Os Controles Sociais

pessoas-papelApós uma demora, finalmente estou escrevendo o artigo sobre os controles sócias abordados em A Luta pela Sobrevivência. Os controles sociais existem devido à natureza humana, se existe alguém que pode fazer o serviço por nós e ficamos sem perder nada com isso, não reclamaremos e nem faremos nada para evitar. É devido à essa Natureza Humana, que existem controles sociais na nossa sociedade econômica.

Vamos dividir os controles sociais em nossa sociedade econômica em três partes:

Tradição
Esse é muito comum mesmo nos dias atuais e é completamente construído na educação. É aquela velha historia: o avô é advogado, o pai também e o filho sofre grande pressão para se tornar um advogado e trabalhar na firma de advocacia da família.

Existem inúmeros outros casos, apesar de que hoje em dia vejo cada vez mais gente quebrando as tradições. É um controle que se for bem construído pode dar bons resultados.

Força
É um dos controles mais simples de ser explicado e funciona bem até um certo limite. Um exemplo clássico pode ser tirado das pirâmides do Egito: Você acha que todas aquelas pessoas queriam sair arrastando aquelas pedras pesadas e grandes pelo o deserto a fora para construir uma pirâmide? Claro que não! Aquilo tudo foi feito na base da força, mão de obra escrava que foi obrigada a fazer para seguir o desejo de alguns Faraós.

Esse controle pode ate trazer bons resultado no final das contas. No entanto, carrega uma serie de problemas: Quem vai ter o poder da decisão? Quem garante que aquelas decisões estão visando o melhor da sociedade? Porque eu e você não temos o poder e o “rei” tem?

A força como controle social ainda é muito expressiva hoje em dia , veja o caso da ditadura em Mianmar, e dos poderes paralelos dentro das favelas no Brasil.

Mercado
Aparenta ser umas das melhores formas de controle sócias que conseguimos desenvolver. A sua grande sacada é que se baseia no auto-interesse: O individuo tem a opção de fazer o que lhe interessa e deseja e como resposta a isso, lhe é garantido a propriedade privada. Aquilo que ele conseguir como fruto do seu trabalho é seu por direito, é o seu patrimônio.

Alem disso, ele tem o direito de ir vir na sociedade tendo uma liberdade que não existe no controle baseado na força. Logicamente que um controle desse tipo apresenta resultados melhores.

Utilidade

Agora que as formas de controle estão claras, procure usar o que julga mais adequado para controlar sua equipe ou mesmo a sua familia. Acredito que as melhores forma de controle são a de Mercado e Tradição. Criar uma tradição pode ser dificil e toma tempo, mais depois de enraizada uma equipe o faz sem maiores custos.

Incentivos financeiros seriam o típico controle de mercado e tem ótimos resultados quando aplicados, por exemplo, para tentar melhorar a nota do seu filho.

E você? Como usa os controles sociais?



Igor Barbosa - 08/10/07


4 Comentários

  1. Pingback: Qual profissão seguir?
  2. IVAN disse:

    Muito bom!
    A pouco tempo vi um documentário na National Geographic a respeito de que os trabalhadores das pirâmides do Egito não eram escravos como se pensava, mas trabalhadores livres e remunerados (a sua maneira). Mas isso não invalida o artigo, pois a força opressora ainda é usada em grande escala, até mesmo dentro das famílias.

  3. Marcelo disse:

    Olá Igor. Ficou muito bom os dois texto sobre “a velha luta” que temos que travar diariamente. Agora sei que você absorveu esta noções.
    Ficou no aguardo dos textos sobre mercado de ações que você comentou na sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *