Crianças na internet

crinacanet.jpgÉ cada vez mais comum ver crianças bem novas navegando na internet, o que é otimo! Assim elas têm acesso à informações e abrem suas cabeças para o mundo muito mais cedo. Vale à pena lembrar algumas dicas para que essas figurinhas tenham um acesso seguro e que você fique tranquilo com a situação:

  1. Gaste tempo com seu filho(a) na internet
    Navegar na internet com seus filhos é bom começo para mostrar conteúdos legais e educativos, dessa forma pode mostrar para eles o que a rede tem de bom para oferecer. Uma boa dica é começar pelo o site dos canais de tv infantis e desenhos favoritos dele, além de site de jogos educativos.
  2. Estabeleça Limites
    Navegar é ótimo, mas é preciso ter limites. Faça um acordo com os pequenos quanto ao tempo de uso da internet. Lembre-se que é sempre bom dividir as atividades, ficar muitas horas na frente de um PC não é saudavel e não substitui um domingo empinando pipa e jogando bola no parque.
  3. Atenção aos Chats
    Conversar na internet pode ser um ótimo lugar para seus filhos fazerem amigos e compartilharem interesses, no entanto tudo deve ser muito bem supervisionado. Pergunte para garotada com quem andam conversando e sobre o que. Intervenha sempre que julgar necessário e explique que há certas coisas que não conversamos na internet.

É uma tarefa complexa e pode ser longa, mas nada o impede de buscar ajuda. Hoje em dia existem softwares que ajudam a controlar por onde seus filhos navegam.

Para os sortudos usuarios do Firefox existe o Glubble, uma extensão 100% gratuita e fácil de usar.

Ainda existe o Naomi que faz o mesmo serviço e é na realidade um software gratuito que você instala no seu computador para poder monitorar e limitar aquilo que é permitido.

Lembre-se, no final das contas é tudo uma questão de quanta atenção você dá ao seu filho.

Participe da discussão

12 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eu acho super legal uma criança conversar com outras crianças claro que tem os seus riscos mas é bom ate para a criança conhecer como é o mundo aqui fora

  2. oi; foi muito legal fazer este site para criança gostei muito estava precisando de um site assim que as crianças dé sua opinião

  3. Longe por um tempo, tem pai que deixa o filho de seis sete anos sozinho na internet, como se os jogos virtuais e bate bapo fossem babas eletrônicas.

  4. Que bom que serviu, Raquel 🙂

    Guilherme, acho que manter as crianças longe é só tapar o sol com a peneira. Vai aumentar a curiosidade e o risco de acontecer alguma coisa :/

  5. Intern com criança é realmente um problema, creio que seja preferível mantê-los longe por um tempo, nunca se sabe o que se pode encontrar.