento destes tres tipos de pilhas, pergunto: poderei queimar o circuito do flash se utilizar as pilhas de Ni-Mh?

    atenciosamente,

    régis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *