Como aproveitar melhor cursos e palestras

Como aproveitar melhor cursos e palestras
O tempo é algo cruel e um relógio no pulso pode atrapalhar muito sua produtividade. Em reuniões, cursos e palestras, muita gente insiste em marcar o tempo sem necessidade alguma, inclusive eu, então decidi fazer um experimento:

Ficar completamente alheio ao horário durante o final de semana.

No último final de semana (10 e 11 de abril) eu participei do curso da Mestre Seo e simplesmente ignorei o relógio. O que fiz foi:

1- Tirei o relógio do pulso

Simples, o velho hábito de olhar para o pulso se perde quando não tem nada nele.

2- Guardei o celular

Você pode colocar seu celular na mochila, aonde não tem fácil acesso ou simplesmente manter algum programa aberto que tampe a hora, se for um radical pode até mesmo desligá-lo, só que isso eu não consigo fazer.

3- Desativei o relógio do computador

Esse último foi crucial, pois mantenho um relógio no meu computador com 3 fuso-horários (Brasil e mais dois relativos a servidores da Blue Box no exterior) e a data. O hábito de olhar pra ele é é gigantesco. Se fosse medir quantas vezes olho por dia diria que gasto uns 15 minutos só com isso.

Mas porque exatamente eu desapareci com os relógios?

Bem, o curso era relativamente longo, 8 horas por dia, mas o tema extremamente interessante e relevante para mim. Sendo assim não queria me distrair de forma alguma, nem me preocupar com quanto tempo está passando. Deixei isso para os palestrantes – Fábio, Frank, Bruno e Felipe – eles sabem muito bem quanto tempo têm e quanto podem gastar em cada questão proposta. Me foquei em tirar minhas dúvidas e fazer anotações.

O resultado de me desligar do tempo

Ok, não foi exatamente todo o final de semana que me desliguei, somente durante as palestras. Com isso eu consegui escrever mais de 100 notas, cada uma com 2 ou 3 parágrafos. Extrai o máximo do curso com isso e tenho um material preciso e organizado que vai me servir de referência por muito tempo.

E você, como faz para aproveitar melhor cursos e palestras?



Pedro Villalobos - 13/04/10


3 Comentários

  1. altair aparecido borsonello disse:

    altair aparecido borsonello cidade araras sp no inicio de novembro comprei um
    livro da readers digeste no valor de 4 reais cobrança por debito automatico mas
    me mandaram mais livros que eu nao pedi e descontaram do banco mais 55 reais
    reclamei eles pediram pra devolver que eles me reembolsariam mandei a devoluçao
    para a readers digest em itapevi sp cx postal 241 o produto chegou la dia
    21/12/2010 mas ate hoje dia 03/01/2011 nao me devolveram o dinheiro que e 55
    reais mais 20 reais despesa de correio tento entrar em contato com eles mas nem
    respondem meu fone 1935426250 fone da readers digest 0xx21 4004-2124 por favor
    me ajudem pois recebo auxilio doença e me faz muita falta esse dinheiro e agora dia 05/01/2011 o banco me descontou de multa mais 42 reais totalizando tudo 99 reais não sei o que faço pois pois fui lesado por uma que não pedi e paguei por nada

  2. gumelo disse:

    Eu sou fã de relógios quando não estou com um me sinto despido em públicos, mas você está certo em dados momento é melhor não ter distrações por perto

  3. Filipe Vidotti disse:

    Adorei o depoimento de como aproveitar cursos e palestras. Bom eu não uso essa técnica, porém vou adiciona-la, na próxima que for.
    Bom nos temos que tenho mais interesse fecho o computador e anoto os temas, ouço com atenção. No dia seguinte procuro informações relevantes ao tema.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *