Como Gastar Menos na Black Friday

Como Gastar Menos na Black Friday

O Brasil definitivamente adotou este festival de descontos Norteamericano, o famoso Black Friday, ou Sexta-Feira Negra em português. Desde 2010 os maiores e-commerces do país fazem promoções incríveis nesta data, com algumas óbvias pegadinhas, conhecidas também como “Black Fraude”.

É possível usar esta data para economizar muito nas compras de Natal (foi pra isso que ela surgiu na Filadélfia em 1961) e de outras datas também se você for do tipo que planeja suas compras com antecedência.

Principais produtos em promoção na Black Friday

A Black Friday é famosa pelos eletrônicos e eletrodomésticos a preços incríveis, estando estes sempre entre os 10 mais vendidos na Black Friday, mas não é só de tecnologia que vive esta data, os principais descontos estão em outras categorias:

  • Papelaria – 31%
  • Brinquedos – 30%
  • Moda e acessórios – 27%
  • Casa e decoração – 27%
  • CD, DVD e Blu Ray – 24%
  • Beleza e Saúde – 23%
  • Instrumentos musicais – 22%
  • Games – 22%
  • Automotivo – 22%
  • Livros – 22%

Fonte: Folha de São Paulo 20/11/2014

É sempre bom lembrar que este é o desconto médio e não o desconto absoluto. Existem sim ofertas com 70, 80 ou até 90% de desconto na Black Friday, é só saber como encontrar.

A Black Friday está crescendo tanto no Brasil que a projeção para este ano é que seja 42% maior que no ano passado, ou seja, mais ofertas e também mais gente competindo pelos menores preços!

Como se preparar para a Black Friday

O mais importante é saber o que você quer comprar, e estar disposto a trocar de marca/modelo. Muitas vezes você não vai encontrar a TV LG 40″ XYZ1234 em promoçao, mas vai encontrar a TV Samsung 40″ ABC5678 por um preço incrível. Então é importante saber suas opções e não se prender a um único produto.

  1. Faça uma lista dos produtos
  2. Pesquise com antecedência
  3. Conheça as lojas participantes
  4. Antecipe seu cadastro nas lojas
  5. Compre de madrugada

Fonte: Black Friday 2015

Eu adiciono um pequeno adendo a essa lista: Use comparadores de preço.

Comparadores como o Zoom ou Buscapé oferecem um histórico do valor do produto que você está vendo e com isso você garante que está comprando o produto no menor preço ao invés de cair na famosa “Black Fraude”.

Gráfico de Histórico de Preços

Cupons de Desconto são seus amigos

Junto com a mania da Black Friday, o Brasil também aderiu a mania dos cupons de desconto, ou links cuponados. No primeiro caso você recebe um código para usar ao final da compra e no segundo basta acessar o site a partir do link de referência de algum site parceiro daquela loja.

Cupons são uma forma incrível de economizar, não só durante a Black Friday, mas também no resto do ano e o mais legal é que é só fazer uma busca no Google para encontrar cupons e links para qualquer loja. Aqui você tem uma lista de lojas com cupons para a Black Friday separadas por categoria.

Um último segredo para economizar

Várias ofertas duram só alguns minutos, não dando tempo para você comparar os preços, nessas horas o negócio boletar, ou seja, fazer a compra e emitir um boleto para pagar depois.

Boletos tem um custo muito menor para as lojas do que cartões de crédito, com isso as lojas costumam oferecer descontos ainda maiores quando você usa eles.

Outra vantagem é o tempo que você ganha para decidir se o preço oferecido é realmente bom ou não. Ao gerar um boleto você tem ao menos até o próximo dia útil para efetuar o pagamento e com isso pesquisar se a oferta é mesmo um achado.

Mas preste atenção, algumas lojas podem não garantir o estoque ou prazo de entrega para compras com boleto, confira sempre as condições dela antes de efetivar sua compra.

Bom final de ano, ótimas festas e aproveita as promoções e, se tiver algum outro truque para economizar muito na Black Friday, manda pra gente!



Pedro Villalobos - 03/11/15


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *