Como limpar um MacBook Branco

Publicado em 22/07/2009 por Pedro Villalobos

Qualquer um que tenha um MacBook Branco, sabe como é fácil ele ficar sujo e com aparência de encardido. Pior que isso, é a dificuldade para limpar um produto tão caro.

Tentei várias formas de limpar meu MacBook, mas nenhuma funcionou direito – e uma inclusive queimou o teclado inteiro – até que em um comentário do Twitter, o Leonardo (ou @lien), disse que estava usando um produto chamado Limplex e que ele funcionava muito bem.

Fui à caça do tal Limplex e o resultado foi esse vídeo abaixo, em que eu limpo meu MacBook inteiro em 10 minutos.

Link para o Videolog

Realmente este produto é uma maravilha. Para compra online, só encontrei na Kalunga. Dizem que em lojas do centro de São Paulo é possível encontrá-lo também. A grande vantagem é seu preço, menos de R$10,00 por um pote que deve durar bastante.

Só queria lembrar novamente, que é essencial tirar a bateria do MacBook antes da limpeza, para evitar qualquer tipo de curto circuito.

Você conhece alguma boa forma de limpar um notebook branco? Deixe seu comentário!

Juntando pastas no Mac baseado em critérios

Publicado em 12/07/2009 por Pedro Villalobos

Atualmente, como sócio da Blue Box, uma de minhas funções e garantir o bom funcionamento de nossos servidores e com isso ter o melhor custo x benefício para os clientes. Graças a isso, tenho pentelhado bastante o Felipe para que diminuísse um pouco a resolução das imagens postadas no Pristina. Isto estava ficando de lado, até que o blog dele cresceu bastante devido ao destaque em alguns artigos.

A primeira parte da solução

Diminuir a resolução das imagens era tarefa fácil, bastava usar o OSX Image Resizer, que o próprio Felipe me indicou. O que eu não contava era com o fato deste programa aumentar o tamanho de algumas imagens que ele simplesmente não estava redimensionando. Apesar de o resultado final serem pastar menores no geral, era possível diminuir mais ainda se juntasse as duas pastas e só mantivesse os menores arquivos por lá.

Perfeito, segundo problema: como fazer para unir pastas no Mac com este critério?

O santo Google me ofereceu dois programas, um deles gratuito, o Folder Splitter. Apesar de ser muito bom, ele não me oferecia a opção de escolher para automaticamente usar o menor arquivo. Descartado!

Finalmente uma solução

A segunda opção infelizmente não é gratuita, mas faz tudo que o Folder Splitter faz e mais um pouco, o The Big Mean Folder Machine. Com este programa (que custa €14,95) eu pude unir todas as pastas necessárias – quase 3 mil arquivos – em pouquíssimo tempo.

Além de oferecer a opção de utilizar o menor arquivo, ele ainda oferece a opção de ordenar por data dos arquivos (super útil para backups e organização de fotos), nome de cantor, datas, ábuns e afins no caso de músicas. E muito mais.

Definitivamente este programa vai me ajudar muito a diminuir o espaço usado do meu HD e a organizar e limpar pastas de downloads e toda coisa do tipo.

E você, conhece alguma outra forma rápida de organizar grandes bibliotecas de arquivos? Deixe seu comentário!

Deixando o Teclado do OSX Igual ao do Windows

Publicado em 27/11/2008 por Pedro Villalobos

Todo mundo que já usou um Mac sabe a pentelhagem que é para colocarmos um acento ou cedilha. Temos todas as teclas no teclado (acentos e afins) e elas simplesmente não funcionam da forma como estamos acostumado no Windows. Graça a isso, estava reclamando no Twitter sobre esta falha, quando o Spark me enviou um link muito util para resolver este problema, o teclado US International para o OSX.

O funcionamento e instalação são super simples e depois de instalado você pode usar as teclas de uma forma bem mais inteligente que uma combinação de ALT+E para um acento.

Para facilitar mais ainda sua vida, o Rafael do MacMagazine publicou um video (link no final do artigo) ensinando como instalar este layout de teclado e configurar para que não fique mudando sozinho. A criação dele foi feita pelo Rainer Brockerhoff e é compatível com o Leopard e o Tiger.

Vale a instalação, principalmente se você for como eu e estiver se iniciando agora no mundo da maçã.

Teclado US International [MacMagazine]


Mac Pilot

Publicado em 21/07/2007 por Felipe Tofani

mac pilot trial

Sempre leio o MacUpdate e as vezes eu acho algum software que é realmente útil. Um deles foi o Mac Pilot.

Apesar de eu já usar alguns softwares para “personalizar” o OS/X, nunca tinha visto um software com tantas possibilidades. Quando comparado com o Onyx e do Cocktail, ele ganha fácil.

Ele altera o history do Safari, otimiza o uso de rede, customiza o compartilhamento de arquivos e muito mais. Além de alterar algumas outras coisas que eu nm sabia que existiam.

[download mac pilot]

iPhoneDrive

Publicado em 11/07/2007 por Felipe Tofani

Acabaram de lançar um aplicativo que disponibiliza o uso do iPhone como disco. Ou seja, você pode usar o iPhone como HD externo. Claro que vai ser um HD de no máximo 8 gigas mas é melhor do que nada.

O iPhoneDrive custa $9.95 lá fora e, pelo que disseram, é bem simples de usar.

via crunchgear

Próxima Página →