Como tirar o cheiro de Alho das mãos

Como tirar o cheiro de Alho das mãos

Alho é um dos ingredientes mais usados na culinária brasileira, para não dizer mundial. Falo isso porque sigo uma dezena de canais culinários no youtube de todos os cantos do mundo.

Ainda assim, é um dos ingredientes que mais impregnam as mãos com seu cheiro. Cheirinho de alho e cebola na panela é divino, mas alho nas mãos é um negócio fedido que pode levar dias, e muitos banhos, até sair completamente. Às vezes o sabonete mais cheiroso não é capaz de esconder que você andou fazendo arte pela cozinha.

O que fazer para remover o cheiro de alho das mãos?

Receitas não faltam. Mas eu uso algumas que funcionam comigo e me foram passadas por família. Algumas servem para remover outros cheirinhos também.

 

Aço Inox

O aço inox é capaz de neutralizar o cheiro de alho das mãos. É o mais simples truque na cozinha e meu preferido. Há quem diga que funciona também para cebola, mas como amo cebola, não noto o cheiro e não posso dizer. De qualquer forma, para alho funciona!

Onde você vai achar aço para lavar as mãos? Use uma faca de inox ou uma colher. Claro, tenha certeza que é de inox, muitos utensílios são na verdade de alumínio, não funciona.

O truque está em lavar as mãos em água fria (normal, não gelada), corrente e, embaixo d’água mesmo, passar a lâmina da faca ou a colher entre os dedos e na palma da mão. Não é para decepar as mãos! Passe a lâmina deitada e com o fio de corte para o lado oposto ao seu movimento, por favor.

Se usar a faca não lhe parece muito seguro e você não tem colheres em inox, pode investir em um sabonete de inox. Sim, existem sabonetes de inox especificamente para esta finalidade. Muitas lojas oferecem, o nome é esse mesmo e os formatos são variados, você pode buscar. Os preços variam muito, há grandes marcas cobrando horrores e outras decentes. A diferença entre eles eu desconheço.

sabonete de inox

 

Sal

Eu já usei essa dica para tirar cheiro de peixe das mãos e funcionou muito bem. Dizem que funciona para alho e cebola também, mas como sempre uso o inox não sei dizer.

O truque é pegar um punhadinho de sal fino e esfregar nas mãos e entre os dedos. Depois é só enxaguar.

 

Vinagre Branco

Vinagre é um ótimo removedor de manchas e odores. Para as mãos, coloque um pouco de água fria numa tigela e vinagre branco. A água aqui é para volume só, então é mais vinagre que água. Coloque as mãos no vinagre e esfregue bem, depois é só enxaguar.

 

Há quem corte cebola e alho usando luvas descartáveis também. Eu não uso. Provavelmente me cortaria se usasse por perder o contato direto e o atrito das mãos, mas nada impede que você tente.

Essas não são todas as receitas, são somente as que eu sei que funcionam e já usei, ainda uso. Se você tem uma receita assim também, pode nos deixar aqui embaixo nos comentários.

Espero que lhes seja útil wink



Sophia Coelho - 30/09/14


1 Comentários

  1. renato alves do valle disse:

    Tem um jeito bem mais simples.. É só deixar a água escorrer sobre as mãos, sem esfregar. O cheiro sai na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *