Como estudar

como-estudar

Hoje, o LifeHack publicou um interessante artigo sobre como estudar. Algumas dicas interessantes para melhorar o desempenho com os estudos e memorizar/aprender o que você precisa.

Segundo o artigo, nosso cérebro se lembra das coisas através da repetição, associação, lembranças visuais e todos os cinco sentidos. Com isso, em mente, é possível fazer algumas coisas para ajudá-lo, como:

Cartões de resposta
Nosso cérebro assimila conhecimento mais facilmente através da repetição. Quanto mais você ouvir, ver ou repetir algo, mais fácil vai ser lembrar-se dele depois.
Com os cartões de resposta é possí­vel memorizar diversas coisas rapidamente, além do diferencial de sua portabilidade, ou seja, você pode praticar em qualquer lugar.

Crie o ambiente certo
Normalmente, o lugar em que você estuda é tão importante como a forma que você estuda. Procure um lugar tranqüilo. Muitas pessoas não conseguem estudar em silêncio, mas também não é uma boa opção ficar em um lugar no qual você tem muitas distrações.
Escolha um lugar fixo para estudar, assim, sempre que você for até ele, estará criando uma rotina produtiva de estudos. Você se torna mais produtivo neste lugar, porque você o assimila com estudos.

Use acrósticos para se lembrar
Você já deve ter ouvido falar em acrósticos. São aquelas pequenas frases em que a primeira letra de cada palavra nos lembram algo relativo à matéria. É simplesmente abreviação, mas como transformamos em frases fica mais fácil trazer à memória. Além de que, em geral, são frases bastante engraçadas ou sem o menor sentido.

Ouça música
Pesquisar tem mostrado que certos tipos de música nos ajudam a lembrar de informações. Se você estuda ouvindo determinada música, ao pensar nela mentalmente você se lembra do que estava estudando.

Re-escreva suas anotações
Isto pode ser feito à mão ou no computador. Mas lembre-se que escrevendo à mão você gera mais atividade cerebral do que escrevendo no computador.
Simplesmente estudar as anotações pode ser desinteressante e gerar distrações. A melhor forma de estudar é ativamente, ou seja, se for estudar anotações, escreva-as novamente ao invés de simplesmente ler.

Utilize suas emoções
Emoções e sentimentos são partes importantes de nossa memória. Pense nisso. A ultima vez que você foi à uma festa, de quais pessoas você se lembra? A garota que te fez rir, o homem que machucou seus sentimentos e a criança que saiu gritando pelo salão são os que você se lembrará com mais facilidade. São os que têm um impacto emocional.
Felizmente, você pode usar o poder das suas emoções em seus próprios estudos. Aprimore sua memória usando seus cinco sentidos. Não memorize simplesmente. Não ouça ou veja as coisas em sua mente. Crie uma imagem visual exata do que você quer aprender.
Por exemplo, se você esta tentando aprender os componentes da célula humana, comecei imaginando a célula. Imagine como cada parte deve se parecer. Separe-a mentalmente pedaço a pedaço e depois una tudo novamente. Essa brincadeira emocional e visual ajuda a memorizar a matéria com mais facilidade e com mais chances de se lembrar depois.

Faça associações
Uma das melhores formas de se aprender novas coisas é relacioná-las a algo que você já sabe. Isso é conhecido como associação e é a cola mental que move seu cérebro.
O que vem à sua mente quando você pensa em “calor”€?? Sol, praia, café, fogo. Isso é associação. Crie listas de mapeamento cerebral, em que cada item de sua matéria leva a outro.

A maioria dos métodos citados é bastante eficiente. No entanto, eu não consigo estudar ouvindo música e re-escrever minhas anotações simplesmente não funciona para mim. Talvez porque eu seja uma pessoa digital demais.

E você, o que usa para melhorar seus estudos? Fale sobre o assunto nos comentários.

How to Study [LifeHack]



Pedro Villalobos - 14/05/07


28 Comentários

  1. Xuxu disse:

    Olá presiso de ajuda para estudaR ME RESPONDA POR FAVOR o que eu faço para passar deano sabendo?

  2. Eu Procuro um canto sossegado para estudar, Verifico se todo o material de que preciso está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. E tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde eu gosto de ficar. Mas tem também de ser um local em que eu possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que eu queri me consentrar.
    Organizando uma seqüencia de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades.:D

  3. Eu procuro um canto sossegado para estudar, Verifico se todo o material de que preciso está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, borracha, compasso e coisas assim. E tem de ser um lugar gostoso, agradável, onde eu gosto de ficar. Mas tem também de ser um local em que eu possa isolar-se do mundo, fechando-se de tudo e de todos e estando aberto somente para aquilo em que eu queri me consentrar.
    Organizando uma seqüencia de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, o que fazer em seguida e assim por diante, de acordo com as necessidades.

  4. NANDA disse:

    EU ESTUDO ASSIM:
    FAÇO UM RESUMO DA MATERIA NO COMPUTADOR IMPRIMO E LEVO PRA ESCOLA , QUANDO O PROFESSOR ESTÁ PREPARANDO PARA APLICAR A PROVA EU LEIO O RESUMO E GUARDO NA MOCHILA.
    PRA MIM DÁ CERTO SEMPRE TIRO ÓTIMAS NOTAS.
    OBS: NUNCA COLE NA PROVA, ISSO NÃO DÁ CERTO!

  5. R. Resende disse:

    ooopa, tudo bão galera? é o seguinte, curti muito os topicos de como estudar, eu creio que o método da aline dev dar certo sim, pq onde vc for vc vai estar relembrando a matéria que você está estudando, e tameem uma boa é, você gravar vc dando um stilo de aula e depoois ouvir, deve dar certo tameem, pq audiçao…..rsrsrs” abraços aê..fika com Deus!’

  6. jojo disse:

    to agora nos isames.
    dias e noites a estudar e bue
    secante.vou ver se sigoai umas boas
    dicos!!!!!!!

    BEIJO DA JOJO

  7. Carla, espero que tenha sucesso :) Estudar é fundamental para a nossa evolução, independente de como o faça.

  8. Carla disse:

    eu tenho sempre dificuldades para estudar, subretudo se é materia que nao me interessa muito ou quando tenho de memorizar, por isso vou exprimentar o que isto diz para ver se da resultado depois venho ca dizer se da ou nao.
    Xau até breve.

  9. esdras disse:

    Gostei das dicas e de como foram escritas tb. Parabéns e vlw pela iniciativa.

  10. Luciana N B disse:

    Gostei da dicas. Nunca e demais melhorar nosso metodo de estudo. Eu por exemplo faco faculdade de medicina, sao horas e horas em cima dos livros, e no metodo que eu uso gasto mais tempo ainda.
    temos que nos adaptar de uma forma que hj vemos 5 ou 6 capitos, e no otro dia ja tem exame.

  11. Monografias Global Online disse:

    Monografias Global Online é uma Empresa de Monografias desenvolvida para elaborar pesquisas de acordo com a solicitação de cada cliente.
    (21)81336570

  12. cacau disse:

    SE EU OUVIR MUSICA, SO ME CONCENTRO NA MUSICA. PRECISO DE SILENCIO ABSOLUTO. entao fico com tampao de ouvido. assim, ouço a minha voz mental.

  13. Anelyse disse:

    Bom gente é isso mesmo, sabe, gosto muito de resumir, acho que isso sempre me ajudou, não estudo apenas lendo isso não adiante bulufas, parece uqe leio por ler. Algumas pessoas se dão bem em estudar em grupo que não é o meu caso mas, vale a opena tentar…
    abraços a todos e bons estudos… ah! e boa sorte nas provinhas hehehe

  14. Aline, sempre vale a pena tentar coisas novas :) Boa sorte

  15. Aline disse:

    Ah!
    Ja ia me esquecendo o meu metodo de estudo é:
    1:pesquisa na net oque vai cair na prova..
    2:Le tudo oq vc encontrou…
    3:pega o texto mais importante q vc acho…
    4:Cola td no microsoft word..
    5:Faz um belo de um resumo.
    6:Para vc lembra de td para quando for cair na prova é simples!!Imprime seu resumo e tira uns 10 xerox..
    6:Cola em todo o lugar no banheiro,na cozinha,no espelho do quarto e etc

    E é só!!
    Eu nunca tentei pq eu tenho um pouco de preguiça…
    Mais eu acho q funciona!!
    beijos e tchau!!!

  16. Aline disse:

    Eu to na sexta série..
    e eu não consigo estudar de geito nenhum!
    mais eu acho q vou tentar as formas acima..rs…
    Obrigado pelas dicas…eu acho q assim melhoro as minhas notas…
    Beijão e um super abraço!!!

  17. Wesley Macanhan disse:

    Mesmo assim,
    o Lucas deu uma boa dica!
    Além de todas essas dicas acima,
    a do Lucas funciona também!
    cada um é um, não tente copiar! :D abracao.

  18. Aldrian disse:

    sód e lê esse método do Lucas já me desanimou!

  19. lucas disse:

    o método que eu uso e tipo escrevo bastant e funciona o meu método é assim:

    Método de Estudo

    a) Primeiramente faça uma leitura obedecendo aos sinais de pontuação;prestando o máximo de atenção.
    b) Faça uma releitura sublinhando os pontos mais importantes, e consultando ao dicionário as palavras desconhecidas;
    c) Faça um resumo com frases curtas e objetivas;
    d) Refaça a leitura do assunto, com atenção;
    e) Faça novamente um resumo;
    f) Terminada essa faze passe a resoluções do conteúdo que foi estudado;caso não consiga resolver volte e faça uma revisão.

    comigo funciona que uma blz;
    te +++++++++

  20. Porque não deixa elas como dica aqui então? :)

  21. Damila disse:

    eu ñ gostei muito tem outras forma de estudar mais legal

  22. jhonatan disse:

    pois eu qria apenas o curso e sem aquele monte de brinde. pq no final sai muito caro pra pagar se vc prestar atencao é o preço de uma prestacao de uma moto ou mesmo de um apartamento pela caixa economica federal

  23. Vamos ensinar então? já que nossa cultura não foi formada na escola, vamos ensinar o que o nosso auto-aprendizado nos deu! eheuueheu
    tamô é fudido!

  24. Pois é Aluisio, tou na mesma eeheheh

  25. Era pra tu ter postado sobre isso a 5 anos atrás no minimo, agora já estou na faculdade e nem penso em apreender a estudar. heiuaheaeu
    abraço

  26. Camila disse:

    ó!bacana!gostei desse
    tô precisando de muitas dicas assim pra continuar nesse inferninho de cursinho

    eu uso muito a parada da associação!e tb leio,repito,repito,repito e ainda escrevo depois até cansar!acho que até funciona :)
    só falta achar um ambiente bom pra estudar.aqui em casa tá dificil :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *